14 de OUTUBRO de 2014 - O Brasil vai celebrar o Dia Mundial do Ovo em 14 de outubro com campanhas para promover o alimento no país.
O objetivo é aumentar o consumo per capita anual de 145 ovos neste ano para até 208 ovos per capita por ano nos próximos cinco anos.
Se atingirmos esta meta, o consumo per capita passaria para quatro ovos por semana, o que significa uma melhora substancial na dieta do brasileiro – afirmou o diretor executivo do Instituto Ovos Brasil, José Roberto Bottura.
Com o tema “Ovo: nutrição e saúde com apenas 70 calorias”, a campanha de celebração do Dia Mundial do Ovo, promovida pelo Instituto Ovos Brasil e pela Novus em parceria com várias outras empresas da cadeia produtiva e a participação de profissionais voluntários, será realizada em 10 Estados brasileiros, como São Paulo, Espírito Santo, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Rio de Janeiro.
A data, comemorada sempre na segunda sexta-feira do mês de outubro, vai marcar neste ano uma série de ações para o consumidor final e também na cadeia produtiva, como degustação de omeletes em supermercados, eventos em escolas, distribuição de gibis e bonecos comemorativos, além de um Final de Semana Gastronômico nas principais capitais do país.
Estas ações ainda incluem participação em programas de televisão e divulgação de notícias sobre os benefícios do ovo nos principais jornais e revistas em todo o território nacional.
Alimento saudável
O ovo é o alimento mais completo para nutrição humana depois do leite materno. Rico em proteínas e com baixo valor calórico, este alimento deve fazer parte do cardápio das pessoas de todas as idades.
Ele já foi considerado pela Organização Mundial da Saúde – OMS – como um alimento de proteína padrão de consumo, por sua fácil digestão.
Além disso, é fonte de vitaminas do Complexo B (a mais importante, a B12), e possui vitaminas lipossolúveis e minerais que enriquecem qualquer refeição.
A maior discussão em torno do ovo é se a quantidade de colesterol presente na gema pode prejudicar a saúde.
Porém, pesquisas mostram que a quantidade ingerida de colesterol tem pouca relação com os níveis de colesterol sanguíneo, tendo outros fatores maior influência nessas taxas, como sedentarismo, obesidade, tabagismo, predisposição genética, entre outros.
A campanha de comemoração do Dia Mundial do Ovo é coordenada pelo Instituto Ovos Brasil e pela Novus, que abrem espaço para todos que quiserem participar das comemorações.(pecuaria.ruralbr.com.br)
Nenhum comentário:
Postar um comentário