Um em cada 5 resultados de busca sobre diabetes mostra desinformação
Arquivo TN
Federação Internacional de Diabetes alerta para a necessidade de exames de diagnóstico
07 de SETEMBRO 2022 - A busca por informações sobre diabetes pode gerar dúvidas e atrapalhar a busca por tratamento. De acordo com levantamento feito pela Federação Internacional de Diabetes (IDF, na sigla em inglês), um em cada 5 resultados de buscas sobre a doença no Google apresenta informações imprecisas sobre a doença. Em alguns casos, há indicações de terapias não comprovadas para o tratamento e indicação de remédios caseiros.
Segundo a Federação Internacional de Diabetes (IDF), de 30 resultados de pesquisa, seis links direcionaram os internautas para informações não verificadas. Em um caso, para o termo de pesquisa 'diabetes', os usuários viram um anúncio de uma organização que defende 'desmamar as pessoas que vivem com a doença da insulina'. A Federação informa que para pacientes de diabetes do tipo 1, a interrupção de insulina é uma sentença de morte, por exemplo.
Por conta dessa realidade, a entidade vai usar a campanha de novembro - mês dedicado à conscientização sobre o diabetes - para chamar a atenção da população mundial sobre o problema. A campanha vai abordar o tema 'Education to Protect Tomorrow' ('Educação para Proteger o Amanhã', em tradução livre) e terá atividades que destacarão a necessidade de melhorar o acesso à educação confiável sobre diabetes para pessoas que vivem com a doença e profissionais de saúde.
Fonte: Tribuna do Norte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário