Tornozeleiras para presos do RN serão apresentadas em workshop.


03 de FEVEREIRO de 2016 - G1/RN – Juízes, promotores e agentes de segurança do Rio Grande do Norte irão conhecer, na tarde desta quinta-feira (4), em Natal, o que são, para que servem e como funcionam as tornozeleiras eletrônicas que detentos do sistema prisional estadual passarão a usar.

O dispositivo, que possui tecnologia capaz de monitorar cada passo do preso, também é considerado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) uma forma eficaz de reduzir a população carcerária. A apresentação do equipamento será feita na Escola de Governo, durante um workshop marcado para as 15h.

A princípio, segundo o secretário Cristiano Feitosa, o monitoramento eletrônico é destinado a presos do regime semiaberto, que passam o dia fora das unidades prisionais, e também presos oriundos de audiências de custódia. “Mas, nada impede que presos do regime domiciliar também utilizem as tornozeleiras. Na verdade, a decisão é da Justiça”, ressaltou o titular da Sejuc.

Atualmente, ainda de acordo com a secretaria, o Rio Grande do Norte possui 970 detentos no regime semiaberto. “Fechamos contrato com a empresa fabricante para a aquisição de 500 tornozeleiras. Em uso, cada uma vai custar R$ 275 por mês ao Estado. É um valor bem menor que os R$ 2 mil que a secretaria paga, também todos os meses, para manter um único preso encarcerado”, ressaltou Janaína Xavier, chefe de gabinete da Sejuc.


Retirado do Blog do Robson Pires.

Nenhum comentário:

Postar um comentário