26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma


No dia 26 de maio é comemorado o Dia Nacional de Combate Glaucoma. A data tem o intuito de informar a população sobre a importância de fazer exames periódicos para detectar e prevenir o avanço da doença, que quando diagnosticada precocemente pode ser estabilizada por meio de uso de colírios ou cirurgias.

O glaucoma atinge o nervo ótico, estrutura responsável por conduzir a imagem captada pelos olhos até o cérebro, causando perda de visão progressiva podendo levar à cegueira. Existem três tipos, que são identificados através de exames oftalmológicos feito por profissionais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) há mais de 60 milhões de pessoas no mundo com a doença, no Brasil o número chega a um milhão. No Hospital de Clínicas de Uberlândia da Universidade Federal de Uberlândia, em 2017 foram registrados 619 casos, em 2018 foram 521 e de janeiro a abril de 2019, foram contabilizados 176 casos.

Os principais fatores para o seu desenvolvimento são em pessoas com mais de 40 anos, aumento a pressão ocular, histórico familiar, diabetes, miopia e uso de medicamentos por longo período de tempo – principalmente colírios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário