Estudantes mossoroenses se destacam em Olimpíada Nacional em História do Brasil.


IFRN acumula resultados positivos nos últimos anos


20 de AGOSTO de 2014 - Estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) - campus Mossoró - e de escolas privadas locais conquistaram posição de destaque na 6ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A Olimpíada premiou, no último domingo, 17, as equipes de melhor desempenho durante toda a competição, realizada ao longo de cinco fases.
Entre quase 1,5 mil participantes, distribuídos em 305 equipes de todo o Brasil, o IFRN campus Mossoró foi premiado em todas as modalidades na categoria escola pública. Na instituição, duas equipes conquistaram medalhas de bronze, duas conquistaram medalhas de prata e uma equipe se destacou ao máximo, ganhando medalha de ouro.
Na categoria rede particular, duas escolas de Mossoró alcançaram resultados positivos: o Ceamo, cujos alunos do 2º ano do ensino médio alcançaram o terceiro lugar na disputa, e o Colégio Diocesano Santa Luzia, que alcançou o segundo lugar com uma de suas equipes e ainda foi contemplado com uma medalha de honra ao mérito.
Nos últimos anos, o Campus Mossoró do IFRN foi classificado como a instituição educacional com o maior número de medalhas na ONHB, em 2011, 2012 e 2013. "E neste ano não foi diferente. Saímos campeões mais uma vez, através de muito esforço, preparação e ousadia," diz o professor Gerardo Júnior, coordenador de uma das equipes vencedoras.
De acordo com Geraldo Júnior, a ONHB é um instrumento de aprendizagem. "A Olimpíada não está querendo somente testar o conhecimento do aluno, ela está realmente fazendo com que os alunos se apaixonem por História, estimulando-os a não decorar, mas aprender de forma lúdica", avalia.
Conforme o professor de história Rafael Magno, do Colégio Diocesano Santa Luzia, o resultado positivo é fruto do esforço de meses de preparação de alunos e professores. "Mossoró já é nacionalmente reconhecida na Olimpíada. A cidade é referência, e conquistou mais medalhas nessa edição do que todo o estado da Paraíba. Isso mostra que existe compromisso com a educação em nosso município", destacou o professor.
Para o diretor administrativo do Ceamo, Evônio Segundo, o desempenho apresentado pelos alunos na Olimpíada Nacional em História do Brasil é motivo de muito orgulho para toda a escola e todos os mossoroenses.
"Foi um trabalho árduo. Durante cinco meses, a preparação para a competição teve o apoio da coordenação da escola e com o compromisso dos alunos, que se esforçaram para mostrar o seu potencial e voltam de Campinas como referência", avalia.
Promovida pelo Departamento de História, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, com o apoio de órgãos como o Ministério da Educação e Cultura (MEC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a competição teve início em maio deste ano, com cerca de 40.000 participantes de todo o país.
A Olimpíada Nacional em História do Brasil começou em 2009, e tem sido um grande sucesso entre alunos e professores de todo o país, a iniciativa firmou-se no cenário educacional como uma proposta inovadora de estudo consistente de História.


Retirado do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário