'Senti amor e carinho', diz menino de 9 anos após ir ao cinema pela 1ª vez


Para as crianças, o cinema é uma experiência lúdica 
que vai além de assistir a um filme 
(Foto: Rafael Barbosa/G1)

21 de NOVEMBRO 2017 - Apagam-se as luzes e a imensa tela surge diante dos pequeninos olhos atentos, que buscam diversão nas histórias contadas através das películas. Para as crianças, o cinema é uma experiência lúdica que vai além de assistir a um filme.

Os estudantes das escolas públicas de São Miguel do Gostoso participaram das mostras infantis durante a 4ª Mostra de Cinema da cidade. Dentre eles, estava o pequeno Mitchelliel Lucas, de 9 anos de idade, que nunca havia ido ao cinema. Encantado depois de assistir aos curtas-metragens na sala do Centro de Cultura, o garoto falou das sensações de, pela primeira vez, assistir a um filme na telona: “É bonito! Eu senti amor e carinho”, disse.


Mitchelliel Lucas (Foto: Rafael Barbosa/G1)

Mitchalliel cursa o 3º ano do ensino fundamental, e estava acompanhado das professoras e colegas de classe na sessão exibida nesta segunda-feira (20). São Miguel do Gostoso não tem cinema, e muitas das famílias que moram na região não têm condições de se deslocar até as salas mais próximas, na capital, para assistir às sessões.

A professora Juliana Bezerra, do 3º e 4º anos, foi uma das que acompanharam as turmas. Para ela, a Mostra de Cinema de Gostoso é “riquíssima” para os estudantes e para o próprio município. “Para ampliar a visão do mundo dos meninos, eles verem lugares além de São Miguel do Gostoso. Em sala, após a exibição dos filmes, nós promovemos discussões sobre o que eles entenderam, sobre como acham que é produzido o filme. É conhecimento para eles e para nós, enquanto educadores”, afirma a professora.


Professora Juliana Bezerra (Foto: Rafael Barbosa/G1)

Juliana Bezerra destacou ainda a importância dos filmes para a compreensão da diversidade cultural por parte dos alunos. “Tudo isso trabalharemos em sala de aula”, enfatiza.

Diferente de Mitchalliel, a maioria das crianças que o acompanhavam na sessão já haviam estado em salas de cinema antes da exibição desta segunda-feira (20). Contudo a maior parte delas disse que assistes a filmes nas telonas de ano em ano, exatamente durante da Mostra de Gostoso.

As Mostras Infantis aconteceram nesta segunda (20) e também na sexta-feira (17). Durante as exibições para as crianças no Centro de Cultura, vários filmes, divididos por faixas etárias, foram projetados na sala escura.

Mostra Competitiva

Na noite desta segunda (20) foram exibidos no cinema da Praia do Maceió o curta-metragem documental potiguar “Leningrado, Linha 41”, o curta paulista “Meninas Formicida” e o longa mineiro Arábia.

A 4ª Mostra de Cinema de Gostoso termina nesta terça (21). O evento está dividido em quatro programações paralelas, sendo elas:

Mostra Infantil



Mostra Competitiva

Mostra Panorama

Sessões Especiais

Além da tela montada na praia, na qual são transmitidas as Sessões Especiais e a Mostra Competitiva, as demais atividades se espalham pelo Centro de Cultura (Mostra Infantil e Mostra Panorama) e na Pousada dos Ponteiros. A programação completa está disponível no site www.mostradecinemadegostoso.com.br/2017/programacao.

RIO GRANDE DO NORTE  SÃO MIGUEL DO GOSTOSO


Por Rafael Barbosa, G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário