Dicas para quem quer voltar à ativa na vida amorosa.


Crédito: By Ian MacKenzie - Flickr: Old Couple, CC BY 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=15768474

14 de OUTUBRO 2017 - Enquanto filmava o documentário “A idade do amor” (“The age of love”), que foi uma das atrações da 3ª Virada da Maturidade em São Paulo, o diretor Steven Loring ouviu muitas histórias dos idosos que participaram de um speed dating para pessoas entre 70 e 90 anos. Tantas e tão saborosas que acabou organizando uma lista com dicas para quem está se sentindo enferrujado mas pretende voltar à ativa e dar mais uma chance à sua vida amorosa. Para quem não conhece, nesse tipo de encontro cada casal ocupa uma mesa e tem cinco minutos para conversar. Depois os homens mudam de lugar até que todos se conheçam. No final, os participantes preenchem uma ficha apontando com quem houve “química” e os organizadores disponibilizam os contatos para as etapas seguintes. Mesmo que não haja nenhum evento desse tipo marcado, os conselhos valem a pena e podem ser postos em prática na primeira oportunidade que surgir:

1) Doenças não devem entrar na pauta da conversa, pelo menos no primeiro encontro. Não se trata de esconder nada, mas ninguém quer passar a impressão de que está, na verdade, em busca de um cuidador. O tema saúde pode vir à tona mais para a frente.

2) Mostre que está satisfeito (a) consigo mesmo (a) do jeito que está, ainda que a vida não seja um mar de rosas. Entre os personagens retratados no filme, um homem que não podia se separar de um cilindro de oxigênio recebeu diversas “estrelinhas” das mulheres simplesmente porque fazia questão de mostrar que sua condição não o definia.

3) Não foque em relações passadas. Antigos companheiros (as) podem até ser mencionados (as), mas sem entrar em detalhes. Mesmo que o (a) ex tenha tido um péssimo comportamento, falar mal da pessoa vai ser deselegante. O contrário, ou seja, exaltar as virtudes de quem não está mais contigo, vai assustar qualquer pretendente, que não se sentirá à altura.

4) Reveja seu guarda-roupa com olhos críticos. Isso serve especialmente para os homens que nunca se preocuparam com o assunto e deixavam as compras nas mãos das mulheres. Peça ajuda a amigos e amigas, aos filhos. Não se trata de gastar dinheiro com peças novas, e sim de buscar um estilo que lhe caia bem. Em hipótese alguma vista roupas apertadas e muito menos com aquele cheirinho de naftalina. Lembre-se que estar apresentável significa que você se importa com a outra pessoa.

5) Não esconda sua vivacidade. Fale sobre o que gosta, o que está fazendo. A gente não apaga rugas, nem resgata a aparência da juventude, mas a magia do olho no olho continua...

6) Não envolva seus filhos no assunto, espere para ver como as coisas vão se encaminhar e se o relacionamento vai ficar sério. Seus pais demonstraram amor preocupando-se com seu futuro. Seus filhos devem mostrar carinho apoiando o que o (a) torna feliz.

7) Não se afobe em buscar intimidade física. Na casa dos 20 anos, há hormônios de sobra, mas agora o objetivo é buscar alguém para compartilhar valores, com quem você se sinta confortável.

8) Esteja pronto para sair da zona de conforto. Nem tudo poderá sair como esperava, mas nem por isso você deixará de se divertir.

por Mariza Tavares - Longevidade: Modo de usar - Bem Estar G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário