Ex-engraxate, empresário do Sertão da PB está na lista de bilionários do mundo.

José Janguiê Diniz


28 de JUNHO de 2014 - O empresário José Janguiê Bezerra Diniz é o novo integrante da relação que elenca os bilionários do planeta. Dono do grupo Ser Educacional, que inclui as faculdades Maurício de Nassau e Joaquim Nabuco, tem uma fortuna estimada de US$ 1,1 bilhão.

A matéria publicada pela revista Forbes mostra as etapas de crescimento que Janguiê encarou até se tornar um mega empresário com uma corporação que teve oferta pública inicial avaliada em US$ 280 milhões, em outubro de 2013.

José Janguiê Diniz nasceu em 21 de março de 1964, em Santana dos Garrotes, a 425 km de João Pessoa, no Sertão da Paraíba.

Aos oito anos, morando no interior do Mato Grosso do Sul, Janguiê deu início ao seu primeiro projeto como empreendedor: uma caixa de engraxate. Pouco depois, trocou a graxa nos sapatos, pela venda de laranjas.

Aos 14 anos, já em Recife (PE), pediu ao tio para estudar na capital pernambucana, onde conseguiu com esse parente um emprego de datilógrafo em morou numa gráfica.
Vendo o tio advogar, o sonho de fazer medicina foi substituído pelo fascínio despertado pelo Direito. Prestou vestibular em 1983 e foi aprovado na Universidade Federal de Pernambuco.

No quarto ano do curso, ele montou uma empresa de cobranças com 30 funcionários trabalhando para ele, mas os lucros caíram e ele retomou a vida acadêmica.

Em 1992, Janguiê tornou-se juiz togado do trabalho. Nesta época, já havia se formado em Letras na Unicap e ensinava na Faculdade de Direito de Olinda (PE).

Depois de atuar como servidor público e professor, ao longo da década de 90, ele fundou o BJ Colégio e Curso, que atualmente oferece turmas da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. Em 2003, nasceu no Recife, a Faculdade Maurício de Nassau acompanhada por uma nova marca, o Grupo Ser Educacional. Em 2007, foi fundada a Faculdade Joaquim Nabuco, com unidades em Paulista e no Recife. No mesmo ano, a Maurício de Nassau se expande para o estado da Paraíba, abrindo unidades nos municípios de João Pessoa e Campina Grande.


Reprodução/Twitter

Retirado do Portal Correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário