SUS aplicará vacina atualizada contra a Covid a partir de 27 de fevereiro; saiba quem pode tomar

Vacina atualizada da Pfizer fornece proteção contra a variante Ômicron do coronavírus

ERIC GAILLARD/REUTERS

26 de JANEIRO 2023 - O diretor do Departamento de Imunizações do Ministério da Saúde, Éder Gatti, anunciou nesta quinta-feira (26) que SUS aplicará a partir de 27 de fevereiro a vacina atualizada da Pfizer contra a Covid-19.

Durante a 1ª Reunião da Comissão Intergestores Tripartite de 2023 – que envolve gestores de saúde da União, estados e municípios –, o representante do Ministério da Saúde apresentou o esquema da campanha de imunização contra a Covid que será lançada em breve.

O reforço com a vacina bivalente da Pfizer, que oferece proteção específica contra a variante Ômicron do coronavírus, será destinado grupos prioritários estabelecidos pelo governo, e exigência é que a pessoa tenha tomado ao menos duas doses dos imunizantes disponíveis até então.

A vacinação será escalonada, assim como acontece com a da gripe anualmente, no seguinte esquema:

• Fase 1: pessoas maiores de 70 anos, residentes de instituições de longa permanência, indivíduos imunocomprometidos, moradores de comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas

Fase 2: pessoas de 60 a 69 anos

Fase 3: gestantes e puérperas

Fase 4: Profissionais da saúde

O governo conseguiu, segundo Gatti, garantir 49 milhões de doses da vacina atualizada para cobrir estes grupos. A meta é vacinar 90% dessa população.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário