Aposentado passa mal após tomar remédio vencido de policlínica de Santos.

Aposentado pediu ajuda para a filha, que é enfermeira em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

31 de MARÇO 2017 - Um aposentado passou mal após tomar um remédio com a data de validade vencida, retirado em uma policlínica de Santos, no litoral de São Paulo.

Sami Mikhail Elias, de 79 anos, levou uma mordida de um cachorro na mão esquerda. Ele foi atendido no Pronto Socorro Municipal, recebeu a receita de um antiótico e retirou o medicamento na Policlínica do Bom Retiro. Pouco depois de ingerir o comprimido, passou a sentir mal.

“Deu vontade de vomitar, comecei a suar, o único jeito foi por para fora”, relata.

Segundo o aposentado, ele logo pediu ajuda para a filha, Janete Elias, que é enfermeira. Foi quando ela olhou o prazo de validade na caixa do medicamento e verificou que ela estava vencida desde janeiro. A receita também não havia sido carimbada, mesmo após o medicamento ter sido retirado da farmácia da unidade.

Após o ocorrido, Janete prestou queixa na Delegacia de Proteção ao Idoso. Os agentes foram até a policlínica e contataram 65 caixas de medicamentos vencidos no estoque, que foram recolhidas para perícia.


Aposentado procurou atendimento após ser mordido por cachorro em Santos (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

A responsável pela seção prestou depoimento e disse que assumiu a chefia do departamento no início de março, e que tanto ela como os demais funcionários da farmácia são técnicos ou auxiliares de enfermagem, e que não há um farmacêutico na unidade. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar o caso.

Por meio de nota, a Secretaria de Saúde de Santos afirma lamentar o ocorrido, e informa que prestou toda a assistência ao paciente. Diz ainda que “os fatos relatados são de extrema gravidade e serão devidamente apurados por meio de sindicância. Outras medidas administrativas serão tomadas para apurar possíveis responsabilidades. A verificação da validade dos itens dispensados nas unidades da Atenção Básica faz parte da rotina de trabalho das equipes. Na quarta-feira (29), foi realizada nova vistoria dos estoques de todas as policlínicas e não foi encontrada nenhuma irregularidade”.


Remédio vencido foi retirado de policlínica em Santos, SP (Foto: Reprodução/TV Tribuna)

Por G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário