Avô e tio de garota que jogou filho em rio em SP são presos como cúmplices; bebê morreu por asfixia.


Bebê foi localizado dentro de um saco plástico no rio (Foto: G1 Santos)

15 de SETEMBRO 2017 - O avô e o tio-avô, ambos idosos, da adolescente de 17 anos que abandonou o filho às margens de um rio logo após o nascimento foram presos pela Polícia Civil em Miracatu, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo. Eles são suspeitos de envolvimento na ocultação do bebê, que morreu por asfixia.

O crime ocorreu na quarta-feira (13). Segundo informações da polícia, a jovem estava grávida de nove meses, mas escondia a gestação de familiares. Após o nascimento, ainda durante a madrugada, ela colocou o filho em uma sacola plástica, jogou o bebê no córrego e voltou para casa.

A Polícia Civil, que investiga o caso desde o ocorrido, informou que o exame preliminar do Instituto Médico Legal (IML) indicou que a criança nasceu viva, mas morreu de asfixia. As circunstâncias do óbito, entretanto, são alvo de outro exame, cujo laudo final ainda não foi concluído pelos médicos.

Para os investigadores, testemunhas disseram que o avô da jovem a ajudou a jogar a criança no rio, enquanto que o tio-avô permaneceu nas proximidades sem fazer nada. Por isso, ambos foram presos preventivamente, após serem indiciados por homicídio e ocultação de cadáver.

A adolescente já havia sido apreendida por infanticídio, quando a morte do filho é provocada pela mãe, seja no parto ou antes dele. Ela permanece sob custódia no pronto-socorro da cidade. Ela foi levada para a unidade de saúde após ser encontrada desarcordada. Foram os médicos que acionaram a polícia.


Bebê foi localizado após buscas em córrego de Miracatu, 
SP (Foto: G1 Santos)

Na audiência de custódia, realizada na quinta-feira (14), o tio-avô da adolescente foi liberado para responder aos crimes em liberdade. O avô permaneceu preso, segundo informações da Polícia Civil. Até a noite, a jovem permanecia internada, mas assim que receber alta será novamente ouvida pela polícia.

Segundo filho

Ainda segundo o apurado pelos investigadores, familiares desconfiavam da gravidez, apesar da adolescente não admitir. Ela já tem um filho de pouco mais de um ano e alegou, inicialmente, que sofreu um aborto. A polícia, agora, aguarda um laudo que possa atestar a real circunstância da morte do recém-nascido.

A mãe da adolescente é falecida e o pai não foi localizado para depoimento na Delegacia Sede da cidade, conforme o apurado pelo G1. O pai dos filhos da adolescente ainda é desconhecido e passa a ser alvo de investigação da Polícia Civil, que não soube informar se ela mantinha algum tipo de relacionamento.

MIRACATU

Por G1 Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário