Homem é levado à delegacia após pegar moedas de fonte do Santuário Nacional


Homem é levado à delegacia após recolher moedas de fonte 
do Santuário Nacional 
(Foto: Santuário Nacional/ Reprodução)

16 de ABRIL 2018 - Um homem foi levado à delegacia após ser flagrado pegando moedas de uma fonte no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Segundo a Polícia Civil, ele foi flagrado por seguranças do templo e encaminhado à delegacia para denúncia de furto. A polícia, no entanto, liberou o homem por entender que não houve crime. (leia abaixo)

O caso foi no último sábado (14), quando o motorista de 46 anos acompanhava um grupo de turistas do Paraná. Enquanto esperava os fiéis, ele viu as moedas na fonte e entrou para pegá-las. O local é conhecido como "Fonte dos Desejos", onde os fiéis deixam uma moeda e fazem pedidos.

Segundo a Polícia Civil, o motorista foi visto primeiro pelas câmeras do Santuário Nacional e foi rendido pela equipe de segurança. Com ele, foram apreendidos R$ 10 em moedas de pequeno valor. O dinheiro foi devolvidas à fonte no momento da abordagem.

O homem foi encaminhado à delegacia de Aparecida e denunciado por furto pela equipe da basílica. A Polícia Civil, no entanto, avaliou que não houve crime e o homem foi liberado.

No boletim de ocorrência, registrado como não criminal, o delegado argumenta que o furto se caracteriza quando se subtrai algo que tem um dono. No caso das moedas, elas eram deixadas por quem faz o pedido, não sendo caracterizadas como posse do santuário ou doações ao templo.

“Não se trata de uma doação de fiéis, mas uma espécie de superstição, que objetiva, apenas, a obtenção de alguma sorte ou desejo”, diz trecho do documento.

O Santuário Nacional foi procurado pelo G1, e disse que não vai comentar o caso.


Fonte fica no Morro do Presépio, no Santuário Nacional 
de Aparecida 
(Foto: Santuário Nacional/ Reprodução)

Por G1 Vale do Paraíba e Região

Do Blog IDEIAS E FATOS: Aplaudo a ação desse delegado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário