Rebelados, presos abrem mão de benefício e se negam a deixar Alcaçuz.

Preso ganhou liberdade com alvará de soltura; outros 
onze foram para o semiaberto e cinco se negaram a 
deixar o presídio 
(Foto: Fred Carvalho/G1)

20 de JANEIRO 2017 - Cinco presos do PCC se negaram a sair da Penitenciária de Alcaçuz nesta sexta-feira (20) para progressão do regime fechado para o semiaberto. A informação foi confirmada pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc). Alcaçuz fica em Nísia Floresta, cidade da Grande Natal.

Agentes penitenciários ouvidos pelo G1 disseram que os presos que se negaram a sair do presídio foram, na verdade, impedidos de deixar Alcaçuz por chefes da facção. "Com medo, eles decidiram ficar", relataram.

Nesta sexta (20), onze detentos foram levados de Alcaçuz para o Complexo Penal João Chaves, onde deverão cumprir o semiaberto. Nesta situação, eles passam o dia fora da unidade e só voltam para dormir. Um outro preso saiu pela porta da frente de Alcaçuz em cumprimento a um alvará de soltura.

Os presos da unidade estão rebelados desde o último sábado (14). Pelo menos 26 já morreram durante uma briga envolvendo membros de duas facções rivais dentro da Penitenciária de Alcaçuz. Nesta quinta, em uma verdadeira batalha campal, as facções voltaram a se confrontar. Muitos ficaram feridos e há informações de que há mortos no local, mas os corpos ainda não foram retirados.

FOTOS: veja mais imagens do confronto desta quinta-feira

A Sejuc informou ainda que os cinco presos que se negaram a sair vão permanecer na penitenciária até que a secretaria "encontre outra solução segura".


Na segunda, cinco detentos foram retirados de Alcaçuz 
(Foto: Divulgação/GOE)

Transferências

Mais de 200 presos já foram transferidos de Alcaçuz desde o último sábado (14).

Na segunda-feira (16), cinco presos foram retirados de Alcaçuz. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, entre eles estão os chefes do PCC, facção que promoveu a matança de presos entre o sábado (14) e o domingo (15) dentro da unidade. Os presos transferidos foram Paulo da Silva Santos, João Francisco do Santos, José Cândido Prado, Paulo Márcio Rodrigues de Araújo e Thiago Souza Soares.


Presos se confrontam em Alcaçuz 
(Foto: Andressa Anholete/AFP)

Anderson Barbosa e Fernanda Zauli
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário