Após cirurgia na coluna, Pelé segue internado em hospital de São Paulo.

Pelé acena para multidão durante 
apresentação da
em Los Angeles 
(Foto: Kevork Djansezian/Reuters)


20 de JULHO de 2015 - O ex-jogador Pelé, de 74 anos, segue internado nesta segunda-feira (20) no Hospital Israelita Albert Einstein, no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. Segundo boletim médico, Edson Arantes do Nascimento foi internado no último dia 13 e passou por uma cirurgia na coluna lombar para "descompressão de raiz nervosa" na terça-feira (14).

A cirurgia foi necessária para corrigir um problema que estava dificultando o movimento das duas pernas, segundo informou o SPTV. O ex-atleta tinha dificuldade até para caminhar porque os nervos responsáveis pelo movimento dos membros inferiores estavam sendo pressionados.

O procedimento já estava programado e o pós-operatório ocorre dentro do esperado, ainda de acordo com o hospital. A internação completa sete dias nesta segunda-feira (20).

Pelé já recuperou a força muscular, a dor está sob controle e ele deve ter alta na segunda-feira (20), segundo o Jornal Hoje. A assessoria de imprensa do Albert Einstein, no entanto, informou que ele segue internado e não confirmou quando Pelé deve deixar o hospital.

Cirurgias anteriores

O jogador passou por intervenções cirúrgicas nos últimos anos no mesmo hospital. Em 2012, Pelé passou por uma cirurgia no quadril. Neste procedimento, foi retirada uma parte do osso e colocada no lugar uma prótese de titânio e cerâmica. Na época, ele se queixava de dores constantes no quadril, ao jogar tênis e até quando caminhava.

Em novembro 2014, ele foi operado para a retirada de cálculos renais. Pelé foi para o hospital na capital paulista em 12 de novembro após se queixar de dores. Os exames mostraram a que ele tinha cálculos renais, ureterais e vesicais, o que causa obstrução ao fluxo urinário.

Em maio de 2015, Pelé foi internado por causa de uma hiperplasia na próstata - condição que faz o paciente reter muita urina aumentando a chance de infecção urinária, e passou por uma cirurgia. Na época, o hospital informou que o resultado dos exames revelou tratar-se de uma hiperplasia benigna e não tinha a incidência de tumores. A hiperplasia na próstata é um problema que atinge grande parte dos homens a partir dos 50 anos.

Veja a íntegra do último boletim médico:

O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o paciente Edson Arantes do Nascimento (Pelé) internou-se na Unidade Morumbi em 13 de julho para ser submetido a um procedimento cirúrgico previamente programado de cirurgia em coluna lombar para descompressão de raiz nervosa (estenose foraminal). A cirurgia aconteceu em 14 de julho, sem intercorrências e o pós-operatório ocorre dentro da normalidade esperada. (18/07/2015)

Prevenção pode evitar cirurgias na coluna

O ortopedista Alexandre Fogaça, que participou do programa Bem Estar nesta segunda, deu algumas dicas para evitar futuros problemas na coluna.

Segundo ele, é preciso manter uma boa postura, um peso adequado e fazer atividade física de modo regular. “Com esses hábitos a gente consegue garantir uma saúde para a coluna”, explica o especialista.


Do G1 São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário