Direção estima que presos levaram 13 anos para construir complexo de túneis.

“Caverna” foi cavada durante 13 anos


16 de DEZEMBRO de 2014 - Relatório divulgado ontem à imprensa pela direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, aponta que o complexo de túneis encontrado na semana passada embaixo do Pavilhão I, da unidade prisional, levou mais de 13 anos para ser construído e que pela "caverna", mais de 100 presos conseguiram fugir durante todo esse tempo.
De acordo com a direção da instituição prisional, o primeiro túnel construído pelos presos do Pavilhão I de Alcaçuz, é datado de 2001, três anos depois da inauguração da penitenciária. Desde então, uma gigantesca galeria se formou no subsolo da unidade.
A areia extraída do solo pelos presos, durante a escavação, era colocada em locais estratégicos, tipo telhado, esgotos, pátio, dentre outros, que contava com a ajuda da chuva para espalhar e não ser descoberto.
Aproximadamente 250 homens trabalharam nas escavações, distribuídos nas 36 celas do Pavilhão 1. Mesmo aqueles que não pretendiam fugir eram obrigados a escavar sob ameaça de morte. Para executar a operação, os presos utilizaram desde colheres de alumínio a pás dos ventiladores levados pelas famílias para amenizar o calor nas celas.


Retirado do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário