Biossensor usa técnica natural para detectar cocaína.
20 de Fevereiro de 2013 - Os seres vivos estão repletos de sensores naturais altamente eficientes.Sua mão é um excelente sensor de calor, por exemplo – toque em algo e você imediatamente poderá dizer se está quente ou frio, ou com uma temperatura similar à do seu corpo.
Mas nossos sensores mais versáteis estão no paladar e no olfato.
Há anos os cientistas vêm tentando reproduzir essa capacidade natural de detectar moléculas, construindo os chamados biossensores, capazes de detectar indicadores de drogas – e também de doenças.
O estudo do mecanismo que as células usam para detectar moléculas ao seu redor permitiu que eles reprojetassem um biossensor já desenvolvido para detectar cocaína, mas que não atingiu toda a precisão desejada.
O resultado é que o novo sensor de cocaína inspirado na natureza não apenas ficou muito mais preciso, mas tornou-se capaz de detectar uma série de moléculas inibidoras.
Além da aplicação bastante óbvia de detectar a droga – compondo os chamados narizes eletrônicos – os pesquisadores agora pretendem adaptar sua tecnologia para uso em outras áreas, sobretudo no diagnóstico e administração de medicamentos para o câncer.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário