Especialista explica como diminuir a conta de luz durante o verão

Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
26 de JANEIRO 2023Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estimativa para aumento da conta de luz neste ano é de 5,6%. A informação pode gerar receio na população, sobretudo, as que moram em regiões mais quentes e apresentam a necessidade de recorrer ao maior uso de ventiladores e ar-condiacionados durante o verão. No Rio Grande do Norte, por exemplo, a Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn), prevê que a temperatura média prevista para a estação pode chegar a 35°C no interior, com máximas perto dos 40ºC em cidades como Mossoró e Pau dos Ferros.

Segundo o engenheiro eletricista Rosivaldo Barbosa de Souza explica que existem alguns vilões influentes no resultado da conta de energia e apresenta dicas para economizar. “Alguns dispositivos são considerados vilões de consumo elétrico e por isso devemos utilizá-los de forma racional. São os aquecedores e chuveiros elétricos, ferro de passar, secador de cabelo, entre outros. Além disso, os motores elétricos, dispositivos que encontramos em geladeiras, máquinas de lavar e ar-condicionado, também são aparelhos que demandam um alto consumo de eletricidade”, pontua.

Ele esclarece, ainda, que o valor da fatura de energia sofre influência de uma série de fatores, como demanda, energia consumida, horário de consumo, fator de potência e fator de carga. Assim, para ter um resultado econômico, a utilização racional de energia pode ser adotada por meio de diferentes abordagens, variando desde a instalação de novas tecnologias, remodelação da utilização de máquinas e equipamentos, até a simples manutenção dos aparelhos.

Fonte: Tribuna do Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário