RN vai instalar sala de monitoramento de focos do Aedes aegypti.

Mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zira vírus e chikungunya (Foto: Reprodução/ EPTV)


23 de DEZEMBRO de 2015 - A Secretaria de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) instala, a partir da próxima semana, a chamada sala de monitoramento de focos do Aedes aegypti. A sala conta com a participação, além da Sesap, de outros órgãos da administração pública estadual como Secretaria de Ação Social, Secretaria de Educação, Polícia Militar e Defesa Civil.

A sala funcionará no 7º andar da sede da Sesap, em Natal, e contará com computadores e um monitor que receberá informações e também imagens de possíveis focos do Aedes aegypti liberadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Essas imagens serão feitas só na capital potiguar, onde o Ciosp atua.
As informações foram passadas nesta quarta-feira (23) pela coordenadora de Promoção a Saúde, Cláudia Frederico. Segundo ela, a Segurança Pública ficou de resgatar ainda o número 153, usado para denúncias ao Ciosp durante a Copa do Mundo, para facilitar possíveis denúncias de focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue e o zika vírus por parte da população. "Um número com apenas três dígitos de fácil assimilação, disse Cláudia Frederico".

De acordo com a coordenadora de Promoção a Saúde da Sesap, a sala de monitoramento funcionará como uma espécie de eixo número 1 das ações de combate ao Aedes aegypti, ressaltando que paralelo a esse trabalho o Gabinete Civil do Governo do Estado estará em permanente sintonia com a Sala de Monitoramento promovendo reuniões periódicas com o secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca, e toda a equipe que atuará na Sala.

Outra informação passada por Cláudia Frederico é que os agentes de endemia junto com homens das Forças Armadas (Exército, Aeronáutica e Marinha) começam a fazer o trabalho de campo em todo o Estado a partir do dia 4 de janeiro. As Forças Armadas vão disponibilizar um total de 450 homens para atuar em conjunto com os agentes de endemias. Serão dois soldados para cada agente endêmico.

Casos de microcefalia

Cláudia Frederico confirmou os números de casos suspeitos de microcefalia divulgados na terça-feira (22) pelo Ministério da Saúde. No Rio Grande do Norte até a semana epidemiológica número 50, encerrada no último dia 19, foram notificados 158 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika vírus em recém-nascidos (97,4%), sendo que quatro (2,5%) em gestantes (intra-uterino).

Um dado importante apontado por Cláudia Frederico é que o número de casos suspeitos de microcefalia contraídos pelo zika vírus diminuiu nestes primeiros 20 dias de dezembro - 10 ao todo - contra 67 em novembro, mês que atingiu o maior pico de casos suspeitos.


Os casos notificados estão distribuídos em 44 municípios do estado, destes (52 (33,8%) são residentes em Natal, 14 (9,1%) em Mossoró, 12 (7,8%) em Parnamirim e 78 (50,6%) nos demais municípios potiguares. Entre os casos notificados 10 (6,5%) foram óbito.


Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário