RN vai receber repasses do Ministério da Saúde para reestruturar SUS


21 de FEVEREIRO 2019 - O Rio Grande do Norte irá receber apoio do Ministério da Saúde para reestruturar o Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, a partir de um programa que está sendo implementado pela Secretaria de Saúde do RN (Sesap). O plano, apresentado nessa terça-feira (19) pela governadora Fátima Bezerra e pelo secretário Cipriano Maia ao ministro Henrique Mandetta, prevê a regionalização do atendimento e a formação de consórcios para implantação de policlínicas nas oito regionais de saúde do estado.

Mandetta se comprometeu em garantir repasses para os serviços que atualmente estão sem financiamento federal e que são pagos pelo Governo do RN. Os recursos vão ser utilizados para incrementar cirurgias eletivas, leitos de UTI, serviços dos hospitais estaduais e parte do custeio dos municípios de Natal e Mossoró.

“O Governo do Estado tem a Saúde como prioridade e, como forma de desafogar os principais hospitais da rede pública, buscamos a retomada do processo de regionalização e a implantação de consórcios envolvendo os entes Estado, União e municípios”, enfatizou o secretário Cipriano Maia.
O RN acumula mais de 23 mil pedidos de ultrassonografias, oito mil tomografias e 11 mil cirurgias eletivas.

Fátima Bezerra destacou a união entre poderes estadual e federal para solucionar a saúde do RN. “Estamos tratando de vidas. É nossa obrigação mudar este quadro. Apenas com união, determinação e planejamento integrado, vamos conseguir solucionar essa crise”, disse Fátima.

Participaram da reunião os senadores Jean-Paul Prates e Zenaide Maia, os deputados Natália Bonavides, Benes Leocádio, Rafael Motta, João Maia e Walter Alves, prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, o presidente da Federação dos Municípios, José Leonardo, o prefeito de Extremoz, João Oliveira e a secretária de Saúde de Mossoró, Maria da Saudade.

José Antonio Nunes

Posted in Estado


Fonte: Jornal FOLHA Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário