'O sorriso do meu filho é maior que qualquer brisa', diz usuário há 1 mês sem crack.


Diego posa ao lado de grafite na Cracolândia (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

27 de MAIO 2017 - Quando chegou à região conhecida como Cracolândia, no Centro de São Paulo, nesta segunda-feira (22), Diego Araújo de Oliveira, 27, encontrou um cenário bem diferente do que viveu nos seus últimos quatro anos. Um dia após a megaoperação contra o tráfico de drogas, as ruas estavam vazias e o policiamento, reforçado.

Usuário de crack, ele está há quase um mês sem usar a droga. "Hoje tenho paz comigo mesmo e me sinto feliz de acordar limpo", afirmou. “O sorriso do meu filho é maior que qualquer brisa.”

Diego ainda vai diariamente ao local, mas para utilizar os equipamentos públicos. Ele faz academia, vê filmes, usa o computador para acessar o Facebook e lê jornais durante o dia. De noite, dorme em um albergue municipal na Barra Funda, na Zona Oeste da cidade.

O amor ao filho de 4 anos, diz ele, é o que o fortalece para deixar o vício. Ele não acredita na melhora pela internação compulsória, que foi proposta pela Prefeitura de São Paulo. "Obrigatório não adianta, tem que ser uma vontade da pessoa, voluntária. Se não, quando a pessoa sair, ela vai sair mais revoltada, porque vai passar por algo que não admite que ainda precisa. E a recaída é dez vezes pior."

Veja o depoimento de Diego ao G1:

"Há quatro anos eu conheci a Cracolândia, depois que me separei da minha mulher, Adriana. De tempo em tempo eu ia para casa, em Cidade Tiradentes, via meus pais e minha ex-esposa. Mas a gente brigava e para mim já era motivo para usar crack. Colocava a culpa na Adriana, mas na verdade o vício já estava em mim.

No começo da minha vida na rua eu pegava reciclagem, tinha carroça. Passei quase três anos assim. Mas, passado um tempo, o dinheiro da reciclagem não estava suprindo... Eu comecei a ficar muito ambicioso, queria andar com roupa boa, com droga, com caixinha de música. Aí comecei a roubar celular. Fui preso duas vezes na mesma semana e fiquei cinco meses no Centro de Detenção Provisória (CDP) Belém 2.

De tudo o que aconteceu na minha vida, essa foi uma das coisas mais marcantes, me privar da minha liberdade. Não poder ver meu filho. Lá dentro, eu pensei em muita coisa. Com muita angústia, muita saudade. Criei planos lá dentro, de voltar a trabalhar como mecânico de ar-condicionado. A Adriana me escrevia cartas, dizia que me amava.

Mas quando eu saí da cadeia, ela me disse que estava namorando. Aí caí no uso. Fumava crack para tentar esquecer aquela dor.

Meu fundo do poço de verdade foi num dia de chuva. Sabendo que eu tinha condições, tinha casa, me vi na chuva sem manta, sem blusa, dormindo dentro de um saco.

Não queria passar por isso tudo de novo. Pensei: "Quer saber? Vou bater de frente com o meu problema". Estou quase um mês sem crack. É uma luta diária. Vontade dá, mas coloco situações e pessoas acima do prazer que a droga me trazia. O sorriso do meu filho é maior do que qualquer brisa.

E tenho objetivos. A minha meta agora é conseguir um espaço na sociedade. Voltar para minha profissão de mecânico de ar-condicionado e ter algo meu, nem que seja alugado. Hoje tenho paz comigo mesmo e me sinto feliz de acordar limpo. Pela vontade de ver meu filho, de ser o pai que ele merece ter.”


Diego está há um mês sem usar crack (Foto: Paula Paiva Paulo/G1)

Por Paula Paiva Paulo, G1 SP, São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário