Fim do trabalho escravo exige novas políticas, dizem especialistas


03 de FEVEREIRO 2025 - O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) admite que o fim do crime de exploração de mão de obra em condições análogas à escravidão no Brasil depende de ações mais abrangentes do que o combate que vem sendo feito há 30 anos.

Em nota, o MTE diz que a erradicação do trabalho escravo contemporâneo no país exige “articulação com a sociedade civil” e “um conjunto de iniciativas estruturais em áreas como educação, saúde e emprego, que complementem as ações repressivas e de resgate, visando à construção de um país mais justo”.

Fonte: Tribuna do Norte.

Telemarketing abusivo persiste mesmo com regulamentação

Brasileiros recebem mais de um bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês 
| Foto: Bruno Peres/Agência Brasil

Larissa Duarte

Repórter


03 de FEVEREIRO 2025 - As ligações de telemarketing indesejadas continuam sendo uma das principais reclamações dos consumidores brasileiros, mesmo após a regulamentação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que obriga empresas do setor a utilizarem o prefixo 0303. A medida, implementada em 2022, busca garantir transparência nas chamadas e permitir que o usuário escolha se deseja ou não atender. No entanto, muitas empresas seguem descumprindo a norma, dificultando o bloqueio e gerando impactos negativos no dia a dia das pessoas.

Segundo a Anatel, brasileiros recebem mais de um bilhão de chamadas de telemarketing abusivo por mês. De junho de 2022 a dezembro de 2024, a Agência bloqueou 184,9 bilhões de ligações inoportunas, mas a eficiência das medidas de bloqueio ainda é de apenas 85%. Entre os últimos sete meses de 2023 e os primeiros sete meses de 2024, a quantidade de chamadas abusivas bloqueadas subiu de 76,1 bilhões para 82,5 bilhões, demonstrando que o problema persiste.

Fonte: Tribuna do Norte.

Ação judicial pede cassação de prefeito, vice, ex-prefeito e vereadores em Natal

Foto: Rovena Rosa/Agencia Brasil

03 de FEVEREIRO 2025 - Uma ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) foi ajuizada contra o ex-prefeito de Natal Álvaro Dias, o atual prefeito da capital, Paulinho Freire, e outros envolvidos sob acusação de abuso de poder político e econômico nas eleições municipais de 2024.

O pedido feito à Justiça é pela cassação dos diplomas do atual prefeito, da vice-prefeita eleita, Joanna Guerra, e dos vereadores eleitos, Daniell Rendall e Irapoã Nóbrega, além de inelegibilidade de todos pelo período de oito anos.

Outro citado na ação é o diretor técnico da Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (ARSBAN), Victor Matheus Diógenes Ramos de Oliveira Freitas.

Além da cassação de mandatos e da inelegibilidade, foi pedido à Justiça a aplicação de multa aos envolvidos bem como informações ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Controladoria Geral do Município de Natal.

Fonte: Tribuna do Norte.

UFRN oferece tratamento para dor lombar crônica; veja como participar

Interessados devem ter disponibilidade para oito semanas de tratamento - Foto: 
Divulgação

03 de FEVEREIRO 2025 - O Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recrutando voluntários para uma pesquisa que oferece tratamento gratuito para dor lombar crônica. O estudo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPgFST), busca avaliar a eficácia da estimulação elétrica nervosa transcutânea de baixa frequência associada a exercícios de estabilização no alívio da dor.

Podem participar pessoas com idade entre 18 e 60 anos que apresentam dor lombar de origem mecânica há mais de três meses. Os interessados devem ter disponibilidade para oito semanas de tratamento, durante as quais receberão acompanhamento especializado e terão acesso a um protocolo terapêutico que combina estimulação elétrica e exercícios físicos.

Os interessados devem preencher um formulário para inscrição. Após o cadastro, a equipe responsável entrará em contato para fornecer mais detalhes. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo WhatsApp (84) 96611-5349.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Rio Grande do Norte tem sua primeira raça de ovinos reconhecida

Ovino da Raça Soinga - Foto: Opanes

03 de FEVEREIRO 2025 - Uma boa notícia para os criadores de ovinos do Rio Grande do Norte. Após estudos realizados por uma equipe de zootecnistas, a raça potiguar Soinga foi oficialmente registrada no Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa), em portaria publicada na última quarta-feira (29).

Os estudos foram financiados por emenda parlamentar do então deputado Betinho Rosado, executada pelo Governo do RN, via Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN), em parceria com o Mapa, no valor de R$ 100 mil. As zootecnistas Ana Luiza Guerreiro e Karoline Batista de Paiva Lopes foram as responsáveis pelo estudo e autoras do relatório técnico que serviu de arcabouço para o registro do ministério.

Agora, ficará na responsabilidade da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco) o registro genealógico da raça, garantindo a sua pureza e qualidade genética.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Polícia Civil cumpre mandado contra empresa suspeita de golpes em Mossoró

Foto: Divulgação PCRN

03 de FEVEREIRO 2025 - Policiais civis da Delegacia Especializada de Falsificações e Defraudações de Mossoró (DEFD) com apoio da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos de Mossoró (DEFUR), cumpriram, na última sexta-feira (31), um mandado de busca e apreensão contra uma empresa suspeita de aplicar golpes relacionados a financiamentos de veículos e imóveis. A ação ocorreu no município de Mossoró.

As investigações apontam que a empresa, representada por dois gerentes, utilizava artifícios fraudulentos para obter vantagem ilícita de clientes, que realizavam o pagamento de um falso sinal para aquisição de bens por meio de financiamento. No entanto, após a transação, os clientes não recebiam qualquer retorno ou concretização da compra.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Governo regulamenta ‘poder de polícia’ da Funai para prevenir infrações em terras indígenas

Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Fiscais poderão determinar retiradas compulsórias
Divulgação/Funai/Arquivo

03 de FEVEREIRO 2025 - O governo federal publicou o decreto que regulamenta o exercício do poder de polícia da Funai (Fundação Nacional do Índio) em terras indígenas. Conforme o texto, a medida é necessária para prevenir ou enfrentar ameaças à violação dos direitos das comunidades, além de combater ocupações ilegais em terras demarcadas. Em casos de risco iminente, a publicação estabelece que a Fundação poderá restringir o acesso ao território, expedir notificações de medidas cautelares a infratores e determinar a retirada compulsória de terceiros das terras indígenas.

Fonte: R7

Lula venceria em todos os cenários caso eleição fosse neste ano, aponta pesquisa

Cenário aponta vantagem do atual presidente
Ricardo Stuckert /PR/Arquivo

03 de FEVEREIRO 2025 - Uma pesquisa Genial/Quest, divulgada nesta segunda-feira (3), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria 30% das intenções de voto, caso a eleição fosse realizada neste ano. O índice se refere ao cenário estimulado, no qual são apresentados os nomes de possíveis candidatos. Nesse cenário, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aparece com 13%, seguido pelo cantor Gusttavo Lima (sem partido), com 12%, e Pablo Marçal (PRTB), com 11%. No cenário espontâneo, quando não há lista prévia, Lula aparece empatado com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ambos com 9% das intenções de voto.

A pesquisa ouviu 4.500 pessoas entre os dias 21 e 23 de janeiro de 2025. A margem de erro é de 1 ponto percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Fonte: R7

Pagamento de boletos por Pix começa nesta segunda (3); veja como vai funcionar


03 de FEVEREIRO 2025 - A partir desta segunda-feira (3), entra em vigor a resolução do BC (Banco Central) que autoriza o pagamento de boletos via Pix e cria uma nova modalidade de cobrança chamada de “boleto dinâmico”.

Segundo a autarquia, os boletos poderão ser pagos por meio de um QR Code inserido no próprio documento.

“Assim, serão incorporadas a agilidade, a conveniência e a grande aceitação do Pix à experiência do uso do boleto de pagamento, instrumento amplamente utilizado e objeto de diversos aperfeiçoamentos de segurança ao longo dos últimos anos”, diz o BC em comunicado oficial.

Fonte: Blog Robson Pires.

Cliente relata ter encontrado baratas em refeição do Madero no Natal Shopping


03 de FEVEREIRO 2025 - A odontopediatra Gabriela Ciro utilizou as redes sociais para fazer um relato preocupante: ela afirma ter encontrado baratas em refeições que pediu no restaurante Madero, localizado no Natal Shopping.

O caso gerou grande repercussão e levanta um alerta sobre os cuidados sanitários que estabelecimentos desse porte precisam manter para garantir a higiene do ambiente e dos alimentos servidos aos clientes.

A denúncia ainda não teve uma resposta oficial do restaurante, mas reforça a necessidade de fiscalização e transparência na segurança alimentar. O episódio também gera preocupação entre consumidores que frequentam o local e esperam um padrão elevado de qualidade.

Fonte: Blog Robson Pires.

Mulher completa mais de dois meses com rim de porco e se torna a primeira a sobreviver tanto tempo com órgão de animal

No meio, Towana, que está há dois meses com rim de porco — Foto: Mateo Salsedo

03 de FEVEREIRO 2025 - A mulher que recebeu um rim de porco após anos de hemodiálise é a primeira a sobreviver tanto tempo com o órgão do animal. Towana Looney está saudável há dois meses após o transplante, e o resultado traz esperança para milhares de pacientes ao redor do mundo.

A cirurgia foi realizada em novembro de 2024 pela equipe de pesquisadores nos Estados Unidos. Desde então, ela segue bem.

Por Redação g1

Quatro pessoas são presas pela venda de 50 mil diplomas falsos e milhares carteirinhas de estudante

Quatro pessoas foram presas em São Lourenço por suposta venda de diplomas e 
carteirinhas falsos — Foto: Reprodução/Fantástico

03 de FEVEREIRO 2025 - Quatro pessoas foram presas por suspeita de vender 50 mil diplomas falsos e milhares de carteirinhas de estudante em todo o Brasil. Uma investigação do Ministério Público mostrou que duas instituições de ensino – as escolas Escon e Fajon - ofereciam cursos online que emitiam certificados de centenas de horas de aulas, mas que podiam ser cumpridos em poucos minutos.

A investigação começou quando, em uma cidade 3 mil habitantes no interior de Goiás, 67 dos 114 funcionários da prefeitura apresentaram certificados de cursos online. No município de Perolândia, quem obtém um diploma de ao menos 180 horas de duração pode ter um aumento, que pode chegar a 30% em cursos de mais de mil horas. Isso gerou desconfiança de duas servidoras, que conversaram com o Fantástico, mas pediram para não serem identificadas.

Por Fantástico

Matriarca da família envenenada confessa ter envenenado vizinha com café; veja depoimento

Maria dos Aflitos Silva, matriarca da família envenenada por pesticida no Piauí, 
confessou ter matado a vizinha Maria Jocilene da Silva com café envenenado — Foto: 
TV Globo/Reprodução

03 de FEVEREIRO 2025 - O caso da família envenenada por pesticida no Piauí ganhou uma nova reviravolta na semana passada. A matriarca, Maria dos Aflitos, foi presa na última sexta-feira (31) e confessou ter matado a vizinha, Maria Jocilene da Silva, com café envenenado, na tentativa de incriminá-la pelas outras mortes e livrar o marido.

Francisco de Assis Pereira da Costa, o marido de Maria dos Aflitos, foi preso no dia 8 de janeiro, acusado de envenenar dois filhos e cinco netos de Maria em um almoço no primeiro dia do ano, com as sobras de um baião de dois servido no Réveillon.

Com Francisco já preso, a intenção de Maria era que a morte de Jocilene, por envenenamento, fosse simulada como um suicídio, para que ela adquirisse a culpa de todos os outros crimes e Francisco fosse liberado, explica o delegado Abimal Silva.

Por Fantástico