Areia Branca terá primeiro Centro de Ensino Marítimo com oferta de 28 cursos de qualificação profissional.


Ronaldo, Lauro e Richarlis afirmam que está tudo pronto para o Cenmar funcionar


28 de JUNHO de 2014 - AREIA BRANCA – A partir de julho será instalado oficialmente em Areia Branca o Centro de Ensino Marítimo (Cenmar) com oferta de cursos de qualificação profissional na área offshore. As aulas serão ministradas no Educandário Nossa Senhora dos Navegantes (ENSN), mas haverá um escritório em local a ser anunciado nos próximos dias, onde funcionará a parte administrativa e serão feitas as inscrições.
O Cenmar tem à frente os empreendedores Ricaharlis Souza do Vale, Lauro Luiz do Vale e Ronaldo Souza do Vale, que para consolidar o Centro cumpriram todos os trâmites burocráticos e atenderam às exigências e normas que regem os cursos que serão ministrados, em nível local.
“Além de estarmos totalmente documentados, nossos cursos terão acompanhamento do Conselho Municipal de Educação e da Agência da Capitania dos Portos local, além dos sindicatos da área”, acrescenta o advogado Lauro Vale.
Os dirigentes do Cenmar afirmam que resolveram investir na instalação do Centro em Areia Branca, diante da dificuldade dos filhos da terra e das cidades vizinhas, de terem que se deslocar para outros estados em busca de qualificação profissional para poder ingressar no mercado de trabalho.

Setor eólico estimula implantação do projeto

Uma outra motivação para a investidura do projeto idealizado pela Cenmar foi a instalação de parques eólicos no município de Areia Branca, gerando perspectivas de muitos empregos para a mão de obra qualificada.
“Infelizmente, muitos areia-branquenses perdem espaço no mercado de trabalho por não terem qualificação. Tanto na área marítima, como na petrolífera, salineira e agora na eólica, estamos acostumados a ver os melhores empregos serem ocupados por pessoas de fora. O Cenmar veio para mudar essa realidade”, afirma Lauro Vale.
Outro diferencial do Centro é o corpo docente formado por profissionais qualificados para atender a demanda de cada disciplina contida na grade curricular dos cursos ofertados. São profissionais cadastrados na Diretoria de Portos e Costas (DPC) com experiência na área por terem participado de vários cursos ministrados pela Agência da Capitania dos Portos em Areia Branca.
“Estamos com uma equipe técnica capacitada para acompanhar todo o processo de ensino/aprendizagem, como assistente social, psicóloga, pedagoga, psicopedagoga e advogado, entre outros respeitados profissionais”, reforça Lauro Vale.

O Cenmar oferecerá cursos na área offshore nas seguintes categorias:

- Curso de Formação de Marinheiro de Convés, Curso de Formação de Marinheiro de Máquinas, Cozinheiro, Taifeiro e Padeiro.

- Cursos normativos: Curso Básico de Aperfeiçoamento de Segurança em Instalações e Serviços com Eletricidade (SIE), Curso Básico Para Trabalho e Espaços Confinados (CTEC16), Curso Para Trabalho em Espaço Confinado e Resgate em Altura (CSEC40), Curso Básico Para Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Curso de Integração (CINT), Curso Básico de Trabalho em Altura (CBTA), Cursos de Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis (CSIC-B).

- Cursos livres: Curso de Homem na Área (CHA), Curso Básico de Combate a Incêndio (CBCI), Curso Especial de Ancoragem de Unidade Flutuante – Offshore (CEAUF), Curso Básico de Legislação Marítima (LEGMAR), Curso de Legislação Marítima Para Profissionais de RH (LMRH), Curso de Controle de Avarias Offshore (CAVO), Curso Básico de Plataformista Offshore (CBPO), Curso Básico de Inglês Técnico Marítimo (CBITM), Curso Básico de Espanhol Técnico Marítimo (CBETM), Curso Básico de Inglês Técnico Offshore (CBITO), Curso Básico de Torrista Offshore (CBTO), Curso Básico de Arqueação (CBARQ), Curso Básico de Ecobatimetro (CBE), Curso Básico de Navegação com Carta Naútica (CBNCN).


Retirado do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário