Oficina de cordel divulga direitos das pessoas com deficiência em Natal.


Oficina de cordel acontece nesta sexta (6) 
em Natal
(Foto: Krystine Carneiro/G1)



05 de NOVEMBRO de 2015 - "Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”. Esse é o tema da oficina de cordel que acontece nesta sexta-feira (6), das 9h às 12h, na Escola de Governo do RN, em Natal. A iniciativa é da niciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, com o objetivo de divulgar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A Convenção foi incorporada à legislação brasileira em 2009, com equivalência de emenda constitucional.

A oficina combina palestra e apresentação em literatura de cordel sobre o tema. O evento também tem o objetivo de com metodologias lúdicas, arte, poesia e música, multiplicar formadores de opinião para o combate ao preconceito. Além de Natal, até o fim do ano, as oficinas percorrerão outras nove capitais: Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Teresina (PI).

Para o secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Antonio José Ferreira, as oficinas refletem o avanço que o país vive em relação à inclusão desse grupo. Destaque para a recente aprovação do Estatuto da Pessoa com Deficiência, responsável por colocar o Brasil entre os países com legislação mais avançada sobre o assunto. “Conseguimos ampliar significativamente o acesso das pessoas com deficiência à saúde, educação, ao mercado de trabalho e a linhas de crédito, entre muitos outros direitos, por meio de um conjunto de políticas públicas implantadas nos últimos anos. Com essas oficinas, queremos ampliar a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência e integrá-las mais à sociedade”, afirma.

Convenção

Com o objetivo de assegurar os direitos das pessoas com deficiência, o Governo do Brasil ratificou, por meio do Decreto Federal n° 6.949, de 25 de agosto de 2009, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo. Entre os princípios da Convenção estão o respeito pela dignidade inerente, a plena e efetiva participação e inclusão na sociedade, a igualdade de oportunidades e a acessibilidade. Em 2012, foi editada a Convenção no formato de literatura de cordel, poesia popular composta por rimas e estrofes, para leitura ou canto. Essa publicação traduz o conteúdo da Convenção de forma lúdica e serve como apoio para a apresentação das oficinas no projeto “Uma vida igual para todos no compasso do Cordel”.


Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário