Diretor da Globo confessa que emissora manipulou para eleger Collor.


20 de ABRIL de 2014 - Todos já sabiam sobre a manipulação de imagens por parte do jornalismo da Rede Globo, no Jornal Nacional, um dia depois do debate blackjack online, em 14 de dezembro de 1989, entre os candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello. Agora, 22 anos após o ocorrido, o homem que formatou o “Padrão Globo de Qualidade” simula uma “revelação bombástica” para lançar sua nova obra, “O Livro do Boni”: a Globo manipulou o debate.

Em entrevista ao jornalista Geneton Moraes Neto, transmitida pela Globo News, José Bonifácio Sobrinho, o Boni, dá detalhes da noite do debate, cuja repercussão foi considerada fundamental para a vitória no segundo turno de Collor de Mello, uma vez que antes do acontecimento os dois políticos estavam em situação de empate técnico. Boni admitiu que a emissora assumiu o lado de Fernando Collor de Mello. Segundo ele, após ser procurado pela assessoria do ex-presidente, o superintendente executivo da Globo, Miguel Pires Gonçalves, pediu que ele palpitasse no evento.

“Nós conseguimos tirar a gravata do Collor, botar um pouco de suor com uma ‘glicerinazinha’ e colocamos as pastas todas que estavam ali com supostas denúncias contra o Lula – mas as pastas estavam inteiramente vazias ou com papéis em branco”, disse Boni. “Todo aquele debate foi [produzido] – não o conteúdo, o conteúdo era do Collor mesmo -, mas a parte formal nós é que fizemos”, disse o diretor.


Retirado do Blog do Robson Pires.


Do Blog IDEIAS & FATOS: Já é sabido que os meios de comunicação tem o poder de endeusar ou não um nome, isso é claro, de acordo com seus interesses. Na política por exemplo acontece desse jeito, é só querer, estalam os dedinhos mágicos dos meios de comunicação de massa e pronto, ta feito a tramoia, e bem feita, é uma mágica que ninguém consegue desfazer. Não é preciso ser Expert no assunto, basta usar a lógica para entender que a maioria das empresas de comunicação exercem o poder da manipulação. Ressalto ainda que são poucos que trabalham honestamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário