Sem chuva, o coordenador do DNOCS teme o colapso de água em Caicó até abril.


5 de FEVEREIRO de 2014 - O coordenador do DNOCS no Rio Grande do Norte, José Eduardo Alves, está realizando uma série de visitas a comunidades rurais do município de Caicó, para verificar as obras do programa “Água Para Todos”, vinculado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ele destacou, dentre outras ações, a implantação de 21 poços com cata-ventos e outros seis que usam bombas para obter a água no subsolo. “Um das principais ações consiste nos sistemas simplificados, baseado na perfuração de poços, tratamento e distribuição através de miniadutoras”, disse José Eduardo.

Para o coordenador, o possível prolongamento da seca até o final de abril poderá piorar a situação do abastecimento em municípios como Caicó, que “vão entrar em colapso”. “Para evitar essa situação temos que nos planejar antes. No Seridó, por exemplo, conseguimos 54 sistemas simplificados, dos quais dezenove em Caicó”, continuou ele.

Itans

Em relação ao Itans, José Eduardo destacou que não compensa o fechamento completo das comportas para os onze lotes beneficiados, já que a evaporação é responsável pela perda muito maior. “Mesmo assim estamos racionando o que liberado de água para perímetro irrigado e a piscicultura. Nesse segundo caso, estamos reativando dois poços para atender a sua demanda”.


Retirado do Blog do Robson Pires.


O IDEIAS & FATOS Diz: Definitivamente não entendo os governos, de um lado a falta de água ameaçando a vida, já se falando até em um colapso, do outro a preocupação com organizações carnavalescas, vá entender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário