Doença de "outra época", tétano segue sendo uma ameaça mortal

Vacina contra vírus da bronquiolite tem faixa etária ampliada pela Anvisa • Freepik

25 de JUNHO 2026 - O tétano pode parecer uma doença de outra época, mas especialistas alertam que ele continua sendo uma ameaça séria.

Dois relatórios recentes dos CDC (Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos) encontraram centenas de casos de tétano e dezenas de mortes ao longo de 15 anos, além de quatro casos em crianças apenas em 2024. Ao mesmo tempo, as taxas de vacinação diminuíram, o que preocupa os especialistas, que temem que mais pessoas fiquem vulneráveis a essa infecção potencialmente fatal, embora prevenível.

O tétano é causado por uma bactéria chamada Clostridium tetani. Essa bactéria produz esporos extremamente comuns no ambiente. Eles podem ser encontrados no solo, na poeira e em fezes de animais.

O tétano ocorre quando esses esporos entram no organismo por meio de uma lesão. Uma vez dentro do corpo, a bactéria pode produzir uma toxina potente que ataca o sistema nervoso.

As pessoas mais vulneráveis são aquelas que não foram vacinadas ou não completaram o esquema básico de vacinação.

Fonte: CNN Brasil - Saúde.

Cuidadora e marido são presos suspeitos de furtar cartões e sacar dinheiro de idosos no RN

Carro da Polícia Civil do RN — Foto: Divulgação/Polícia Civil

25 de JUNHO 2026 - A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (24), um casal suspeito de furtar dinheiro das contas bancárias de dois idosos, de 70 e 72 anos, em Macau, na Região Costa Branca do Rio Grande do Norte. A mulher trabalhava como cuidadora de uma das vítimas.

Segundo as investigações, a suspeita de 30 anos foi contratada pela vítima de 70 anos para auxiliar nos cuidados do marido dela, que apresentava problemas de saúde. Ela aproveitou a função para furtar os cartões bancários usados para o recebimento dos benefícios previdenciários do casal.

O casal foi indiciado por furto qualificado, furto praticado contra pessoas idosas e comunicação falsa de crime.

A mulher negou o sumiço dos cartões quando questionada pela família. No entanto, a polícia apurou que ela passou a realizar diversas movimentações financeiras indevidas.

Por g1 RN

Pré-candidatos ao Governo intensificam agenda nesta fim de semana

Crédito da foto: Reprodução
Pré-candidatos Cadu Xavier, Álvaro Dias e Allyson Bezerra

Por Edilson Damasceno / Jornal de Fato

25 de JUNHO 2026 - A movimentação dos pré-candidatos ao Governo do Estado segue em ritmo acelerado para massificar o processo de divulgação de seus nomes e, consequentemente, fortalecerem suas ideias para quando o período da campanha propriamente dita for liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral. Diante disso, de hoje a sábado os três pré-candidatos intensificam suas agendas com um objetivo em comum: ganhar espaço e atrair a atenção do eleitor.

Fonte: DeFato.com

Cidade do RN lança programa contra obesidade com distribuição gratuita de ‘canetas emagrecedoras’

Programa atende inicialmente 20 pessoas — Foto: Pedra Grande/Divulgação

25 de JUNHO 2026 - A Prefeitura de Pedra Grande, no litoral Norte do Rio Grande do Norte, lançou um programa voltado ao tratamento da obesidade e de doenças associadas. A iniciativa prevê, em alguns casos, o uso de medicamentos conhecidos como análogos de GLP-1 — as chamadas “canetas emagrecedoras”.

De acordo com o município, a primeira etapa do programa selecionou 20 pessoas, que já estão sob acompanhamentos. Chamado de "Emagrece+", a iniciativa é custeada integralmente com recursos da própria prefeitura.

Segundo a nutricionista do município, Vanice Pontes, os participantes passaram por triagem e são selecionados conforme critérios como obesidade, diabetes, hipertensão e dislipidemia, doenças comumente relacionadas com a obesidade.

Por g1 RN

Censo da população em situação de rua será feito em cinco capitais

Daniella Almeida - Repórter da Agência Brasil
Brasília
© Paulo Pinto/Agência Brasil

25 de JUNHO 2026 - O governo federal lançou nesta terça-feira (23), em Brasília, as ações preparatórias para o primeiro Censo Nacional da População em Situação de Rua a ser realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O lançamento ocorreu em evento realizado no Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), para divulgar diversas ações para garantir direitos da população em situação de rua, ampliar o acesso a serviços públicos e proteção social.

O levantamento estatístico inédito, já anunciado em abril deste ano, irá mapear, de forma padronizada em todo o país, o perfil demográfico e socioeconômico dessa população, com a missão de fornecer dados oficiais para subsidiar políticas públicas mais eficazes.

Fonte: Agência Brasil.

Literatura potiguar se torna patrimônio cultural imaterial

Reconhecimento busca preservar memória, identidade cultural e contribuição dos 
escritores para a formação da cultura - Foto: Agência Brasil

Redação

25 de JUNHO 2026 - A literatura potiguar passou a ser oficialmente reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Rio Grande do Norte. A medida, apresentada pela deputada Divaneide Basílio (PT) e sancionada no último dia 18 pela governadora Fátima Bezerra (PT), reforça a preservação da memória, da identidade regional e da produção intelectual do Estado, além de reconhecer a contribuição de escritores e obras para a construção da identidade cultural potiguar.

O reconhecimento foi celebrado por autores e representantes do setor literário, que destacam a importância da iniciativa para a valorização da produção local.

Fonte: AgoraRN

Não é 'coisa da idade': por que cuidar da mente é urgente no envelhecimento.

Colaboração para VivaBem*
Psicoterapia pode ajudar idosos a lidar com perdas, mudanças na rotina, solidão e 
desafios emocionais que surgem ao longo do envelhecimento
Imagem: iStock

25 de JUNHO 2026 - Envelhecer envolve muito mais do que mudanças no corpo. A terceira idade também traz transformações emocionais importantes: aposentadoria, perdas afetivas, mudanças na rotina, redução da vida social e o desafio de lidar com um futuro que parece diferente do planejado.

Por muito tempo, a terapia foi associada apenas a crises ou transtornos psicológicos. Hoje, a visão é outra: cuidar da saúde mental pode fazer parte de um envelhecimento mais saudável, assim como manter uma alimentação equilibrada ou praticar atividade física.

A necessidade desse cuidado ganha relevância diante do cenário da saúde mental no Brasil. Dados da OMS mostram que o país é líder mundial em ansiedade e o primeiro colocado na América Latina quando se fala em depressão. Além disso, apresenta maior frequência entre mulheres e faixas etárias mais avançadas (60 a 64 anos). Em idosos, a doença muitas vezes aparece acompanhada de solidão, perda de autonomia, dificuldades familiares e lutos acumulados.

Fonte: Viva Bem uol

Michelle diz que Flávio Bolsonaro a desrespeitou e humilhou em ligação


25 de JUNHO 2026 - Em vídeo publicado nas redes sociais nesta quarta-feira (24/6), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) diz ter sido desrespeitada e maltratada pelo senador e pré-candidato à presidência Flávio Bolsonaro (PL) em uma ligação por conta do apoio do Partido Liberal no Ceará.

“Ele retornou a ligação. Mas, sinceramente, para dizer o que me disse, teria sido melhor que não tivesse ligado. Foi muito ríspido, me desrespeitou e me tratou mal ao telefone. E eu não tinha feito nada contra ele. Disse que seria melhor eu ficar fora das decisões do partido. Disse que eu havia chegado ontem e não entendia nada de política. Diante dessa humilhação, respondi que tudo bem”.

Segundo Michelle, o episódio ocorreu após ela manifestar oposição à articulação conduzida por lideranças do PL cearense para uma composição com Ciro Gomes já no primeiro turno da disputa estadual.

Fonte: Blog Robson Pires.

Comunicador cadeirante relata experiência na cobertura do São João de Campina Grande e diz que busca ampliar a acessibilidade: 'Mostrar otimismo'

Pedro Vidal, de 25 anos, na sala de imprensa do São João de Campina Grande — 
Foto: Pedro Vidal/Arquivo pessoal

25 de JUNHO 2026 - A paixão pela comunicação levou Pedro Vidal, de 25 anos, a deixar a atuação exclusiva no design para atuar também no rádio e em entrevistas. Cadeirante, ele integra a cobertura do São João 2026 de Campina Grande, no Agreste paraibano, e afirma que busca levar uma mensagem de otimismo e representatividade a outros profissionais com deficiência.

“Posso estar, sim, de alguma forma, mostrando a outros colegas PCDs que é possível estarmos em eventos, trabalharmos neles e sermos úteis para com a sociedade e conosco, embora as dificuldades. Falo isso não com vitimismo, mas tentando, nem que seja um pouco, mostrar otimismo. Deus é bom”, disse em entrevista ao g1.

Por Luana Silva, g1 PB

SUS volta a aplicar duas doses de reforço da vacina contra a pólio

Tâmara Freire - Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro
© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

25 de JUNHO 2026 - A partir de agosto, todas as crianças de 4 anos vão receber mais uma dose de reforço da vacina contra a poliomielite. Com isso, o Sistema Único de Saúde (SUS) volta a oferecer o esquema que era feito até 2024, mas agora exclusivamente com a vacina injetável.

Até aquele ano, todas as crianças recebiam três doses da vacina injetável, feita com o vírus inativado. E, posteriormente, duas doses de reforço com a vacina oral, de vírus enfraquecido, a famosa gotinha.

No entanto, como em situações muito raras, o vírus atenuado da vacina oral pode sofrer mutações e provocar a doença, o Ministério da Saúde decidiu utilizar exclusivamente a vacina injetável, suprimindo a segunda dose de reforço.

Fonte: Agência Brasil.

Saúde cria comitê para reduzir morte materna e infantil indígena

Agência Brasil
Brasília
© Rovena Rosa/Agência Brasil

25 de JUNHO 2026 - A Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde, instituiu nesta quarta-feira (24) o Comitê de Redução da Mortalidade Materna, Fetal e Infantil Indígena. O grupo atuará no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS).

O colegiado será responsável por propor diretrizes, estratégias e instrumentos voltados à diminuição da mortalidade materna, fetal e infantil, respeitando as especificidades de cada Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI). A atuação inclui o monitoramento de indicadores de saúde, análise de fatores de risco e avaliação das ações desenvolvidas nas regiões atendidas.

Fonte: Agência Brasil.

'Guerra de espadas' em festa junina termina em morte trágica na Bahia

Cidade Alerta|Do R7
25 de JUNHO 2026 - A tradicional guerra de espadas no Recôncavo Baiano terminou tragicamente com a morte do empresário Tarcísio. O evento ocorreu na cidade de Sapeaçu (BA) durante as festividades juninas. A prática envolve o arremesso de artefatos pirotécnicos caseiros feitos com bambu e pólvora.

Tarcísio, natural de Alagoas e residente em Salvador (BA), participava da atividade quando foi atingido por uma explosão que causou ferimentos fatais na cabeça. Imagens do evento mostram o momento crítico em que ele acendeu duas "espadas" simultaneamente antes da fatalidade ocorrer.

Apesar da popularidade cultural dessa prática em algumas cidades baianas, a guerra de espadas é proibida desde 2017 devido aos riscos associados ao uso desses artefatos explosivos.

Fonte: R7

Acusado de espancar namorada com 61 socos em elevador vai a júri popular em Natal


25 de JUNHO 2026 - A Justiça do Rio Grande do Norte decidiu levar a júri popular Igor Eduardo Pereira Cabral, acusado de tentar matar a então namorada, Juliana Soares, após agredi-la com 61 socos dentro de um elevador em um condomínio de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal.

Na decisão, a 1ª Vara Criminal de Natal pronunciou o réu por tentativa de feminicídio com duas qualificadoras e manteve sua prisão preventiva. O magistrado destacou a extrema violência das agressões e as graves consequências para a vítima.

Fonte: Blog Robson Pires.