Polícia Civil procura falso médico no interior do Estado

Conselho de Medicina expôs situação para a Secretaria de 
Segurança. Polícia busca suspeitos

08 de ABRIL 2022 - Policiais civis da Delegacia Municipal (DM) de Almino Afonso divulgaram, na última quinta-feira (7), a imagem de um suspeito de praticar os crimes de falsidade ideológica, falsa identidade e exercício ilegal da medicina. O caso ainda está sendo investigado e, segundo os depoimentos, o suspeito atuou, aproximadamente, durante um mês nos plantões médicos na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ielmo Marinho, no Agreste Potiguar.

Ainda segundo as investigações, o suspeito utilizou nome e número de registro no Conselho Federal de Medicina (CRM) de outro médico, profissional atuante em Minas Gerais. A Polícia Civil informa que as diligências estão em andamento e solicita que a população envie informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, que possam auxiliar na identificação e posterior localização do suspeito.

No mês passado, o Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte – Cremern e a Secretaria de Segurança Pública estiveram reunidas para traçar uma ação de enfrentamento dos crimes de exercício ilegal da medicina no Estado. A reunião entre membros da diretoria do Cremern e o secretário estadual de segurança pública, Cel. Araújo, aconteceu no dia 30 de março, na sede da SSP, no Centro Administrativo.

Durante a reunião ficou entendido que se trata de um tema muito complexo e requer resposta enérgica e rigorosa, onde os casos deverão ser responsabilizados, além dos próprios falsários, os gestores e diretores dos serviços de assistência médica que contratam profissionais sem a devida comprovação da sua legalização profissional.

O departamento de fiscalização do Cremern recebeu, só este ano, seis denúncias e apurou casos de falsos médicos atuando nos municípios de Taipu, Poço Branco, Ielmo Marinho, Santana do Matos, Lajes e Tibau do Sul.

“O departamento de fiscalização do Cremern constata frequentemente que as situações são reais e crescentes”, disse o presidente do Cremern, Marcos Jácome.

Para o secretário Cel. Araújo todos os esforços serão realizados no sentido de coibir a prática deste crime no território potiguar. O Conselho vai enviar para a Secretaria de Segurança documento discorrendo sobre as constatações averiguadas nos últimos meses pelo departamento de fiscalização do Conselho.

A reunião aconteceu com as presenças do Secretário Cel. Araújo, do presidente do Cremern, Marcos Jácome, dos conselheiros Neuman Macedo e Francisco Braga (diretor do Defis), e do assessor jurídico Tales Barbalho.

Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário