Saúde Novas diretrizes redefinem níveis da pressão arterial e reforçam importância da prevenção

30 de SETEMBRO 2025 - A pressão arterial ganhou uma nova classificação no Brasil após atualização conjunta da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Brasileira de Nefrologia e da Sociedade Brasileira de Hipertensão.

Agora, a pressão é dividida em três níveis: normal, quando está abaixo de 12 por 8; pré-hipertensão, entre 12 por 8 e 13 por 9; e hipertensão, a partir de 14 por 9.

De acordo com o cardiologista Arthur Carvalho, a mudança tem como objetivo identificar precocemente pessoas em risco cardiovascular.

“A pressão alta ainda é considerada igual ou superior a 14 por 9. Mas aqueles pacientes com pressão acima de 12 por 8 e abaixo de 14 por 9 já são classificados como pré-hipertensos”, explicou.

A hipertensão é uma doença silenciosa e está entre as principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Fonte: Blog Robson Pires.

Cresce população idosa no RN: especialista destaca papel da alimentação nesta fase

Com a idade, o corpo passa por transformações fisiológicas que exigem atenção 
especial. Foto: José Aldenir / Agora RN

Redação

30 de SETEMBRO 2025 - De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira com mais de 60 anos saltou de 22,3 milhões em 2012 para 31,2 milhões em 2021, passando de 11,3% para 14,7% da população total. Um aumento de quase 40% em menos de uma década. No Rio Grande do Norte, esse cenário também é evidente: em 12 anos, o percentual de idosos subiu de 7,6% para 10,5% no estado, segundo o Censo 2022.

Esse crescimento reforça a importância do Dia Internacional das Pessoas Idosas e do Dia Nacional do Idoso, celebrados em 1º de outubro. As datas chamam atenção para as necessidades desse público na terceira fase da vida. Entre elas, a alimentação ocupa papel de destaque por ser fundamental no enfrentamento das mudanças trazidas pelo envelhecimento.

Fonte: AgoraRN

Poeta do forró, Dorgival Dantas defende preservação da cultura do Nordeste

Dorgival Dantas é embaixador do Turismo do RN e reforça vínculo com as raízes. 
Foto: Luana Tayze

Nathallya Macedo

30 de SETEMBRO 2025 - No sertão potiguar, em Olho-d’Água do Borges, nasceu um dos maiores nomes do forró contemporâneo. Cantor, sanfoneiro e compositor, Dorgival Dantas transformou lembranças da infância, ensinamentos do pai e referências da cultura nordestina em canções que hoje ecoam por todo o Brasil. Conhecido como o “poeta” do forró, ele conquistou tanto o público quanto colegas de profissão, que deram voz às suas composições e ampliaram ainda mais seu alcance.

Embaixador do Turismo do Rio Grande do Norte desde 2024, Dorgival reforça seu vínculo com as raízes. Para ele, cada acorde é também um gesto de gratidão à terra natal. “É o meu sangue, a minha terra”, resumiu. Entre lembranças do pai, homenagens a ícones como Elino Julião e projetos como a “Cidade do Forró”, ele mostra que sua trajetória vai além da música: é também uma missão de preservação cultural.

Fonte: AgoraRN

Estudo busca idosos 80+ para pesquisa sobre longevidade

Foto: Freepik

30 de SETEMBRO 2025 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde e o Grupo de Exercício Clínico e Envelhecimento, da UFRN, estão recrutando voluntários com 80 anos ou mais para participar do Estudo Natal. Podem participar residentes em Natal, lúcidas e que caminhem por conta própria, mesmo com apoio. Os interessados também devem ter o número do cartão do SUS.

A pesquisa investiga como o estilo de vida influencia o processo de envelhecimento, buscando compreender a relação entre atividade física, tempo sedentário, sono e aptidão física com o risco de quedas e eventos cardiovasculares, como infarto e AVC. Além do atendimento presencial, o estudo contará com uma plataforma digital exclusiva para registro e acompanhamento dos participantes ao longo do tempo.

O estudo, coordenado pelo professor Eduardo Caldas Costa, do Departamento de Educação Física, acompanhará 500 idosos, distribuídos entre os cinco distritos sanitários de Natal. A pesquisa acompanhará os participantes até o ano de 2028.

Mais informações estão disponíveis no site EstudoNatal.com.br ou no Instagram @estudo.natal. Os interessados também podem esclarecer dúvidas e realizar o agendamento de avaliação pelo WhatsApp (84) 99679-5040.

Fonte: Tribuna do Norte.

PF suspeita que organização criminosa tenha adulterado bebidas com metanol; Brasil tem 17 casos confirmados de intoxicação

Foto: DPF/divulgaçã

30 de SETEMBRO 2025 - A Polícia Federal instaurou um inquérito policial, para investigar as contaminações de Metanol em bebidas alcoólicas. A investigação será em todo o território nacional e não apenas em São Paulo, estado o qual os primeiros casos foram notificados. A principal suspeita é que uma organização criminosa esteja por trás da adulteração das bebidas.

Até o momento, já foram três óbitos confirmados, todos na cidade de São Paulo. Entre agosto e setembro deste ano, foram contabilizados 17 casos de intoxicação por metanol, número que é quase a média anual no país que é 20, segundo o Ministério da Saúde. De acordo com o Governo Federal, casos deste tipo são comuns em pessoas que estão em situação de rua, dependentes químicos e suicidas (se você está precisando de ajuda, disque 188 para falar com o Centro de Valorização da Vida – CVV).

Fonte: Tribuna do Norte.

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz em outubro

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

30 de SETEMBRO 2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.

Fonte: Tribuna do Norte.

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto

Foto: Arquivo/Agência Brasil

30 de SETEMBRO 2025 - Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, chamadas arboviroses, representam uma preocupação crescente para a saúde materno-infantil no Brasil.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – publicado recentemente sobre saúde pública – analisou mais de 6,9 milhões de nascidos vivos no país entre 2015 e 2020. Ele revelou que a infecção por esses vírus durante a gravidez está associada a maiores riscos de complicações no parto e para os recém-nascidos, incluindo parto prematuro, baixo peso ao nascer e até morte neonatal.

Fonte: Tribuna do Norte.

Professor suspeito de assédio sexual prometia melhores notas para alunas em troca de imagens íntimas, no Brejo da PB

Professor suspeito de assédio sexual prometia melhores notas para alunas em troca de 
imagens íntimas, no Brejo da PB — Foto: Pedro Júnior/TV Cabo Branco

30 de SETEMBRO 2025 - O professor preso suspeito de assediar sexualmente estudantes menores de idade, em Guarabira, no Brejo da Paraíba, prometia melhores pontuações para alunas em troca de imagens íntimas. As informações foram confirmadas pela Polícia Civil. Ele foi preso na última sexta-feira (26) e não teve a identidade divulgada.

De acordo com a delegada que investiga o caso, Isabela Martins, da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Guarabira (Deam), três vítimas já foram identificadas no caso, todas elas menores de idade. Uma quarta menor de idade vai ser ouvida e pode ser enquadrada também como uma outra vítima do professor.

Por g1 PB

Presos de Alcaçuz recebem cursos com foco na profissionalização e retorno à sociedade

Curso de panificação capacita presos de Alcaçuz para o mercado de trabalho — Foto:
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi


30 de SETEMBRO 2025 - Presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, já receberam cursos de eletricista, encanador, pedreiro e costureiro. O mais recente é o de panificação, que reúne 21 internos em 160 horas de aulas sobre a produção de pães, biscoitos, massas e pizzas.

A penitenciária tem ampliado a oferta de cursos profissionalizantes como forma de capacitar os apenados para o retorno à sociedade.

Para participar, é necessário ter boa conduta carcerária e estar próximo da progressão para o regime semiaberto. Além da qualificação, a atividade também possibilita a remissão de pena.

Por Inter TV Cabugi

Você dorme bem? Por que o sono pode ser aliado (ou vilão) do coração


Excesso de telas e falta de rotina são apontados como os maiores desafios para dormir 
bem, segundo especialistas — Foto: Adobe Stock

30 de SETEMBRO 2025 - Dormir pouco, roncar alto ou ter noites interrompidas não é só sinal de cansaço. Distúrbios do sono podem sobrecarregar o coração e elevar o risco de hipertensão, arritmia e infarto, alertam médicos.

No Dia Mundial do Coração, celebrado na última segunda-feira (29), especialistas reforçam que o descanso adequado é um dos principais aliados da saúde cardiovascular.

Sono e coração, o que tem a ver?

Quando adormecemos, a pressão arterial tende a cair. Isso alivia a carga sobre o coração, que não precisa bombear sangue contra uma “barreira de pressão” tão intensa.

“É como empurrar uma porta: se alguém está segurando do outro lado, exige muito mais esforço. Se está livre, fica mais fácil. Dormir bem faz exatamente isso pelo coração”, explica o cirurgião cardiovascular Ricardo Kazunori Katayose, do Hospital Beneficência Portuguesa.

Esse rebaixamento noturno da pressão — chamado de descenso fisiológico — é fundamental. Ele dá ao coração uma espécie de “folga” diária. Sem isso, o órgão trabalha em ritmo forçado o tempo todo.

Por Talyta Vespa, g1

Novo presidente do STF, Fachin diz que Judiciário não pode ser submisso, mas deve agir com contenção


30 de SETEMBRO 2025 - O ministro Edson Fachin tomou posse na última segunda-feira (29) como o novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Em seu discurso, Fachin defendeu a democracia e que o Judiciário não seja submisso a ninguém. Dentro dessa liberdade judicial, no entanto, pregou a autocontenção da magistratura, e não um ambiente de "espetáculo".

Fachin assume no lugar do ministro Luis Roberto Barroso, cujo mandato de dois anos à frente da Corte terminou.

Na cerimônia de posse estavam presentes, além dos demais 10 ministros do STF, as mais altas autoridades da República: o presidente Lula, o presidente do Senado e do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o procurador-geral da República, Paulo Gonet. Governadores de todo o país também assistiram à cerimônia.

Por Márcio Falcão, Fernanda Vivas, TV Globo — Brasília

Pesquisa indica consciência de brasileiros com saúde do coração

Foto: José Cruz/Agência Brasil

30 de SETEMBRO 2025 - Um questionário online respondido por 2 mil pessoas em todo o Brasil aponta que hábitos saudáveis para o coração são uma preocupação comum entre brasileiros.

Realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos a pedido da farmacêutica Novartis, a pesquisa ouviu de 64% dos entrevistados a afirmação de que adotaram novos hábitos de vida pela saúde do coração. A percepção de que esses hábitos são importantes também foi captada: 76% dos entrevistados disseram estar conscientes de que é possível se prevenir contra um infarto, e 72% disseram conhecer uma pessoa que infartou.

Entre os entrevistados que declararam ter mudado sua rotina em prol da saúde, 70% passaram a se alimentar de uma forma mais saudável, 64% começaram a se exercitar e 45% procuraram atividades com a finalidade de reduzir o estresse.

Fonte: Tribuna do Norte.

Adolescentes são encontradas em trabalho irregular em creche no RN, diz Conselho Tutelar

Trabalho irregular de adolescentes foi descoberto pelo Conselho Tutelar de 
Parnamirim após denúncia — Foto: Inter TV Cabugi/Reprodução

30 de SETEMBRO 2025 - Duas adolescentes, de 14 e 16 anos, foram encontradas pelo Conselho Tutelar trabalhando de forma irregular em uma creche particular localizada no bairro Nova Esperança, em Parnamirim, na Grande Natal.

Segundo o Conselho, a fiscalização foi realizada após uma denúncia anônima. No momento da abordagem, as jovens auxiliavam cinco crianças que estavam no local, mas outras seis eram aguardadas para o turno da tarde.

Por Inter TV Cabugi

Geração prateada busca universidade para manter viva a produtividade

Francisca Ferreira tem 61 anos e está cursando Ciências Biológicas na modalidade de 
Ensino a Distância (EaD)| Foto: Magnus Nascimento

Felipe Salustino
Repórter

29 de SETEMBRO 2025 - Um momento para ressignificar o próprio caminho. Este é o horizonte que Francisca Ferreira vislumbrou após se aposentar do serviço público estadual. E ela o encontrou na universidade, ambiente que considera ideal para cultivar conhecimento e compartilhar as experiências acumuladas ao longo da vida. Aos 61 anos, a estudante encara agora o desafio de cursar Ciências Biológicas na modalidade de Ensino a Distância (EaD) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). As razões que levaram Francisca à Academia reflete um desejo cada vez maior da chamada geração prateada: o de tornar-se produtivo por meio da participação no Ensino Superior.

A estudante está no primeiro período da graduação, depois de ter ingressado em outros dois cursos não concluídos – Turismo e Química, ambos na UFRN. Francisca Ferreira, diz que depois da aposentadoria, lhe surgiu um vazio e ela precisava preenchê-lo. Estar no Ensino Superior é motivo de muita satisfação. Antônio Tavares vivenciou a experiência de ressignificar a caminhada por duas vezes consecutivas, quando formou-se em Administração, aos 62 anos e, logo depois, em Engenharia Elétrica, aos 67. As duas graduações foram feitas na UFRN.

Fonte: Tribuna do Norte.

Médicos alertam para cuidados no volante durante gestação e puerpério

Médicos alertam para cuidados no volante durante gestação e puerpério - Foto: 
IFraldas

Agência Brasil

29 de SETEMBRO 2025 - O início da gestação é comumente marcado por vertigens, náuseas e vômitos, além de cansaço e sonolência. Com a evolução da gravidez, edemas, câimbras e contrações abdominais se somam à lista de sintomas e podem dificultar a concentração necessária para a condução de um veículo. O alerta é da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet).

Durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, a obstetra e membro da comissão científica da Abramet Lilian Kondo destacou que tanto a gestação quanto o puerpério são períodos que exigem maior atenção da mulher ao assumir o volante.

No caso de motoristas gestantes, as recomendações, segundo ela, incluem: 

evitar trajetos longos;

em caso de mal-estar, parar o veículo e pedir ajuda;

programar paradas frequentes para se alongar e se movimentar;

usar meias de compressão em viagens acima de quatro horas; e
utilizar equipamentos de segurança.


Nesse último quesito, a médica destaca que é recomendado afastar o banco do volante ao máximo, mas de forma que não prejudique a direção, além de utilizar o cinto de segurança de forma que a faixa subabdominal fique o mais baixo possível e nunca por cima da barriga. Já a faixa diagonal deve ser posicionada passando lateralmente ao útero.

Para puérperas, não há prazo definido para o retorno à condução de veículos. Alguns países, segundo Lilian, orientam aguardar de duas a seis semanas.

“A condição essencial é que a mulher esteja fisicamente e emocionalmente apta e sem fazer uso de medicamentos que prejudiquem a condução”.

Fonte: AgoraRN

Mãe pede “um último abraço” após ser esfaqueada pelo filho de 9 anos em SP

Foto: Reprodução Facebook

Redação

29 de SETEMBRO 2025 - A comerciante Caline Arruda dos Santos, de 37 anos, morreu após ser esfaqueada pelo filho de 9 anos, em Parelheiros, zona sul de São Paulo. Segundo testemunhas, a mãe chegou a pedir um último abraço ao menino depois de ser ferida no abdômen.

De acordo com informações registradas pela Polícia Civil, pouco antes do crime, Caline discutiu com o filho em frente ao comércio dela, pedindo que o garoto parasse de brincar na rua. Mais tarde, na casa do padrasto do menino, ela teria dito que informaria a um parente sobre o comportamento “respondão” da criança.

O menino então foi até a cozinha da residência, pegou uma faca e a escondeu sob a manga da camiseta. Ao se aproximar da mãe, que estava acompanhada do filho mais velho, de 19 anos, desferiu um único golpe na região abdominal.

Já ferida e perdendo os sentidos, Caline teria dito: “Venha aqui me dar um último abraço, porque não irei sobreviver”, relatou uma das testemunhas. Ela foi levada por um vizinho ao pronto-socorro Balneário São José e transferida para o Hospital de Parelheiros, mas chegou sem vida.

Fonte: AgoraRN

Inmet emite alerta de baixa umidade para 70 municípios do RN; confira lista

Inmet emite alerta de baixa umidade para 70 municípios do RN - Foto: Reprodução/ 
Inmet

Redação

29 de SETEMBRO 2025 - O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de baixa umidade relativa do ar para 70 municípios do Rio Grande do Norte. O alerta permanecerá em vigor até as 23h59 de segunda-feira 29. Entre as cidades abrangidas estão Mossoró, Pau dos Ferros, Caicó, Currais Novos, Apodi e Assu.

De acordo com o Inmet, o aviso é de nível amarelo, que indica perigo potencial. Durante o período, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%. A condição climática pode acarretar riscos à saúde da população e aumentar a possibilidade de incêndios florestais.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Fonte: AgoraRN

Nos próximos 10 anos, 16 mil servidores devem se aposentar no RN


29 de SETEMBRO 2025 - O quadro de servidores públicos do Rio Grande do Norte enfrenta um processo de envelhecimento e redução, provocado pelo crescimento das aposentadorias e pela limitação do Estado em contratar novos profissionais. A situação acende um alerta em setores estratégicos como segurança, saúde e educação, onde o déficit funcional já compromete o atendimento à população. Para a Secretaria Estadual de Administração (SEAD), o problema é, antes de tudo, demográfico e se reflete em graves dificuldades financeiras. A expectativa é de que, nos próximos dez anos, 16 mil servidores se aposentem.

Mas, para a SEAD, o vácuo deixado por eles poderá ser preenchido se as próximas gestões equilibrarem a reposição de quadros com responsabilidade fiscal e estímulo para que os servidores permaneçam em atividade. “Em um modelo ideal, deveríamos ter quatro servidores ativos para cada aposentado. Hoje, trabalhamos praticamente na proporção de um para um, o que é matematicamente insustentável”, explicou o titular da pasta, Pedro Lopes.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Paciente que deixou de receber rim por causa de transplante errado ganha novo órgão


29 de SETEMBRO 2025 - O paciente que deixou de receber um rim após o órgão ter sido transplantado equivocadamente em outra pessoa, em Natal, ganhou um novo órgão. A cirurgia aconteceu no Hospital Universitário Onofre Lopes.

Segundo o hospital, o procedimento ocorreu sem intercorrências e o paciente permanece com quadro de saúde estável. Ele está em um leito de UTI, conforme protocolo.

Já o paciente que recebeu o órgão errado recebeu alta e aguarda na fila por um novo rim. Ele havia deixado a UTI no dia 22 de setembro.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Aos 78 anos, idosa consegue tirar CNH na PB: 'Não desisti do meu sonho de infância'

Maria Salete tirou CNH aos 78 anos — Foto: Arquivo Pessoal

29 de SETEMBRO 2025 - 'Sonhos não envelhecem'. A frase da clássica música de Milton Nascimento ajuda a ilustrar bem a história de dona Maria Salete, uma idosa de 78 anos que conseguiu realizar o sonho de tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Campina Grande, Agreste da Paraíba. Motivada pela família, a aposentada não desistiu mesmo depois de sete reprovações na prova prática de direção, e agora está apta a dirigir.

Dona Maria Salete nasceu no município de Desterro, no Sertão da Paraíba. Ela conta que ainda na infância já sonhava - até literalmente - em dirigir pelas montanhas da região.

"Eu morava no interior e lá tinha muitas montanhas, espaços altos e baixos. Eu achava tão lindo! Sonhava dirigindo por lá e acordava feliz achando era verdade. E fiquei sempre com esse sonho", relata.

Já adulta, Salete se mudou para Campina Grande, onde casou, teve três filhos e trabalhou por mais de 30 anos no comércio local. Assim como acontece com muitas mulheres, o dia a dia corrido, com obrigações em casa e no trabalho, e todas as dificuldades impostas pela vida, fez o sonho de dirigir ficar de lado durante muitos anos.

Até que em 2024, motivada pelo filho, o médico Alisson Mendes, a aposentada voltou a acreditar na possibilidade de aprender a dirigir e obter a CNH.

Por Bruna Couto, g1 PB

Mais de mil autorizações formais para doação de órgãos na Paraíba foram feitas desde 2024

Mais de mil solicitações formais para doação de órgãos na Paraíba foram feitas em 
2024 — Foto: Reprodução/RPC

29 de SETEMBRO 2025 - Cerca de 1.109 pessoas procuraram cartórios para autorizar a doação de seus órgãos, após a morte, na Paraíba, desde 2024. As informações são do Colégio Notarial do Brasil, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério da Saúde.

O recorte é feito desde abril do ano passado, quando, por meio do serviço de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (AEDO), passou a ser colhido de forma digital a manifestação e formalização da vontade de doar órgãos. No último dia 27 de setembro, foi comemorado o Dia Nacional da Doação de Órgão.

Em termos de órgãos doados considerando todo o ano de 2024, a Central de Transplantes da Paraíba informou ao g1 que no período foram doados 51 órgãos e 282 transplantes foram realizados.

Por g1 PB

Infecções por Aedes aegypti elevam risco de complicações no parto

Foto: Arquivo/Agência Brasil

29 de SETEMBRO 2025 - Doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya, chamadas arboviroses, representam uma preocupação crescente para a saúde materno-infantil no Brasil.

Um estudo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) – publicado recentemente sobre saúde pública – analisou mais de 6,9 milhões de nascidos vivos no país entre 2015 e 2020. Ele revelou que a infecção por esses vírus durante a gravidez está associada a maiores riscos de complicações no parto e para os recém-nascidos, incluindo parto prematuro, baixo peso ao nascer e até morte neonatal.

Fonte: Tribuna do Norte.

Aneel reduz bandeira para vermelha 1 na conta de luz em outubro

Foto: Divulgação / Neoenergia Cosern

29 de SETEMBRO 2025 - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira vermelha patamar 1 irá vigorar no mês de outubro. Isso significa que as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.

A nova bandeira significa uma redução em relação aos meses de agosto e setembro, quando foi acionada a bandeira vermelha patamar 2.

De acordo com a Aneel, a medida foi adotada por causa do baixo volume de chuvas, afetando o nível dos reservatórios para a geração de energia nas usinas hidrelétricas.

“Diante desse cenário, há necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que são mais caras e justificam o acionamento da bandeira vermelha patamar 1 para outubro”, diz a agência.

Fonte: Tribuna do Norte.

Presos de Alcaçuz recebem cursos com foco na profissionalização e retorno à sociedade

Curso de panificação capacita presos de Alcaçuz para o mercado de trabalho — Foto: 
Sérgio Henrique Santos/Inter TV Cabugi

29 de SETEMBRO 2025 - Presos na Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, na Grande Natal, já receberam cursos de eletricista, encanador, pedreiro e costureiro. O mais recente é o de panificação, que reúne 21 internos em 160 horas de aulas sobre a produção de pães, biscoitos, massas e pizzas.

A penitenciária tem ampliado a oferta de cursos profissionalizantes como forma de capacitar os apenados para o retorno à sociedade.

Para participar, é necessário ter boa conduta carcerária e estar próximo da progressão para o regime semiaberto. Além da qualificação, a atividade também possibilita a remissão de pena.


Por Inter TV Cabugi

Motoristas com TDAH têm 2 vezes mais chance de se envolver em acidente

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

29 de SETEMBRO 2025 - Impulsividade, desatenção e agitação são alguns dos sintomas conhecidos do Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Apesar de ser comumente detectado na infância, o quadro geralmente acompanha a pessoa ao longo de toda a vida e exige cuidados – inclusive quando o paciente decide pegar o volante.

A Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) alerta que pessoas com TDAH têm duas vezes mais chance de se envolver em sinistros de trânsito, conforme atestam estudos internacionais.

Dados da entidade mostram ainda que, no Brasil, a prevalência de TDAH é estimada em 7,6% em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos; em 5,2% dos jovens com idade entre 18 e 44 anos; e em 6,1% das pessoas maiores de 44 anos.

Durante o 16° Congresso Brasileiro de Medicina do Tráfego, em Salvador, a médica do tráfego Joan Faber citou estudos que associam o TDAH a comportamentos no trânsito que incluem falta de julgamento, tendência em assumir riscos e busca por emoções.

Fonte: Tribuna do Norte.

Pesquisa indica consciência de brasileiros com saúde do coração

Foto: José Cruz/Agência Brasil

29 de SETEMBRO 2025 - Um questionário online respondido por 2 mil pessoas em todo o Brasil aponta que hábitos saudáveis para o coração são uma preocupação comum entre brasileiros.

Realizada entre 25 de agosto e 2 de setembro pelo Instituto Ipsos a pedido da farmacêutica Novartis, a pesquisa ouviu de 64% dos entrevistados a afirmação de que adotaram novos hábitos de vida pela saúde do coração. A percepção de que esses hábitos são importantes também foi captada: 76% dos entrevistados disseram estar conscientes de que é possível se prevenir contra um infarto, e 72% disseram conhecer uma pessoa que infartou.

Entre os entrevistados que declararam ter mudado sua rotina em prol da saúde, 70% passaram a se alimentar de uma forma mais saudável, 64% começaram a se exercitar e 45% procuraram atividades com a finalidade de reduzir o estresse.


Fonte: Tribuna do Norte.

Meninas de 12 a 19 anos vão ao ginecologista 18 vezes mais que os meninos vão ao urologista


26 de SETEMBRO 2025 - As meninas param de ir ao pediatra e passam a ir ao ginecologista. Já os meninos, muitas vezes, não vão para lugar nenhum. E o que é pior, muitos deles procuram se informar sobre saúde em academias, onde acabam recebendo dicas sobre suplementos ou até hormônios dos quais não precisam.

Dados do Ministério da Saúde mostram que a frequência das adolescentes do sexo feminino na faixa de 12 a 19 anos ao atendimento médico é quase 2,5 vezes maior que a dos meninos.

Ao se comparar a ida das meninas de 12 a 18 anos ao ginecologista e a dos meninos ao urologista, a discrepância é ainda maior: elas realizam 18 vezes mais atendimentos do que eles.

De olho nestes dados, a Sociedade Brasileira de Urologia incentiva a ida dos meninos ao urologista com o objetivo de:

Prevenir contra doenças sexualmente transmissíveis

Prevenir contra a gravidez indesejada nas parceiras (os)

Tratar eventuais doenças sexualmente transmissíveis

Evitar o uso desnecessário de suplementos e até anabolizantes, que podem causar problemas cardíacos, renais e até infertilidade

Avaliar o crescimento e o desenvolvimento físico e genital e esclarecer dúvidas sobre puberdade, como o tamanho do pênis

Detectar precocemente a varicocele, principal doença tratável responsável pela infertilidade masculina no futuro

Criar a cultura do autocuidado masculino, incentivando sua ida ao médico com repercussão sobre todas as etapas futuras da vida

Diagnosticar doenças silenciosas que podem afetar a saúde no futuro

Promover o início da vida sexual com segurança, tranquilidade e menos dúvidas.

Por Redação g1

Sabe quantos ovos comer no café da manhã sem prejudicar o coração? Veja o que dizem os médicos e as novas pesquisas

26 de SETEMBRO 2025 - O ovo, um dos alimentos mais populares no café da manhã, voltou a ser tema de debate entre especialistas em saúde.

Ricos em proteínas, vitaminas e minerais, eles são considerados uma fonte acessível de nutrientes essenciais. Mas afinal, qual é a quantidade ideal para cuidar do coração?

Estudos recentes apontam que o consumo moderado de ovos não aumenta o risco de doenças cardiovasculares em pessoas saudáveis. Pelo contrário: o alimento pode até ajudar a manter a saciedade e controlar o apetite ao longo do dia.

Os especialistas recomendam até um ovo por dia como parte de uma dieta equilibrada.

Em alguns casos, esse número pode ser maior, desde que a alimentação esteja associada a outros hábitos saudáveis, como prática de atividade física regular e consumo reduzido de gorduras saturadas e ultraprocessados.

Fonte: Blog Robson Pires.

SUS amplia acesso à mamografia a mulheres de 40 a 49 anos

Crédito da foto: Reprodução
Mamografias no SUS em pacientes com menos de 50 anos representam 30% do total, 
equivalente a mais de

26 de SETEMBRO 2025 - Mulheres de 40 a 49 anos passam a ter assegurado o acesso à mamografia no Sistema Único de Saúde (SUS), mesmo que elas não apresentem sinais ou sintomas de câncer. Essa faixa etária concentra 23% dos casos da doença e a detecção precoce aumenta as chances de cura.

A medida do Ministério da Saúde é voltada à melhoria do diagnóstico e assistência, com início do atendimento móvel em 22 estados pelo programa Agora Tem Especialistas e a oferta de medicamentos mais modernos. A recomendação para as mulheres a partir dos 40 anos é que o exame seja feito sob demanda, em decisão com o profissional de saúde.

Fonte: DeFato.com

Aumenta o número de motoristas que se recusam a fazer teste do bafômetro no RN

Os dados indicam que o número de recusas do teste vinha caindo desde 2022 e
apresentou alta em 2025| Foto: Arquivo TN

26 de SETEMBRO 2025 - O número de motoristas que se recusaram a fazer o teste do bafômetro no Rio Grande do Norte de janeiro de 2025 até a última terça-feira (23) cresceu 64,9% em relação a todo o ano de 2024, de acordo com informações do comando da Operação Lei Seca no estado. As informações indicam que foram 1.537 recusas em 2024, enquanto neste ano, já são 2.536. A recusa em fazer o teste do bafômetro é considerada infração prevista no artigo 165-A do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com penalidades que vão de multa a retenção do veículo e recolhimento da carteira de habilitação.

Fonte: Tribuna do Norte.

Ipespe: aprovação do governo Lula cresce a 50% e sai do saldo negativo


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Valter Campanato/Agência Brasil

CNN Brasil

26 de SETEMBRO 2025 - A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e atingiu os 50%, de acordo com pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada. Com isso, o índice está numericamente superior ao da desaprovação à administração federal, que é de 48%.

Foram ouvidas 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%.

Em relação à rodada anterior, divulgada em julho, o índice de desaprovação recuou três pontos percentuais. Simultaneamente, a aprovação avançou sete pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, a aprovação ao governo Lula é “superlativa entre os eleitores de esquerda (95%), mas superou a desaprovação também entre eleitores do centro (49%) e da classe média (51%)”.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Necropsia aponta violência física e traumatismo craniano em bebê que morreu em hospital de João Pessoa


Bebê deu entrada no Hospital da Mulher de João Pessoa com sinais de agressões —
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

26 de SETEMBRO 2025 - Uma necropsia apontou que a criança de 1 ano e 11 meses que morreu no Hospital da Mulher, em João Pessoa, foi vítima de violência física, teve uma ruptura do fígado e também traumatismo craniano, de acordo com o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC).

Segundo o instituto, o corpo da criança apresentou marcas de violência na região do abdome, com uma hemorragia interna, proveniente da ruptura do fígado. Ainda conforme o laudo, foram descartados sinais de violência sexual contra a criança.

O laudo médico do IPC vai ficar pronto dentro do prazo legal de dez dias. O corpo da criança foi liberado das dependências do instituto para realização do funeral.

A mãe e o padrasto do bebê foram levados para delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento sobre o caso.

Por g1 PB e TV Cabo Branco

Senado e Câmara aprovam criação de novo programa federal de médicos especialistas


Paciente recebendo atendimento médico durante expedição do Hospital do Amor —
Foto: Valdenilson / Sindicato Rural

26 de SETEMBRO 2025 - A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a medida provisória que cria o programa Agora Tem Especialistas, iniciativa lançada pelo Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera nas filas por especialidades médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto seguirá agora para sanção presidencial.

Os atendimentos do programa serão feitos a partir da adesão de hospitais privados ou filantrópicos ao programa.

Em contrapartida, esses hospitais terão incentivos fiscais referentes aos valores das consultas e atendimentos realizados.

O governo instituiu um teto de até R$ 2 bilhões para a renúncia fiscal aos hospitais que aderirem ao programa.

Por Paloma Rodrigues, Luiz Felipe Barbiéri, TV Globo e g1 — Brasília

Por que a dengue é a primeira doença com impacto ampliado por causa da crise do clima?


Doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti pode levar a morte. — Foto: Adobe
Stock

26 de SETEMBRO 2025 - Um inseto de poucos milímetros é capaz de lotar hospitais e mudar a rotina de milhões de pessoas.

E o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, ganhou um aliado poderoso nos últimos anos: o clima cada vez mais quente.

Estudos mostram que o mosquito se multiplica com muito mais rapidez em temperaturas entre 20 °C e 29 °C, justamente a faixa que se tornou mais frequente no Brasil e no mundo com o aquecimento global.

Basta um aumento de 2 °C para que os casos de dengue cresçam em média 18%.

Com o calor, o ciclo de vida do Aedes se acelera.

Ele nasce mais rápido, pica mais rápido e transmite o vírus em menos tempo.

Na prática, a população do inseto cresce em ritmo turbinado, ampliando o risco de surtos.

Por Roberto Peixoto, g1

UFRN busca voluntários que fizeram cirurgia no joelho para estudo; veja como participar

Foto: Freepik/Reprodução

26 de SETEMBRO 2025 - O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (PPgFis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recrutando voluntários que tenham passado recentemente por cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho.

Podem se inscrever pessoas entre 18 e 40 anos, com até três meses de pós-operatório e que estejam em processo de reabilitação. Os participantes receberão gratuitamente uma avaliação com dinamômetro isocinético – equipamento que mede força, potência e resistência muscular – além de orientações para o retorno gradual às atividades físicas.

O objetivo do estudo é verificar se uma escala de percepção de esforço pode servir como ferramenta complementar para prescrever exercícios de reabilitação em casos de reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Os interessados devem preencher o formulário de triagem online e podem obter mais informações pelo Instagram @ppgfis.ufrn ou pelos números de WhatsApp (84) 98803-1547 e (84) 99903-6692.

Fonte: Tribuna do Norte.

Homem de 71 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de crianças em Lagoa Salgada, interior do RN


Polícia Civil orienta que eventuais vítimas procurem a delegacia para registrar
ocorrência - Foto: Reprodução

Redação

26 de SETEMBRO 2025 - Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (DP) de Monte Alegre, em conjunto com o 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 71 anos investigado por abusos sexuais contra crianças no município de Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte.

As investigações começaram após denúncia feita por familiares de uma vítima, uma criança de 5 anos, que relatou abusos recorrentes. Com a divulgação do caso, outras vítimas se apresentaram para depor, relatando práticas semelhantes e descrevendo um padrão de conduta suspeito por parte do investigado.

Fonte: AgoraRN

Comissão aprova campanha contra crimes digitais com uso de inteligência artificial


26 de SETEMBRO 2025 - A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto de lei que cria campanha nacional de prevenção e combate a crimes digitais contra crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O foco é o uso indevido de ferramentas de inteligência artificial (IA).

Por recomendação do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 177/24, do deputado Saullo Vianna (União-AM).

Segundo Duarte Jr., a medida amplia a prevenção e reduz a vulnerabilidade diante de ameaças virtuais. “O uso malicioso da tecnologia abre espaço para novas modalidades de crimes, como manipulação de dados, criação de imagens falsas (deepfakes), desinformação e aliciamento de menores em plataformas digitais”, afirmou.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

PF prende cinco suspeitos de fraudes bancárias no RN


Operação Retentor cumpriu mandados em Natal e Parnamirim contra grupo acusado
de fraudes bancárias - Foto: José Aldenir / AgoraRN

Redação

26 de SETEMBRO 2025 - A Polícia Federal deflagrou, na manhã da última quinta-feira 25, a Operação Retentor para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias realizadas por meio da retenção de cartões em terminais de autoatendimento.

De acordo com as investigações, o grupo instalava dispositivos físicos em caixas eletrônicos para impedir a retirada dos cartões. As vítimas eram induzidas a ligar para números de falsas centrais de atendimento, onde integrantes do esquema se passavam por funcionários de bancos e obtinham as senhas. Em seguida, os criminosos retiravam os cartões retidos e realizavam saques, transferências para contas de “laranjas” ou simulação de compras em maquinetas fornecidas pela própria quadrilha.

Fonte: AgoraRN

UERN Natal abre exposição gratuita com foco no combate ao racismo religioso


Foto: Divulgação

26 de SETEMBRO 2025 - A Galeria de Artes da UERN Natal abre nesta sexta-feira (26), às 19h, mais uma exposição do projeto de extensão “As Religiões numa perspectiva afrocentrada: diálogos sobre as religiosidades de matriz africana nos contextos da educação e da saúde”, do Departamento de Ciências da Religião e da Escola de Extensão da UERN (EdUCA), que busca combater o racismo religioso por meio da arte e da educação.

A abertura contará com a apresentação do tradicional Afoxé Estrela da Manhã, em um cortejo cenopoético inspirado na obra. A exposição ficará aberta ao público, com entrada gratuita, até o dia 10 de outubro.

Fonte: Tribuna do Norte.

UFRN busca voluntários que fizeram cirurgia no joelho para estudo; veja como participar

 
Foto: Freepik/Reprodução

25 de SETEMBRO 2025 - O Programa de Pós-Graduação em Fisiologia (PPgFis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) está recrutando voluntários que tenham passado recentemente por cirurgia de reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho.

Podem se inscrever pessoas entre 18 e 40 anos, com até três meses de pós-operatório e que estejam em processo de reabilitação. Os participantes receberão gratuitamente uma avaliação com dinamômetro isocinético – equipamento que mede força, potência e resistência muscular – além de orientações para o retorno gradual às atividades físicas.

O objetivo do estudo é verificar se uma escala de percepção de esforço pode servir como ferramenta complementar para prescrever exercícios de reabilitação em casos de reconstrução do ligamento cruzado anterior.

Os interessados devem preencher o formulário de triagem online e podem obter mais informações pelo Instagram @ppgfis.ufrn ou pelos números de WhatsApp (84) 98803-1547 e (84) 99903-6692.

Fonte: Tribuna do Norte.

Ipespe: aprovação do governo Lula cresce a 50% e sai do saldo negativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) • Valter Campanato/Agência Brasil

CNN Brasil

25 de SETEMBRO 2025 - A aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu e atingiu os 50%, de acordo com pesquisa Pulso Brasil/Ipespe divulgada. Com isso, o índice está numericamente superior ao da desaprovação à administração federal, que é de 48%.

Foram ouvidas 2.500 pessoas em todas as regiões do país entre os dias 19 e 22 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95,45%.

Em relação à rodada anterior, divulgada em julho, o índice de desaprovação recuou três pontos percentuais. Simultaneamente, a aprovação avançou sete pontos percentuais.

De acordo com o levantamento, a aprovação ao governo Lula é “superlativa entre os eleitores de esquerda (95%), mas superou a desaprovação também entre eleitores do centro (49%) e da classe média (51%)”.

Fonte: Jornal O Mossoroense.

Homem de 71 anos é preso suspeito de abusar sexualmente de crianças em Lagoa Salgada, interior do RN

Polícia Civil orienta que eventuais vítimas procurem a delegacia para registrar 
ocorrência - Foto: Reprodução

Redação

25 de SETEMBRO 2025 - Policiais civis da 27ª Delegacia de Polícia (DP) de Monte Alegre, em conjunto com o 1º Núcleo de Investigação Qualificada (NIQ), cumpriram um mandado de prisão preventiva contra um homem de 71 anos investigado por abusos sexuais contra crianças no município de Lagoa Salgada, no Rio Grande do Norte.

As investigações começaram após denúncia feita por familiares de uma vítima, uma criança de 5 anos, que relatou abusos recorrentes. Com a divulgação do caso, outras vítimas se apresentaram para depor, relatando práticas semelhantes e descrevendo um padrão de conduta suspeito por parte do investigado.

Fonte: AgoraRN

PF prende cinco suspeitos de fraudes bancárias no RN

Operação Retentor cumpriu mandados em Natal e Parnamirim contra grupo acusado 
de fraudes bancárias - Foto: José Aldenir / AgoraRN

Redação

25 de SETEMBRO 2025 - A Polícia Federal deflagrou, na manhã da última quinta-feira 25, a Operação Retentor para desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias realizadas por meio da retenção de cartões em terminais de autoatendimento.

De acordo com as investigações, o grupo instalava dispositivos físicos em caixas eletrônicos para impedir a retirada dos cartões. As vítimas eram induzidas a ligar para números de falsas centrais de atendimento, onde integrantes do esquema se passavam por funcionários de bancos e obtinham as senhas. Em seguida, os criminosos retiravam os cartões retidos e realizavam saques, transferências para contas de “laranjas” ou simulação de compras em maquinetas fornecidas pela própria quadrilha.

Fonte: AgoraRN

Governo Federal propõe criação de faixa de classificação indicativa para maiores de 6 anos


25 de SETEMBRO 2025 - O governo federal anunciou a proposta de uma nova faixa de classificação indicativa, que não recomenda coisas para um público menor de 6 anos de idade.

"A proposta reconhece que crianças nessa faixa etária estão em uma fase de transição entre o pensamento simbólico e o pensamento lógico-concreto", afirma o governo, em comunicado publicado no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

"Elas começam a compreender regras sociais, narrativas mais complexas e relações de causa e efeito, mas ainda são altamente influenciáveis por estímulos visuais e emocionais intensos."

A recomendação envolveria conteúdos audiovisuais, como filmes ou séries, e aplicativos digitais e "interfaces de inteligência artificial".

O governo afirma que fará uma consulta pública com o setor para "subsidiar a implementação da nova faixa". "Serão ouvidos, por exemplo, responsáveis por serviços de streaming, de jogos digitais, de redes sociais, de inteligência artificial generativa, entre outros."

Por Redação g1

Seca atinge 83% do estado e governo limita uso da água no Canal do Pataxó

O documento define dias alternados para irrigação nas margens do rio.
Descumprimento pode acarretar suspensão do uso | Foto: Marcelo Barroso

25 de SETEMBRO 2025 - O Governo do Rio Grande do Norte declarou situação de escassez hídrica no Canal do Pataxó e no trecho perenizado do rio homônimo, localizado entre os municípios de Itajá e Ipanguaçu, no Vale do Açu. A medida, publicada em portaria do Instituto de Gestão das Águas (Igarn) no Diário Oficial do Estado (DOE), estabelece regras para o uso da água e restringe a captação por irrigantes, pecuaristas e moradores da região. O anúncio vem diante do agravamento da seca, que já atinge 83% do território potiguar.

O documento define dias alternados para irrigação nas margens do rio, limita o funcionamento de sifões a 11 horas diárias, entre 6h e 17h, e proíbe o uso para encher açudes, lagoas ou barreiros. Em caso de descumprimento, prevê desde advertência até a suspensão do direito de uso da água.

Fonte: Tribuna do Norte.

Necropsia aponta violência física e traumatismo craniano em bebê que morreu em hospital de João Pessoa

Bebê deu entrada no Hospital da Mulher de João Pessoa com sinais de agressões — 
Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

25 de SETEMBRO 2025 - Uma necropsia apontou que a criança de 1 ano e 11 meses que morreu no Hospital da Mulher, em João Pessoa, foi vítima de violência física, teve uma ruptura do fígado e também traumatismo craniano, de acordo com o Instituto de Polícia Científica da Paraíba (IPC).

Segundo o instituto, o corpo da criança apresentou marcas de violência na região do abdome, com uma hemorragia interna, proveniente da ruptura do fígado. Ainda conforme o laudo, foram descartados sinais de violência sexual contra a criança.

O laudo médico do IPC vai ficar pronto dentro do prazo legal de dez dias. O corpo da criança foi liberado das dependências do instituto para realização do funeral.

A mãe e o padrasto do bebê foram levados para delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento sobre o caso.

Por g1 PB e TV Cabo Branco

Por que a dengue é a primeira doença com impacto ampliado por causa da crise do clima?

Doença provocada pelo mosquito Aedes aegypti pode levar a morte. — Foto: Adobe 
Stock

25 de SETEMBRO 2025 - Um inseto de poucos milímetros é capaz de lotar hospitais e mudar a rotina de milhões de pessoas.

E o Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya, ganhou um aliado poderoso nos últimos anos: o clima cada vez mais quente.

Estudos mostram que o mosquito se multiplica com muito mais rapidez em temperaturas entre 20 °C e 29 °C, justamente a faixa que se tornou mais frequente no Brasil e no mundo com o aquecimento global.

Basta um aumento de 2 °C para que os casos de dengue cresçam em média 18%.

Com o calor, o ciclo de vida do Aedes se acelera.

Ele nasce mais rápido, pica mais rápido e transmite o vírus em menos tempo.

Na prática, a população do inseto cresce em ritmo turbinado, ampliando o risco de surtos.

Por Roberto Peixoto, g1

Caraúbas tem situação de emergência reconhecida por seca; Governo Federal libera recursos

Foto: Divulgação

25 de SETEMBRO 2025 - O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconhece a situação de emergência em cinco cidades do Brasil afetadas por desastres naturais, incluindo Caraúbas, no Rio Grande do Norte, devido à seca prolongada. O anúncio foi feito por meio da Defesa Civil Nacional.

Fonte: Tribuna do Norte.

Senado e Câmara aprovam criação de novo programa federal de médicos especialistas

Paciente recebendo atendimento médico durante expedição do Hospital do Amor — 
Foto: Valdenilson / Sindicato Rural

25 de SETEMBRO 2025 - A Câmara dos Deputados e o Senado aprovaram a medida provisória que cria o programa Agora Tem Especialistas, iniciativa lançada pelo Ministério da Saúde para reduzir o tempo de espera nas filas por especialidades médicas no Sistema Único de Saúde (SUS).

O projeto seguirá agora para sanção presidencial.

Os atendimentos do programa serão feitos a partir da adesão de hospitais privados ou filantrópicos ao programa.

Em contrapartida, esses hospitais terão incentivos fiscais referentes aos valores das consultas e atendimentos realizados.

O governo instituiu um teto de até R$ 2 bilhões para a renúncia fiscal aos hospitais que aderirem ao programa.

Por Paloma Rodrigues, Luiz Felipe Barbiéri, TV Globo e g1 — Brasília

Comissão aprova campanha contra crimes digitais com uso de inteligência artificial


25 de SETEMBRO 2025 - A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência aprovou projeto de lei que cria campanha nacional de prevenção e combate a crimes digitais contra crianças, adolescentes e pessoas com deficiência. O foco é o uso indevido de ferramentas de inteligência artificial (IA).

Por recomendação do relator, deputado Duarte Jr. (PSB-MA), foi aprovado o substitutivo da Comissão de Educação ao Projeto de Lei 177/24, do deputado Saullo Vianna (União-AM).

Segundo Duarte Jr., a medida amplia a prevenção e reduz a vulnerabilidade diante de ameaças virtuais. “O uso malicioso da tecnologia abre espaço para novas modalidades de crimes, como manipulação de dados, criação de imagens falsas (deepfakes), desinformação e aliciamento de menores em plataformas digitais”, afirmou.

Fonte: Jornal O Mossoroense.