Mulher com síndrome rara viaja 150 km por dia para estudar matemática e usa teoria em criação de frangos.


Judite Ferreira, aluna da UEPB, aplica o Índice de 
Eficiência Produtiva para avaliar a criação de frango 
no sítio em que mora 
(Foto: Judite Ferreira/Arquivo Pessoal)

06 de MAIO 2018 - Comemorada nacionalmente no dia 6 de maio, a matemática pode facilmente ser observada no cotidiano. No entanto, a estudante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Judite Ferreira, não apenas convive com essa ciência, mas aplica fórmulas e os conhecimentos nas atividades que realiza no sítio em que mora. Aos 37 anos e com uma síndrome rara que dificulta sua mobilidade, ela enfrenta 150 km por dia para poder participar das aulas.

Judite estuda no campus de Patos da UEPB, no Sertão paraibano, onde cursa o 3º período da licenciatura em matemática, no período da manhã. "Tirando o calor de Patos, eu estou gostando de estudar na UEPB. Fui muito bem recebida", afirmou.
Judite tem uma mesa adaptada, que foi concedida com 
o intermédio do diretor do centro em que ela estuda, 
na UEPB 
(Foto: Judite Ferreira/Arquivo Pessoal)

Portadora da Síndrome de Larsen, uma rara desordem genética que afeta o desenvolvimento dos ossos e articulações, ela só foi avaliada por um profissional e diagnosticada aos 27 anos de idade. “Não tive acompanhamento médico quando era nova, então, foi tarde demais para amenizar minha situação física”, comentou.

Por viver no interior de Pernambuco, Judite precisa acordar às 4h para sair do sítio em que mora e se deslocar, em uma moto, até o município de São José do Egito, percorrendo um trajeto de 12 km. De lá, ela pega o ônibus que vai para a universidade, fazendo um percurso total de 75 km. Na volta para casa, ela enfrenta as mesmas distâncias.


“Tudo isso é minha luta para defender a importância da matemática, que já faz parte da minha história”, destacou.

'A matemática me conquistou'

Judite contou que dois motivos foram os principais estímulos para que ela quisesse estudar. “Um foi a criação de frango nas granjas dos meus irmãos, até aprendi a calcular o Fator de Produção, e o segundo motivo foram as provas da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Eu vi as provas dos meus sobrinhos e fiquei motivada a participar. Para isso eu teria que estar matriculada na escola”, explicou.

“A matemática me conquistou, minha dedicação e disciplina”, ressaltou.

Além disso, um conhecimento que adquiriu antes de entrar para o curso também a impulsionou para querer saber mais sobre o assunto. “É a fórmula Índice de Eficiência Produtiva, mais conhecida na região como Fator de Produção, que aprendi com o técnico quando ele ia pesar os pintinhos nas granjas lá no sítio”, frisou.

Essa teoria é um dos indicadores utilizados para avaliar a rentabilidade e produtividade de um lote de frango. A fórmula utiliza uma série de fatores que devem ser observados ao longo da criação dos frangos - como o ganho de peso diário, a mortalidade e a quantidade de ração consumida - aliados a alguns cálculos que devem ser feitos separadamente.

Por morar em um sítio e conviver com essa realidade, Judite pretende desenvolver esse tema em atividades acadêmicas. “Desde quando eu estudava na outra faculdade eu pensei em apresentar meu trabalho de conclusão de curso com conteúdos matemáticos na atividade produtiva da criação de frango”, pontuou.

Quando está de férias, ela aplica o conteúdo matemático na costura, para entender a quantidade ideal de tecido que deve ser utilizada para finalizar determinado material. “Faço capas de sofá, cortinas e ajustes em roupas. Eu aprendi a usar quantidade de tecido destacando as medidas do formato de cada sofá. Eu uso no sofá daqui de casa uns nove metros”, salientou.

Os estudos

Dois anos após ter trancado o curso em outra instituição, no estado de Pernambuco, Judite conseguiu, com a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ingressar na UEPB. “Quando precisei decidir trancar por um tempo o curso de matemática, na véspera do meu aniversário de 33 anos, eu estava no início do 6º período. Quando retornei ao curso de matemática, em outra instituição, em diferente cidade e estado tive voltar para o 1º período. Ou seja, cai do sexto degrau e voltei para o primeiro degrau”, contou.

Contudo, a universitária comentou que também recebe incentivos para continuar estudando. “Faz dois meses que recebi uma doação de vários livros acompanhada de uma carta do dono de uma editora. Ele tomou conhecimento da minha história através de um vídeo e fez questão de entrar em contato comigo e doar os livros”, ressaltou.

Judite Ferreira, em sua casa, com os livros que ganhou 
há dois meses 
(Foto: Judite Ferreira/Arquivo Pessoal)

“O curso mudou no primeiro aspecto a minha rotina e também me chama atenção quando o pessoal demonstra ficar surpreendido por ver meu jeito físico e saber que estudo matemática”, disse.

A universitária destacou que a matemática pura é o assunto que mais gosta de estudar, mas que ainda não tem uma área de atuação definida. “Sobre a carreira na área de matemática, ainda não tenho plano definido. Como tenho minhas limitações, prefiro seguir o dia a dia”, comentou.

*Sob supervisão de Krystine Carneiro

PATOS  UEPB

Por Clara Rezende*, G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário