Dia da Imprensa.


1º de JUNHO de 2015 - O Dia da Imprensa é comemorado no dia 1º de junho. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e pregam-se princípios e idéias.

O Dia da Imprensa se comemorava antes no dia 10 de setembro, por ser a data de da primeira circulação do jornal Gazeta do Rio de Janeiro, periódico da Corte. Até 1999 essa foi a data do Dia da Imprensa.

Origem do Dia da Imprensa

Em 1999 a comemoração do dia da Imprensa mudou de data. O Dia da Imprensa passou a ser comemorado no dia 1º de junho porque foi a data em que começou a circular o jornal Correio Braziliense, fundado por Hipólito José da Costa. Aconteceu no mesmo ano da Gazeta do Rio de Janeiro, mas o Correio Braziliense, jornal clandestino, começou a circular cerca de três meses antes.

Assim, em 1999 foi oficialmente reconhecido esse fato, e uma lei definiu a mudança do Dia da Imprensa para 1º de junho.


Do Blog IDEIAS & FATOS: Quando se fala em Imprensa, pensamos logo em jornais escritos não é verdade? Mas a realidade é que a palavra "Imprensa" é muito mais abrangente, e hoje principalmente; com o avanço tecnológico as formas de fazer chegar ao cidadão as informações, tornaram-se mais ágeis. Hoje temos Blogs, Jornais e Revistas "online", a internet é gigante Imprensa Globalizada. Mesmo com tanto avanço, muitos não trocam o cheirinho do papel impresso e da tinta dos Jornais por nenhuma outra forma ler. Seja de qual forma for, a imprensa tem o papel de informar, educar, libertar, instigar no leitor a formação de opiniões; todavia requer do profissional dessa área, conhecimento de causa, e principalmente responsabilidade. Sem mais delongas, os meus parabéns à todos e todas da Imprensa falada, escrita, televisionada etc.
Parabenizo o José Nilson que faz o Rádio Cidadão na FM Vida de Martins, levando aos ouvintes a sadia informação e dando o espaço para que todos os seguimentos participem.   
 

Liberte-se através da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário