Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte — Foto: Ricardo Laf/PBH
29 de NOVEMBRO 2023 - Qual foi o texto ou livro mais longo que você leu durante o ano? Para 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos, o mais extenso não passou de 10 páginas. A constatação está em uma análise dos microdados do exame internacional Pisa 2018 divulgada nesta quarta-feira (29) pelo Centro de Pesquisas em Educação, Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), em parceria com a plataforma de leitura gamificada Árvore.
O estudo estabelece uma associação entre os baixos índices de leitura e uma queda no desempenho dos jovens em disciplinas como matemática e ciências.
Há as seguintes hipóteses para explicar por que os jovens estão lendo tão pouco no Brasil:
baixo estímulo (seja em casa ou na escola) à leitura;
dificuldades cognitivas e déficits de aprendizagem – no Pisa 2018, 44,9% dos participantes disseram que precisam ler muitas vezes o mesmo texto para compreendê-lo;
número insuficiente de bibliotecas públicas, nas ruas ou nos colégios, principalmente da rede pública.
Segundo estudos prévios citados pelo Iede, o hábito de ler ajuda o aluno a:
ampliar o vocabulário e expandir a visão de mundo;
melhorar o desempenho na escrita;
conquistar fluência verbal e cultura geral;
compreender informações apresentadas sob diferentes formatos;
desenvolver a cidadania e conhecer os próprios direitos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário