Juiz da BA intima Bolsonaro e filho a dar explicações sobre indicação para embaixada dos EUA


O presidente Jair Bolsonaro e o filho Eduardo foram 
intimados a dar explicações sobre nomeação ao cargo 
de embaixador do Brasil nos EUA — Foto: Guilherme Mazui/G1

31 de JULHO 2019 - Um juiz da 1ª Vara Federal da Bahia intimou o presidente Jair Bolsonaro e o filho dele, Eduardo Bolsonaro, a darem explicações sobre a indicação do deputado federal ao cargo de embaixador do Brasil no Estados Unidos.

A intimação ocorreu após o juiz André Jackson de Holanda Maurício Júnior, substituto da 1ª Vara Federal, aceitar um pedido de ação popular movida contra a nomeação de Eduardo Bolsonaro. A decisão foi publicada na segunda-feira (29).

"O preenchimento de cargos relevantes como Chefe de Missão Diplomática Definitiva em território estrangeiro por parentes próximos do Chefe do Executivo, como por exemplo seus descentes (filho), violam todos os mandamentos constitucionais referentes à impessoalidade e à moralidade", diz um trecho da ação popular, que pede que a indicação de Eduardo Bolsonaro seja barrada de forma imediata.

Segundo a decisão do juiz, Jair Bolsonaro e o filho têm cinco dias para se manifestar. A ação popular foi movida pelo deputado federal Jorge Solla (PT-BA).

A Secretaria de Comunicação do Planalto informou que não comentará a intimação ao presidente.

Trump elogia indicação

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou, na terça-feira (30), a indicação de Eduardo Bolsonaro para ser embaixador do Brasil em Washington.

"Conheço o filho dele [Jair Bolsonaro], e eu considero que o filho dele é extraordinário, um jovem brilhante, incrível, estou muito feliz pela indicação", disse Trump.

Ele completou: "Eu conheço o filho dele e provavelmente é por isso que o fizeram [indicaram]. Estou muito feliz com essa indicação".

Em seguida, o presidente americano foi perguntado se isso não seria nepotismo, do que ele discordou. "Não, eu não acho que é nepotismo porque o filho ajudou muito na campanha. O filho dele é extraordinário, ele realmente é."

Por fim, Trump deu a entender que não tinha conhecimento da indicação: "Eu acho que é uma grande indicação, eu não sabia disso".

O presidente Jair Bolsonaro comentou posteriormente o aparente desconhecimento de Trump sobre a indicação. "O presidente, como eu por exemplo, não posso saber de tudo que acontece no governo. Às vezes tem embaixador que tá vindo pra cá, passa pelo Ernesto, e momentos antes ou poucos dias antes eu sei que vão entregar as credenciais pra aquele indicado por aquele país", explicou.

"Agora, você pode ver: ele conhece o Eduardo Bolsonaro. Quando eu estive lá a primeira vez, quando eu entrei para uma reunião reservada, quase secreta, ele mandou o ajudante de ordens dele chamar o Eduardo para participar da reunião. E não estavam presentes nem o embaixador dele, nem o nosso", acrescentou.


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) 
durante viagem aos Estados Unidos em novembro do 
ano passado — Foto: Paola de Orte/Agência Brasil

Sugestão enviada

O Brasil já submeteu aos Estados Unidos a sugestão do nome de Eduardo Bolsonaro para ocupar a embaixada em Washington, segundo o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo.

"Foi pedido o 'agrément' e esperamos a resposta americana, de acordo com a praxe diplomática. Mas tenho a grande certeza de que será concedido pelo governo americano, e Eduardo Bolsonaro será um ótimo embaixador", disse Araújo, em entrevista coletiva que aconteceu durante encontro de ministros de Relações Exteriores que formam os Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) no Rio de Janeiro, na sexta-feira (26) .

"Agrément" é uma consulta que se faz ao país onde o embaixador será nomeado.

Depois dessa etapa, a indicação de Eduardo Bolsonaro será submetida ao Senado, onde ele será sabatinado.

EDUARDO BOLSONARO  JAIR BOLSONARO  SALVADOR

Por G1 BA

Presos de Altamira são mortos dentro de caminhão durante transferência para Belém


Presos de Altamira estavam sendo transferidos dentro de caminhão — Foto: Adriano Baracho / TV Liberal

31 de JULHO 2019 - Quatro envolvidos na briga entre facções que resultou no massacre do presídio de Altamira foram mortos durante o transporte para Belém, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Segup). Com isso, o número de mortos no confronto chega a 62.

Os novos crimes ocorreram entre os municípios de Novo Repartimento e Marabá na noite de terça-feira (30). Os presos eram levados algemados dentro de um caminhão, divido em duas celas. Os corpos foram encontrados na manhã desta quarta (31) com sinais de sufocamento.

De acordo com a Segup, os mortos seriam da mesma facção e ocupavam a mesma cela no Centro de Recuperação Regional de Altamira. Os outros 26 presos que estavam no veículo e que seriam levados para a capital estão em isolamento.

O caminhão tem quatro celas e a capacidade para até 40 preso – no momento dos crimes, 30 eram transportados. O Estado informou que não possui caminhão com celas individuais.

(CORREÇÃO: ao publicar esta reportagem, o G1 errou ao informar que as mortes dos quatro detentos ocorreram em um ônibus. Na verdade, os crimes foram cometidos dentro de um caminhão. O erro foi corrigido às 10h19.)

De acordo com a Segup, 21 presos já estão em Belém. Todos chegaram na terça-feira (30). Dezesseis são líderes de facções e dez deles irão, posteriormente, para o regime federal, os demais serão redistribuídos nas penitenciárias estaduais.

O governo do Estado confirmou a chegda de 40 agentes da Força-Tarefa de Intervenção Penitenciária (FTIP) em Belém na tarde desta quarta, para atuarem em atividades de guarda, vigilância e custódia de presos.

Massacre no presídio

Um confronto entre facções criminosas dentro do presídio de Altamira causou a morte de 58 detentos. Na segunda-feira (29), líderes do Comando Classe A (CCA) incendiaram cela onde estavam internos do Comando Vermelho (CV). De acordo com a Superintendência do Sistema Penitenciário do Pará (Susipe), 41 morreram asfixiados e 16 foram decapitados. Na terça, mais um corpo foi encontrado carbonizado nos escombros do prédio.

Após as mortes, o governo do estado determinou a transferência imediata de dez presos para o regime federal. Outros 36 seriam redistribuídos pelos presídios paraenses.

Um relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) considera o presídio de Altamira como superlotado e em péssimas condições. No dia do massacre, havia 311 custodiados, mas a capacidade máxima é de 200 internos. Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Pará, dos 311 presos, 145 ainda aguardavam julgamento.


Massacre no presídio de Altamira — Foto: Arte/G1

Por Thais Rezende e Gabriela Azevedo, G1 PA — Belém

Papa denuncia a prostituição como 'doença da humanidade'


Papa Francisco, em imagem de arquivo — Foto: Andreas Solaro/Pool via REUTERS

29 de JULHO 2019 - A prostituição é uma "doença da humanidade", estimou o Papa Francisco no prefácio de um livro, no qual se refere a "um vício repugnante" que reduz as mulheres a escravas, segundo um texto publicado nesta segunda-feira (29) no jornal italiano "La Repubblica"

"Qualquer forma de prostituição é uma redução à escravidão, um ato criminoso, um vício repugnante que confunde fazer amor com os instintos de alguém torturando uma mulher sem defesa", denuncia no prólogo de um livro do padre Aldo Buonaiuto, sacerdote da Comunidade Papa João XXIII, uma associação de caridade católica que acolhe pobres, prostitutas e adolescentes.

"Ninguém pode ser colocado à venda", afirma o pontífice.

"[A prostituição] É uma doença da humanidade, um modo equivocado de pensar a sociedade. Libertar esses pobres escravos é um gesto de misericórdia e um dever para todos os homens de boa vontade. O seu grito de dor não pode deixar indiferentes os indivíduos e instituições", adverte Francisco.

"Ninguém deve olhar para o outro lado ou lavar as mãos do sangue inocente derramado nas ruas do mundo", conclui o soberano pontífice.

O papa também relata que visitou um abrigo da Comunidade do Papa João XXIII para encontrar mulheres "crucificadas". Ele explica que pediu desculpas "pela tortura que tiveram que suportar por causa de clientes, muitos dos quais se definem como cristãos".

PAPA FRANCISCO

Por France Presse

Idoso de 74 anos mata o filho com porrete na Grande Natal, diz PM


Casa onde o crime aconteceu, em Monte Alegre, na 
Grande Natal — Foto: Klênyo Galvão/Inter TV Cabugi

28 de JULHO 2019 - Um idoso de 74 anos matou o próprio filho a pancadas, com um porrete, na noite deste sábado (28) em Monte Alegre, na região metropolitana de Natal. As informações são da Polícia Militar. O caso foi registrado por volta das 20h30 próximo à lagoa do Quirambu. Após o crime, o suspeito fugiu.

De acordo com a Polícia Militar, pai e filho estavam consumindo bebida alcoólica, quando tiveram um desentendimento e começaram a brigar, entrando em luta corporal. Em determinado momento, o idoso teria usado uma barra de ferro como porrete para acertar a cabeça do filho. A polícia não informou o motivo da briga entre os dois.

O caso aconteceu no terreno onde eles residiam. Segundo os vizinhos, o filho chegou recentemente de Uberlândia, para morar com o pai, porque estava desempregado. O idoso ficava na casa principal e ele em uma menor, nos fundos do terreno.

Ainda de acordo com vizinhos, sempre havia briga entre os dois. Porém, pancadas mais fortes foram ouvidas neste sábado (27). Os vizinhos chamaram o irmão da vítima, mas quando o homem chegou já não podia fazer mais nada.

De acordo com o relato dele, o pai ainda se encontrava no local e, questionado, disse que o filho estava dormindo bêbado. Porém, ao se aproximar do irmão, na calçada da casa, o homem viu uma poça de sangue e a barra de ferro ao lado do corpo. Outra irmã ainda tentou socorrer a vítima, mas ela já estava sem vida.

A vítima foi identificada como Erivanaldo Vicente da Silva, de 48 anos. Enquanto os outros filhos tentavam socorrer o imrão, o suspeito fugiu do local. O Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep) foi acionado para fazer perícia e recolher o corpo. A Polícia Civil também foi chamada e é responsável por investigar o caso.

Por G1 RN

Ansiedade infantil: quais são as melhores formas de lidar com ela?


Pesquisa de professora no Reino Unido demonstrou que 
ações os pais podem fazer para ajudar a aliviar a ansiedade 
dos filhos — Foto: Pexels

27 de JULHO 2019 - Toda criança, assim como todo adulto, fica ansiosa às vezes. Mas, para algumas, a ansiedade pode tornar-se muito forte, impedindo-as de fazer o que gostam.

Uma pesquisa recente da professora Cathy Creswell, da Universidade de Reading, no Reino Unido, demonstrou, no entanto, que há atitudes que os pais podem tomar para ajudar a aliviar a ansiedade dos filhos.

A professora Creswell, que também é autora de vários livros sobre como superar a ansiedade na infância, têm dicas valiosas baseadas em sua pesquisa e em outros estudos sobre ansiedade. Conheça algumas abaixo.

1) Não diga: 'Não se preocupe! Isso nunca vai acontecer'


Medos não são fixos, então pais precisam estar preparados 
para mudanças ao longo dos anos — Foto: Pexels

Crianças de 4 a 8 anos podem se preocupar com fantasmas, monstros ou animais violentos. Já as mais velhas têm maior probabilidade de temer eventos reais, mas raros, como assassinatos, ações de terrorismo ou guerras nucleares.

Não importa em que faixa etária seu filho esteja, não desconsidere seus medos. Simplesmente dizer que os temores nunca vão acontecer ou sugerir que a criança é boba por se preocupar com aquilo não é útil.

Em vez disso, reconheça que esses medos podem afetar as emoções da criança.

2) Tente não organizar a vida em torno das preocupações dos seus filhos


Se a criança tem medo de cachorro, por exemplo, não 
é necessário criar uma rota alternativa para evitar que 
ela encontre um — Foto: Pexels

Ao fazer isso, você pode negar a seu filho a chance de aprender a lidar com as situações que mais teme.

Se seu filho tem medo de cachorro, você pode se sentir compelido a atravessar a rua quando um aparecer. Mas a mensagem que isso passa é que eles estão certos em ter medo.

Isso não significa que você deva forçar uma criança a confrontar algo que a apavore, mas sim apoiá-la a se aproximar do objeto de seu medo gradualmente.

3) Não pule para uma solução - ouça atentamente


Em vez de perguntar "está tudo bem?" o tempo todo, 
tente observar seu filho para obter informações 
extras — Foto: Pixabay

A ideia é tentar entender o que eles estão sentindo e quando, mas sem perguntar constantemente como eles se sentem. Ouça-os para descobrir as razões por trás de seus medos.

É tentador aparecer com soluções, mas, em vez disso, escute seu filho enquanto ele explica o que teme que possa acontecer - o grande medo, por exemplo, pode ser baseado em um mal-entendido.

A professora Creswell diz: "Quando eu era pequena, tinha muito medo de entrar em trens de alta velocidade. Eu ficava na plataforma enquanto eles apitavam pela estação e presumia que era assim dentro do trem também".

Você só pode orientar seu filho se souber exatamente o que ele teme.

4) Faça perguntas para ajudá-los a perceber que suas preocupações podem não ser realistas


Incentive uma aproximação gradual entre a criança e seus medos — Foto: Pexel

Por exemplo, pergunte a eles que tipo de coisas ocorreram no passado que os levaram a temer algo ruim no futuro.

Comece com pequenos passos para ajudá-los a ver que suas expectativas sobre um evento podem não acontecer, ou diga que eles são capazes de lidar com quaisquer desafios. Incentive seu filho a adotar estratégias mentais, para que ele possa administrar seus medos.

Se eles estão com medo de se apresentar em uma peça da escola, por exemplo, faça-os se perguntarem: "Qual é a pior coisa que poderia acontecer?" Esquecer um de suas falas? Tropeçar?

Mas também faça com que se perguntem: "Qual é a melhor coisa que poderia acontecer?" O desempenho pode ser tão bom que um caçador de talentos lhes oferecerá um papel num filme de Hollywood?

As chances são que, aconteça o que acontecer, o cenário real estará em algum lugar no meio dessas duas possibilidades.

5) Gradualmente, teste os medos deles

Uma das coisas que a equipe da professora Creswell faz na Universidade de Reading é ensinar os pais a fortalecer a confiança das crianças ao pedir que planejem dez passos em direção à coisa de que têm medo. Elogie e recompense seu filho por tentar cumprir esses passos.

Isto irá reconhecer seu esforço e também irá incentivá-los a experimentar situações mais desafiadoras.

6) É normal ficar ansioso às vezes


A ansiedade é parte da vida, mas as crianças precisam aprender a lidar com ela — Foto: Pexel

Mas se a ansiedade deles estiver freqüentemente causando angústia e levando-os a evitar ações cotidianas ou a perder momentos importantes, talvez valha a pena procurar mais ajuda.

Busque livros com estratégias que você pode testar ou converse com seu médico e peça orientação, que pode vir na forma da terapia cognitivo-comportamental, por exemplo.

Lembre-se: não espere remover toda a ansiedade da vida de seus filhos. Seu objetivo é ajudá-los a conviver com um pouco de incerteza, em vez de tentar apagá-la completamente. Afinal, aprender a regular nossas emoções faz parte do processo de crescimento.

Quando chegamos à idade adulta, conseguimos colocar as coisas em perspectiva e percebemos que, na maioria das vezes, podemos lidar com essas questões.

Por BBC

Prefeito Toinho participa da X Conferência Municipal de Assistência Social


25 de JULHO 2019 - A Prefeitura Municipal de Viçosa-RN por intermédio da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação, Meio Ambiente e Assistência Social (SEMTHAS) em conjunto com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram ontem, 24 de julho de 2019, a X Conferência Municipal de Assistência Social sob o tema central “Assistência Social: Direito do Povo com financiamento público e participação social”.

A X Conferência Municipal de Assistência Social de Viçosa contou com a presença do Prefeito Municipal, Antonio Gomes de Amorim, da Secretária Municipal de Assistência Social Dalva Vieira, da Secretária de Saúde Vanda Campos, da Secretária adjunta Andrea Nunes e Goreti Alves, do Secretário Pedro Alcântara, Assessor de comunicação Josimar Lopes, da Secretária de Tributação Selcina Neta, do Secretário da Junta Militar Marcos Roberto, do vereador e presidente da Câmara Manuel Gilberto, dos vereadores Marcio Christian, Helena Rodrigues, Toinha Sabino, Raimundo Lopes, representantes do NUCA, Assessor Técnico Breno Tavares, Conselheiras Tutelares, além de usuários de vários segmentos, trabalhadores e entidades, estudantes e convidados.

Para a secretária Dalva Vieira, a política de assistência social no município de Viçosa está amadurecendo ações sociais e é necessário que a política do SUAS se efetive mais na garantia dos direitos. Temos que encontrar caminhos para investir em melhorias e a Conferência é própria para essa discussão e encaminhamentos.

O presidente do CMAS Antonio Elizaias Tavares Freitas, destacou que é preciso garantir os direitos conquistados para que não haja retrocesso, garantindo os avanços nas políticas públicas.

O prefeito durante sua fala fez um relato pontual das ações desenvolvidas dentro de cada eixo da conferência e em seguida pediu o empenho e compromisso de cada cidadão de Viçosa no sentido de estimular o uso dos serviços públicos de forma consciente, organizada e cuidadosa, valorizando e respeitando sempre os profissionais que trabalham, com vistas ainda a uma melhor otimização dos recursos existentes.

Ao final da conferência a Secretária Dalva Vieira agradeceu a presença de todos destacando que esse foi um momento importante de debate, e o caminho para a garantia das políticas públicas.


Assessoria de Comunicação Social

Josimar Lopes

Brasileira Cristiane Murray é nomeada a nova vice-porta-voz do Papa Francisco


Papa Francisco cumprimenta Cristiane Murray, em imagem 
de arquivo — Foto: Vatican News/ Reprodução

25 de JULHO 2019 - A brasileira Cristiane Murray foi nomeada nova vice-porta-voz do Papa Francisco. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pela Santa Sé.

Cristiane Murray nasceu em 1962 no Rio de Janeiro. Ela é formada em Administração de Empresas e Marketing pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e ingressou na Rádio Vaticana em 1995. Desde então, ela faz parte da equipe brasileira que transmite programas diários e cuida do portal Vatican News em português, Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.

Desde 2018, Cristiane colabora com a Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos, na preparação do Sínodo sobre a Amazônia, que acontecerá em outubro no Vaticano.

A Sala de Imprensa do Vaticano é atualmente dirigido pelo italiano Matteo Bruni, que substituiu o porta-voz interino Alessandro Gisotti. Assim como Cristiane Murray, Bruni também é um funcionário de carreira da área de comunicação do Vaticano.

Cristiane Murray é a nova vice-porta-voz do Papa Francisco — Foto: Reprodução/ Vatican News

Anteriormente, o departamento era liderado por Greg Burke e tinha como vice a espanhola Paloma García Ovejero. Ambos jornalistas, Burke e Ovejero renunciaram a seus cargos em meio a uma série de mudanças que vêm sendo realizadas no sistema de comunicações do Vaticano, em janeiro deste ano.

O Vaticano vem concentrando sua estratégia de comunicação nas mãos do novo prefeito do Dicastério para a Comunicação, o jornalista Paolo Ruffini, nomeado em julho de 2018. A linha editorial dos meios vaticanos está nas mãos do vaticanista Andrea Tornielli, também italiano.

Alguns veículos de imprensa especializados asseguram que foi muito difícil encontrar um substituto para Gisotti e que, mais complicado ainda, foi achar uma profissional que assumisse a vice-diretoria, de acordo com a agência Efe. O pontífice insistiu que uma mulher assumisse o cargo.

PAPA FRANCISCO  VATICANO

Por G1

TJRN proíbe Estado de impedir doação de sangue por causa de orientação sexual


TJRN proibiu Estado de negar doação de sangue de homossexuais. — Foto: Kleide Teixeira/

25 de JULHO 2019 - Os desembargadores que integram a 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RN decidiram, à unanimidade de votos, proibir o Estado do Rio Grande do Norte de impedir qualquer pessoa de doar de sangue por causa de sua orientação sexual. Em agosto do ano passado, o plenário do TJRN já havia considerado inconstitucional uma resolução da Anvisa, usada para justificar as negativas. De acordo com o processo, a caso julgado agora aconteceu em 2010, portanto, antes da declaração de inconstitucionalidade.

A decisão atendeu ao recurso de um cidadão que teve negada sua habilitação para ser doador de sangue por ter informado, durante entrevista, que era homossexual e que havia se relacionado com outra pessoa do mesmo sexo nos 12 meses anteriores. O caso aconteceu em novembro de 2010.

Conforme a Justiça, a negativa do Estado do Rio Grande do Norte e da médica do Hemocentro foi baseada no item b.5.2.7.2, Letra "D", do Anexo I da Resolução RDC nº 153/2004 da Anvisa, reconhecida como inconstitucional apenas em agosto do ano passado.

O relator da Apelação Cível, desembargador Cornélio Alves, proibiu o Estado do RN de inabilitar o autor da ação para doação de sangue humano, com base exclusivamente na norma da Anvisa ou outra posterior, sob pena de pagamento multa de R$ 5 mil por cada negativa, limitada a R$ 50 mil.

O caso

O autor alegou nos autos do recurso ao TJRN, que embora o Estado faça campanhas conclamando o povo à solidariedade e à doação de sangue, o impede de ser doador de sangue, por sua orientação sexual.

Ele narrou que no dia 28 de novembro de 2010, ao se apresentar voluntariamente como candidato à doação de sangue ao Hemocentro Dalton Barbosa Cunha, foi impedido de doar sangue ao responder afirmativamente às perguntas da triagem. Ele defendeu que os atos praticados pelos réus são ilícitos e devem ser responsabilizados pelos danos morais, e que o Estado deve ser impedido de continuar praticando a discriminação.

Assim, requereu a reforma da sentença para que o Estado do Rio Grande do Norte passe a considerá-lo como legitimado a doar sangue, e seja proibido de fazer perguntas que visem a identificar sua orientação sexual, na entrevista feita antes do processo de doação, bem como pediu condenação dos réus por danos morais.

Decisão

Ao proferir seu voto, o desembargador Cornélio Alves salientou que o ato regulatório da Anvisa teve sua inconstitucionalidade reconhecida pelo Plenário do Tribunal de Justiça do RN, por não proteger os potenciais receptores de sangue de um comportamento de risco do pretenso doador, mas sim, por vias indiretas ou transversas, impor uma "restrição apriorística" à orientação sexual do doador, o seu próprio direito de ser, inerente à sua dignidade.

“Em outras palavras, se o requerente eventualmente se enquadrar em uma das situações de risco constitucionalmente admitidas, como, por exemplo, o uso de drogas injetáveis, sexo desprotegido ou com vários parceiros, etc., o Estado do Rio Grande do Norte, por meio de seus prepostos, pode e deve inabilitá-lo para doação de sangue”, concluiu o relator.

Marinha alerta para ressaca e ondas de até 3 metros no litoral do RN


Marinha alerta para ondas de até 3 metros no litoral do RN — Foto: Eros Sena

24 de JULHO 2019 - A Marinha do Brasil emitiu um alerta de ressaca com ondas de até 3 metros de altura no litoral no Rio Grande do Norte.

De acordo com o comunicado, o alerta é válido de Ilhéus, na Bahia, ao sul de Touros, no Rio Grande do Norte.

Em razão do mau tempo, a Capitania dos Portos recomenda que as embarcações de pequeno porte evitem navegar no mar neste período e que as demais embarcações redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamentos de rádio e demais itens de segurança.

Outras informações sobre previsões meteorológicas estão disponíveis no site do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM).

BAHIA ILHÉUS RIO GRANDE DO NORTE TOUROS

Por G1 RN

Homem é preso suspeito de forjar assalto e assassinar a namorada na Grande Natal, diz polícia


Josierica da Rocha Alves tinha 23 anos — Foto: Arquivo pessoal

23 de JULHO 2019 - O namorado da estudante Josierica da Rocha Alves, morta em junho na Grande Natal, foi preso nesta terça-feira (23) suspeito de ser o autor do assassinato. No dia do crime, o homem relatou à polícia que ele e Josierica haviam sido vítimas de um assalto no município de Monte Alegre. Entretanto as investigações apontaram que ele mentiu sobre o roubo.

Josierica Alves era estudante de Educação Física e tinha 23 anos de idade. De acordo com o que contou o namorado na época do crime, no fim da noite do dia 4 de junho, uma quarta-feira, os dois chegavam em casa, quando foram surpreendidos por dois homens armados que já estavam dentro do imóvel.

Josierica já teria descido do carro para abrir o portão, quando os bandidos a abordaram. Foi quando ele, o namorado, de dentro do automóvel, teria atirado contra os assaltantes. O homem relatou que, após a troca de tiros, os criminosos fugiram. Josierica foi baleada na cabeça e morreu depois de dar entrada no hospital da cidade.

Entretanto, de acordo com o policial civil Ricardo Wagner, que atuou nas investigações, ficou comprovado que o namorado da estudante não foi vítima e sim autor do crime. Wagner diz que sequer houve tiroteio, e que os exames periciais comprovaram que o disparo que atingiu Josierica partiu da arma do seu companheiro.

Foram feitos os exames residuográfico e balístico. O primeiro confirmou que havia pólvora na mão do namorado de Josierica Alves, e o segundo que a bala que a atingiu saiu da arma que ele estava segundando. O homem, que é proprietário de uma equipadora de veículos em Monte Alegre, foi autuado e permanece preso.

Ainda segundo Ricardo Wagner, a Polícia Civil trabalha agora para descobrir a motivação do crime. O suspeito segue negando as acusações.

Nesta terça, após a prisão dele, familiares de Josierica Rocha Alves se reuniram em frente à Delegacia de Monte Alegre. Indignados, relataram que o namorado esteve presente em todas as cerimônias após a morte da estudante: velório, enterro, e as missas de 7º e 30º dia. Também foi ele que pediu socorro, após o tiro. Os dois namoravam havia seis anos.


Caso da morte de Josierica Rocha Alves foi investigado 
pela Delegacia de Monte Alegre — Foto: Heloísa Guimarães/Inter TV Cabugi

Por Heloísa Guimarães e Rafael Barbosa, Inter TV Cabugi e G1 RN

Agentes penitenciários entram em 'operação padrão' no RN e visitas nas prisões são suspensas


23 de JULHO 2019 - Agentes penitenciários do Rio Grande do Norte deflagraram nesta terça-feira (23) uma operação padrão sem prazo para terminar. De acordo com o Sindicato dos Agentes Penitenciários do RN (Sindasp-RN), apenas os serviços essenciais continuarão em pleno funcionamento, como fornecimento de alimentação dos presos, cumprimento de alvará de soltura, atendimento médico e emergencial.

Ainda segundo o Sindicato, durante a operação padrão, as visitas nas unidades prisionais também estarão suspensas.

A categoria cobra do Governo do Estado o andamento da pauta de reivindicações e o pagamento dos salários e diárias atrasadas.

"Tivemos uma rodada de negociações com o Gabinete Civil e chegamos a acordar o cumprimento de alguns pontos. No entanto, o Governo do Estado não seguiu com o que tinha se comprometido", explica Vilma Batista.

A presidente do sindicato comenta que um dos pontos acordados era o entendimento em uma audiência de conciliação, realizada no último dia 17, referente ao auxílio-alimentação dos Agentes Penitenciários. Contudo, não houve o avanço esperado.

"Pra finalizar, a categoria está sem receber as diárias operacionais e, por isso, também decidiu suspender esse tipo de serviço até que seja regularizado".

Por G1 RN

UMA MANHÃ POR DEMAIS CULTURAL.





18 de julho de 2019, no Centro Educacional Raimunda Barreto – CERB, em Martins – RN, um dia de diálogo sobre as Relações étnico-raciais: Estratégia de promoção de igualdade racial implementada na rede escolar municipal e o enfrentamento do racismo, numa perspectiva de Trabalhar a Educação de forma intersetorial.




A parceria da ALAM com a Secretaria Municipal de Educação garantiu o sucesso do evento que contou com a participação de mais de 100 professores das redes municipal e estadual de ensino, sob a batuta do Secretário Municipal de Educação, Claudio Oliveira, que ocupa a cadeira 08 da ALAM e a Vice – Presidente da ALAM Helia Oliveira, que ocupa a Cadeira 16, e exerceu com maestria as funções de Mestra de Cerimonia e Moderadora dos debates.



A Presidente da ALAM Dra. Taniamá Vieira da Silva Barreto, ocupante da cadeira 01 expôs com brilhantismo o tema “Modelo de Gestão e as Ações Afirmativas na Promoção da Igualdade Racial”.

O Diretor de Comunicação da ALAM Francisco Vieira Filho, ocupante da cadeira 06, explanou sobre: “Uma história de enfrentamento do racismo”.

A Profª. e missionária Nilda Aquino, falou sobre o tema: “Igualdade Social: Diga não ao racismo dentro e fora do contexto escolar.”

Na ocasião aconteceu o lançamento do Livro “O Prazer na loucura de pensar”, de autoria do escritor, radialista e acadêmico Francisco Vieira Filho (Chico Filho),

Deixamos aqui registrados, os sinceros agradecimentos pelos honrosos convites a nós enviados pela Secretaria de Educação de Martins, na pessoa do Claudio Henrique de Oliveira. 

CHICO FILHO DA ACADEMIA DE LETRAS E ARTES DE MARTINS(ALAM) E COMUNICADOR DA MINHA VIDA FM, LANÇA O SEU 2º LIVRO.



O Livro "O PRAZER NA LOUCURA DE PENSAR", já está esperando por você que aprecia uma boa leitura. Este livro é o 2º da autoria do Chico Filho da Minha Vida FM de Martins. O Chico Filho é membro da Academia de Letras e Artes de Martins(ALAM). Adquira o seu "O PRAZER NA LOUCURA DE PENSAR", através do Whatsapp: (84) 9 8889-1909 ou aos domingos, na Minha Vida FM, durante o programa Brega Total.



PARO, REFLITO, ESCREVO E PUBLICO...

Não podemos esquecer; que Advogados, Policiais Federais; pessoas falando fluentemente o inglês, o espanhol, o francês e tantos outros idiomas; temos aos milhares no Brasil. Só que pra ocupar um cargo tão importante e complexo como é o de Embaixador, essas qualificações acima citadas, são importantes, mas ainda são ínfimas para um Embaixador. Não estou aqui na posição de politiqueiro, até porque abomino a politicagem; mas como Brasileiro que sou, e por entender da importância que tem um Embaixador e outros cargos constituídos, me preocupo com o meu Brasil. Ainda digo: "Para se ocupar um cargo e exercê-lo bem, além de qualificações é primordial que se tenha qualidades".

Chico Filho.

O valor de Alan Turing


Imagem da nova nota de £ 50 com o matemático Alan Turing, divulgada pelo Banco da Inglaterra, — Foto: Reprodução

16 de JULHO 2019 - A escolha do matemático Alan Mathison Turing para figurar na nova nota de £ 50, com circulação prevista para 2021, é um sinal eloquente da transformação da opinião pública em relação aos homossexuais. Turing foi escolhido oficialmente pelo valor de suas descobertas científicas – sem elas, você não poderia ler este texto, pois não haveria nem computador nem internet. Mas não há como negar a influência de sua tragédia pessoal na escolha.

A equipe e a máquina que montou em Bletchley Park, perto de Londres, quebraram os códigos secretos usados para comunicação pelos alemães na Segunda Guerra e foram essenciais para a vitória dos Aliados. Depois da guerra, foi preso por ser gay e submetido a castração química. Até hoje não há consenso sobre sua morte, provável suicídio cometido aos 41 anos, comendo uma maçã envenenada.

Não fosse essa história dramática – sua contribuição para a vitória aliada foi mantida em segredo até o final dos anos 1970 –, Turing dificilmente teria sido o nome escolhido pelo presidente do Banco da Inglaterra na lista de 12 cientistas, selecionada a partir de 228 mil indicações do público (havia nela os físicos Paul Dirac, Ernest Rutherford e James Maxwell, a geneticista Rosalind Franklin, o cosmologista Stephen Hawking e também dois outros visionários da computação, Charles Babbage e Ada Lovelace).

Desde 1987, quando foi montada na Broadway a peça Breaking the code(Quebrando o código, jogo de palavras com os códigos secretos dos alemães e os códigos sociais), de Hugh Whitemore, Turing deixou de ser um nome conhecido apenas nos departamentos de matemática e computação para se tornar um ícone do movimento gay americano. De lá até O jogo da imitação, blockbuster com Benedict Cumberbatch lançado em 2014 e vencedor de um Oscar, sua fama só fez crescer.

As narrativas biográficas sobre Turing enfatizam seu papel em Bletchley Park, onde criou um dos primeiros computadores com função específica, conhecido como Bombe. Com base nas interceptações de rádio, que sempre iniciavam com horário e temperatura, permitia decifrar os códigos diários alimentados nas máquinas Enigma, que os nazistas usavam para se comunicar.

A partir daí, os aliados conheciam com perfeição os movimentos dos submarinos alemães e protegiam os comboios que abasteciam as ilhas britânicas vindos dos Estados Unidos pelo Atlântico. Não era incomum evitarem agir com base na inteligência obtida, para que os nazistas não descobrissem que os códigos haviam sido quebrados.

A importância histórica de Turing vai além de ter sido essencial para a derrota dos nazistas. Antes de Bletchley Park, ele já era reconhecido como um dos maiores matemáticos de sua geração. Sua principal criação, conhecida como Máquina de Turing, é tão simples que pode ser descrita e compreendida por qualquer um.

Trata-se de uma máquina abstrata com uma fita de papel infinita, girando em torno de um cabeçote. Pode andar para frente, para trás e, ao parar, o lápis no cabeçote pode ou não anotar um traço na fita. Turing mostrou que tal máquina é capaz de realizar qualquer cálculo matemático que possa ser descrito como uma série de passos sequenciais, tecnicamente chamada de “algoritmo” (eis o sentido original da palavra!). Demonstrou também que não há método capaz de dizer se, alimentada com um algoritmo qualquer, a máquina parará.

A demonstração de Turing, de 1936, era equivalente a um resultado antes obtido pelo lógico alemão Kurt Gödel. Mas era bem mais simples. O raciocínio com base em algoritmos teve impacto profundo nos estudos de lógica e filosofia. A maior consequência prática foi ter inspirado outro matemático, o húngaro John Von Neumann, a formular o modelo que originaria todos os computadores, conhecido como “arquitetura de Von Neumann”.

Durante a guerra, Turing voltou aos Estados Unidos (onde já estudara entre 1936 e 1938) e se encontrou com Von Neumann, àquela altura consultor da equipe que desenvolvia aquele que se tornaria o primeiro computador digital, conhecido pela sigla Eniac. Depois da guerra, Turing se envolveu em projeto semelhante no Reino Unido. Os dois são considerados os pais da ciência da computação. Desde 1966, Turing dá nome ao maior prêmio da área, considerado um equivalente do Nobel.

Turing criou ainda um teste para definir se uma máquina é dotada de inteligência: responder a perguntas aleatórias, de modo a conseguir se passar por um ser humano. Ainda que sujeito a críticas e burlas, o Teste de Turing é um critério adotado até hoje em pesquisas no ramo que se convencionou chamar de “inteligência artificial”.

Em 2013, a rainha Elizabeth II concedeu-lhe perdão oficial pelas ofensas que haviam levado a sua condenação por práticas homossexuais, crime no Reino Unido até 1967. De acordo com o Human Dignity Trust, ainda há leis anti-LGBT em 72 países. Em 13 deles, gays podem ser condenados à morte (pena nem sempre aplicada). A consagração de Turing prova que muito já mudou no respeito aos direitos dos homossexuais – a realidade, que ainda há muito a mudar.


Por Helio Gurovitz
Diretor de redação da revista Época por 9 anos, tem um olhar único sobre o noticiário. Vai ajudar você a entender melhor o Brasil e o mundo. Sem provincianismo


— Foto: Arte/G1