População forma fila em frente ao CadÚnico do bairro de Igapó,
em Natal, para tentar agendar atendimento, em busca de
auxílios sociais. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
11 de FEVEREIRO 2022 - A fila de pessoas tentando se cadastrar ou renovar o registro no CadÚnico, para ter acesso a programas sociais como o Auxílio Brasil, voltou a se formar nesta sexta-feira (11) em frente à unidade da Secretaria Municipal de Assistência Social no bairro Igapó, na Zona Norte de Natal.
A população procurou o local mesmo após a prefeitura informar que o agendamento seria realizado exclusivamente por meio do aplicativo Natal Digital, a partir desta semana. A medida foi anunciada para tentar desafogar as filas que se formam semanalmente ao longo dos últimos meses.
Os usuários reclamam que não conseguiram marcar atendimento e por isso procuraram o serviço de forma presencial.
É o caso da dona de casa Erineide da Silva, que tentou realizar o agendamento pelo aplicativo, mas não conseguiu. Sem resposta, chegou à fila em frente ao CadÚnico às 19h de quinta-feira (10) e passou a noite no local.
Apesar da fila formada, ninguém conseguiu agendar o atendimento de forma presencial.
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), informou que as vagas de fevereiro, para agendamento e inclusão dos dados cadastrais no CadÚnico, se esgotaram.
Ainda segundo a prefeitura, somente a partir do dia 23 de fevereiro a Semtas vai iniciar o agendamento referente ao mês de março.
Sobre o Cadastro Único
O Cadastro Único (CadÚnico) reúne informações sobre as famílias de baixa renda. O registro mostra onde estão essas famílias, quem faz parte delas, qual a situação social e de renda. Com base no CadÚnico, o governo federal, estados e prefeituras podem planejar e incluir as pessoas em situação de vulnerabilidade nos programas sociais.
Atualmente, Natal tem cerca de 100 mil famílias inseridas no Cadastro Único e 62 mil famílias beneficiárias do Programa Auxílio Brasil.