Perigo ligado à enxaqueca.
18 de JANEIRO de 2013 - Mulheres que sofrem de enxaqueca com aura — distorção colorida na visão durante crises agudas de dor — têm o dobro de risco de sofrerem enfarte e acidente vascular cerebral (AVC) do que as demais pacientes, que não sofrem com as perturbações visuais. A constatação é de uma pesquisa feita durante 15 anos nos Estados Unidos.
O levantamento, conduzido pela equipe de um hospital especializado em saúde da mulher, analisou quase 28 mil pacientes com idades acima dos 45 anos. No período, 1.435 delas apresentaram quadros de enxaqueca com os distúrbios na visão. Destas, 1.030 tiveram ataques cardíacos, derrames ou mortes por causas vasculares.
PIOR QUE OBESIDADE
Os resultados foram tão altos que a enxaqueca com aura se tornou o segundo maior fator de risco para a incidência de ataques cardíacos e derrame, ficando atrás apenas da hipertensão. O problema está à frente de fatores mais conhecidos, como o diabetes tipo 2, a obesidade e o tabagismo.
Os especialistas explicaram também que ainda não está claro se a enxaqueca com aura é a única responsável pelo aumento no risco das doenças cardiovasculares. Para eles, pode existir um fator comum entra esta variação da doença e o enfarte e o derrame.
Para reduzir os riscos cardiovasculares, os pesquisadores recomendam que as portadoras da enxaqueca com aura não se descuidem em manter uma vida saudável, mantendo dieta equilibrada e a pressão arterial estável, largando o tabagismo e, caso seja diabética, cuidando da doença corretamente.
Já para aliviar crises, os especialistas aconselham que a pessoa não deite completamente, mas se recoste e ponha bolsa de gelo na cabeça.
Apesar de o estudo não ter sido feito com homens, os pesquisadores alertaram que a probabilidade de os resultados serem os mesmos é “bastante grande”.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário