DIA 4 DE FEVEREIRO: DIA MUNDIAL DO CÂNCER.


04 de FEVEREIRO de 2015 - Neste dia 4 de fevereiro, o mundo volta as suas atenções para o Dia Mundial do Câncer. No Brasil, não poderia ser diferente, já que dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) servem como alerta máximo contra esta doença. Uma estimativa do Inca mostra que só em 2012 serão registrados cerca de 520 mil novos casos doença no Brasil.

Apesar dos avanços reconhecidos nas áreas de diagnóstico, pesquisa e tratamento na luta contra o câncer, este mal continua sendo a principal causa de morte no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 12,7 milhões de pessoas são diagnosticadas todo o ano com câncer e 7,6 milhões morrem vítimas da doença no mundo.

Em 2011, o Instituto realizou um estudo e destacou os tipos de câncer mais incidentes nas regiões brasileiras, como o de pele não-melanoma, próstata, mama e pulmão. Ainda segundo o estudo, as sete novas localizações de tumores são bexiga, ovário, tireoide (nas mulheres), Sistema Nervoso Central, corpo do útero, laringe (nos homens) e linfoma não Hodgkin – os dois últimos muito noticiados recentemente por terem acometido, respectivamente, o ex-presidente Lula, o ator Reynaldo Gianecchini e a presidente Dilma Rousseff.

Entre as mulheres, o câncer de mama é o que mais preocupa. De acordo com a estimativa do Inca, em 2012 pelo menos 52 mil brasileiras serão diagnosticadas com a enfermidade. Destas, 20 mil terão que retirar as mamas e apenas 10% das mulheres terá a chance de passar pela reconstrução da região no mesmo tempo cirúrgico, segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia.

Já entre os homens, o câncer de próstata é o tipo de câncer mais temido. No Brasil, o câncer de próstata só perde para o câncer de pele não-melanoma. De acordo com o Inca, é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais prevalece entre os homens, representando cerca de 10% do total de todos os cânceres.

Prevenção do Câncer de mama

Manter uma alimentação saudável, praticar exercícios físicos, deixar de lado os maus hábitos como o consumo de bebidas alcoólicas e o cigarro, fazer exame clínico das mamas e mamografia para mulheres acima dos 50 anos todos os anos são formas simples de prevenção e redução dos índices desta doença. Caso haja histórico familiar de câncer de mama, a primeira mamografia deve ser feita aos 30 anos.

Prevenção do câncer de próstata

Os homens devem começar a se preocupar em fazer exames preventivos a partir dos 45 anos da idade. O PSA (exame de sangue) deve ser feito anualmente para investigar se não existem anormalidades no órgão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário