Falta de manutenção nos veículos da Prefeitura suspende atendimento médico na Zona Rural.


Após reparo pela Prefeitura, Unidade de saúde 

do Assentamento São Romão voltou a ser interditada 
por problemas no forro 
(Foto: Blog Maisa em Foco).

26 de ABRIL de 2016 - O atendimento médico na zona rural de Mossoró foi suspenso esta semana devido à indisponibilidade de veículos para levar as equipes até as unidades de saúde. Nesta terça-feira, a população do Assentamento São Romão foi afetada. De acordo com a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, o carro que realiza o transporte dos médicos e enfermeiras apresentou defeitos esta semana, após passar sete meses sem nenhuma manutenção.

“Se já não bastasse a gente só ter atendimento médico uma vez por semana, a Prefeitura ainda suspende os atendimentos e não providencia outro local para sermos atendidos. O dono do carro que traz os médicos disse aos moradores que só volta a fazer o transporte quando a Prefeitura pagar o que deve”, disse a agricultora Maria das Graças da Silva.

A agricultora chama a atenção para o fato de localidade enfrentar ainda outro problema: há mais de cinco meses, os moradores têm de se deslocar até a comunidade vizinha, o Sítio Pau-Branco, para ter acesso ao atendimento médico. O deslocamento têm de ser feito porque o prédio onde funciona o ponto de apoio à ações de saúde no Assentamento, construído pelos moradores e doado à Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM), está com o forro caindo.

“Esse problema do forro já aconteceu no ano de 2014. Quando a comunidade doou o prédio, a Prefeitura colocou o forro, mas não fechou as frestas, aí, pássaros e morcegos costumam fazer ninhos no teto e, com o tempo, os dejetos se acumulam e começam a derrubar parte do forro. É um risco de contaminação e de que essas partes do forro caiam sobre as pessoas”, explica Maria das Graças.

A PMM chegou a realizar a limpeza e recolocação do forro da unidade de saúde no ano passado. Entretanto, como as frestas entre as paredes e a madeira do teto não foram fechados, os animais voltaram a ocupar a área.

Questionada sobre quando o atendimento médico na zona rural será restabelecido, a assessoria de comunicação da PMM informou que a previsão é que os veículos que transportam as equipes de saúde sejam consertados e voltem a realizar o serviço ainda esta semana.

Já em relação aos reparos no prédio da unidade de saúde do Assentamento São Romão, incluindo a vedação do forro para evitar a entrada de animais, a assessoria declara que a equipe que realiza obras para a PMM deve ser enviada para cuidar do local após a conclusão dos reparos em andamento no Centro Clínico Professor Vingt-Un Rosado, conhecido como “Pan do Bom Jardim”.

Ana Paula Cardoso

Retirado do Jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário