Abandono. Ex-integrantes cobram revitalização da banda de música de Umarizal "Meu sonho é que a banda volte", diz músico.


1º de FEVEREIRO de 2014 - Resgatar a banda de música Professor Dias. Essa foi a sugestão de um ex-integrante do grupo, postada através de sua página na rede social Facebook. Rômulo Augusto que hoje reside em Mossoró questionou porque a banda acabou e onde foram parar os instrumentos e materiais que a orquestra dispunha. “O resgate da banda de música seria uma ótima ideia para resgatar a nossa cultura. Alô Secretaria de Cultura” postou.

De acordo com informações passadas por outro ex-integrante, Roberto Cabrine a banda parou de funcionar em junho de 2012. Ele conta que os motivos foram vários. Desde a falta de um espaço adequado pra os ensaios, apoio do poder público municipal e a falta de manutenção dos instrumentos que desde quando foi fundada, nunca foram trocados.

“Estávamos sem materiais, sem ambiente pra ensaiar, estantes, baquetas, uniformes, faltou também valorização dos políticos de Umarizal”, disse Cabrine através de postagem no Facebook.

Roberto conta que a banda possuía cerca de 35 instrumentos que foram se degradando com o tempo e falta de uso. O jovem que tocava trombone conta que ainda nos últimos ensaios trabalhava com o instrumento quebrado “Tivemos pouco apoio das gestões”
De todos os instrumentos que a fanfarra possuía, Cabrine destaca que hoje de intactos restam apenas uns 2 ou três instrumentos. 

“Acredito que eles estejam guardados no SCFV, antigo Peti, onde hoje funciona o Serviço”.

O ex-trombonista lamenta o fim da banda que fez história em Umarizal. Ele lembra que o próprio nome do grupo faz referência ao primeiro maestro, o professor Dias. Hoje da banda, segundo ele, só restou saudade. 
“Sinto falta do meu instrumento e principalmente os amigos músicos”

Apesar de querer que a banda se reestruture e volte a ser o que era Cabrine destaca que seria preciso um investimento alto para reativar o grupo. “Pra gente retornar, gastaria uns R$ 150 mil reais só em instrumentos”. Diz.


Apelo a atual gestão.


Sem perspectiva de retorno, os antigos integrantes da banda pedem que atual administração de Umarizal olhe para a Banda de Música Professor Dias e a revitalize. 
“O resgate da banda de música seria uma ótima ideia para resgatar a nossa cultura. Alô Secretaria de Cultura” publicou um ex-integrante.


O Blog Umarizal em Fotos – O Retrato da Noticia procurou o prefeito municipal para saber se há projetos relacionados a reestruturação da banda municipal. Mano disse que no ano passado encaminhou um projeto solicitando da Fundação José Augusto os instrumentos para começar a reativar a banda. O chefe do executivo conta que contou com a ajuda do último maestro que comandou a banda para escrever os instrumentos necessários, porém nunca houve resposta por parte do estado.

Apesar disso, o prefeito disse que é projeto seu e da Secretaria de Cultura o resgate da banda de música. “É um sonho meu também ver essa banda novamente na ativa representando nosso município não só aqui em Umarizal, mas fora também”. Mano disse que espera até final do primeiro semestre conseguir dá início ao restabelecimento da banda.

“Que a atual Secretária da Cultura seja bem mais motivada em relação a cultura de Umarizal. Que busque com urgência uma solução da banda, pois eu desde pequeno que eu toco, e foi ali que eu cresci e aprendi juntamente com meus colegas músico. Era minha segunda casa a banda. Meu sonho é que a banda volte, e levar o nome de Umarizal no mundo a fora em apresentação. Acima de tudo que valorizando os artistas da terra”, concluiu Cabrine.


Por Léo Silva - Editor - Uzl em Fotos - O Retrato da Notícia



Retirado do Umarizal em Fotos

Nenhum comentário:

Postar um comentário