UM EXEMPLO DE RESISTÊNCIA AO TEMPO.


25 de  AGOSTO 2017 - Aguçou-me o interesse de publicar este texto, pela beleza da história de resistência narrada pela amiga Jacqueline Vieira - Tabeliã do Cartório de Martins, quando teve o prazer de conversar com esse exemplo de vida, que é o seu Pedro. Por estas e outras é que não consigo digerir o fato de algumas pessoas bem mais jovens, viverem se maldizendo e reclamando de tudo e de todos; na verdade, muitos empurram a vida com a barriga. 

Confira o texto narrado por Jacqueline Vieira.  


Poderia ser um dia qualquer em meu trabalho se eu não tivesse me deparado com um documento a ser feito para um senhor com quase 103 anos de idade... Obviamente questionei a sua lucidez, o que, é muito natural. E, pessoalmente, fui checar in loco sobre essa questão. E confesso que fiquei abobalhada com o que vi... O Sr. Pedro tem um corpo que claramente demonstra a dureza dos anos vividos. Nascido em 1915, falou com avidez em meio a sua voz cansada, de sua vida, lembrou da primeira namorada, da mãe, dos amigos, do seu plantio, dos seus bichos, do amor pela enxada... Me rendi a sua conversa e por muito tempo fui toda ouvidos... E já não havia dúvidas de que ele, na realidade, tem uma mente admirável. Pediu-me: -Tenha paciência em conversar com a "minha veinha, porque ela é meio importuna". Ela, por sua vez, me arrancou boas gargalhadas porque queria que eu melhorasse o dinheiro dela, dizendo que era bem pouquinho. Queria que resolvesse pra ela ganhar dinheiro que passasse sobrando na porta e ainda queria aumentar a abertura da porta pra Passar mais ainda. E já fazia teeeempo que não estava mais trabalhando. Estava me deliciando com o poder da vida. E fui visitar a residência, as acomodações, os plantios, a colheita, a igreja construída no seu quintal, a construção feita por Seu Pedro há três meses, os animais que ele detalhou, desde a pata que estava pondo, aos porcos, gansos, galinhas, etc ... Acesso meio íngreme e perguntei como ele aguentava trabalhar ali com aquela idade...E foi aí que vi o quê de mais belo pude extrair enquanto lição: na extensão de todo o quintal, até o final iniciando as grotas tinha um cano na altura de mais ou menos um metro que serve de apoio para Seu Pedro segurar enquanto caminha pela desnivelada passagem. Enchi os olhos d'água. Passei a entender quando ele, por repetidas vezes, tinha dito: "Minha vida é minha enxada, me tire da enxada que eu morro". Sai de lá encantada ... E com certeza, com 103 excelentes razões para amar e valorizar a vida.






Nenhum comentário:

Postar um comentário