No 'top 10' do simulado do Enem, filho de agricultor tenta medicina.

Gabriel Pilar, um dos destaques no simulado do Enem, 
quer cursar medicina (Foto: Arquivo pessoal)


11 de MAIO de 2016 - Gabriel Pilar, de 19 anos, foi um dos destaques do primeiro simulado do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) que o Ministério da Educação (MEC) disponibilizou em dois fins de semana entre o fim de abril e começo de maio. O jovem atingiu uma das dez melhores notas dentre os alunos que fizeram a prova: 743 pontos.

Ele conta com o apoio de seus pais, agricultores, para continuar estudando e conseguir uma vaga em medicina. "Minha família está sempre ao meu lado e diz que, se eu não passar nesse ano, tenho ainda mais tempo", afirma. "Mas me esforço para compensar tudo o que eles fazem por mim, tanto na parte do afeto, quanto na financeira, já que não consigo trabalhar nesse ritmo de estudos."

Além de estudar no cursinho, Gabriel também utiliza a plataforma online Hora do Enem , principalmente o simulado do exame, para conseguir direcionar seu esforço. "Ele tem a diretriz do Enem, isso contribui muito. Porque, em geral, as escolas e os cursinhos focam também nos vestibulares das universidades da região", conta. Ao ver seu desempenho na prova, o jovem entendeu que precisaria se concentrar mais em determinadas disciplinas. "É bom para consertar o erro e para motivar no que vamos bem."Nascido em Ibiraiaras, no interior do Rio Grande do Sul, Gabriel é ex-aluno de escola pública e, em 2015, se mudou para Passo Fundo, no mesmo Estado, para fazer cursinho. Neste ano, decidiu ir para Porto Alegre se preparar para o vestibular - lá, ele se hospeda na casa dos primos. "Estudo das 8 horas às 22 horas. Nos finais de semana, me concentro em dois turnos do sábado e em um do domingo, para ter um tempo de descanso", conta.

Desde 2012, quando Gabriel prestou o Enem pela primeira vez, seu desempenho vem melhorando. Na redação, por exemplo, passou de cerca de 500, na "estreia", para 800, em 2016. "Continuo achando pouco, porque me cobro bastante. Queria mais de 900", conta.

Uma das motivações do jovem para prosseguir tentando uma vaga em medicina é seu sonho de construir um hospital. Ele quer proporcionar o serviço de saúde às pessoas carentes. "Foi o que sempre me atraiu", diz Gabriel.

Simulado do Enem 

O teste é promovido pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da plataforma de estudos Hora do Enem ( horadoenem.mec.gov.br ). Parceiro de conteúdo e tecnologia do MEC, o Geekie Games é o responsável pelo simulado. Mais três serão realizados ao longo do ano: 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. ( Clique aqui para tirar dúvidas sobre o simulado )

Hora do Enem oferece programa de TV, plataforma de 
estudos, videoaulas e simulados 
(Foto: Reprodução/MEC)

Do G1, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário