Casos avançados de câncer de mama preocupam mastologista em Mossoró

Crédito da foto: Edilberto Barros - CMM
Mastologista Bárbara Duarte na Tribuna da Câmara Municipal de Mossoró

25 de OUTUBRO 2023 - A campanha do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, foi destaque na Tribuna Popular. Em pronunciamento na Câmara Municipal de Mossoró, nesta terça-feira (24), a mastologista Bárbara Duarte alertou sobre o aumento dos casos avançados de câncer de mama. De acordo com a médica, neste ano, são estimados 73 mil novos diagnósticos da doença no Brasil.

Ao relatar que a doença é responsável pela alta taxa de mortalidade de mulheres, Bárbara Duarte afirmou que o câncer de mama é um problema de saúde pública, e que, apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) dispor de meios para enfrentar a doença, o diagnóstico muitas das vezes chega de forma tardia.

“Infelizmente a realidade é que as usuárias do SUS recebem o diagnóstico já em fase avançada, quando comparado as que utilizam o serviço particular. O rastreamento é feito através da mamografia, que possui recomendação de ser feita anualmente a partir dos 40 anos de idade, de acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia”, disse.

Segundo a mastologista, apesar do país possuir ampla estrutura para realização de mamografias, muitas das vezes a população não consegue ter acesso ao exame, o que dificulta a o aumento no percentual de chance de cura. Bárbara Duarte sugeriu a adoção do método de busca ativa, ou seja, que os entes públicos façam a paciente ir até clínicas para realização do exame.

“Muitas pacientes deixaram de fazer exames na pandemia, isso aumentou a taxa referente aos casos de câncer avançados, que saltou de 6% para 9%. Precisamos sair do processo de rastreamento passivo (em que a pessoa sai de casa), para um processo de busca ativa”, afirmou.

Fonte: CMM

Fonte: De Fato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário