No interior do RN, oficinas ensinam professores sobre construção de forno e lâmpadas solares


Fabricação de forno solar será ensinada durante oficina 
para professores de Cerro Corá, no RN — Foto: Divulgação

20 de ABRIL 2019 - Professores da rede pública de Cerro Corá, no interior do Rio Grande do Norte, vão participar de um curso que, entre outras técnicas, vai ensiná-los a construir fornos e lâmpadas solares, filtros de água e técnicas de compostagem. As oficinas voltadas à educação ambiental e também à prática da leitura acontecem da próxima segunda-feira (22) à sexta (26).

As inscrições foram feitas por e-mail, mas também podem ser realizadas presencialmente. Além das aulas, também será doado um acervo literário e 30 kits de práticas de educação ambiental.

Os interessados podem escolher entre a Oficina de Mediação de Leitura, que acontece no espaço do Cine Canário, ou as ações de Educação Ambiental, que serão realizadas dentro do Centro Municipal de Ensino Rural. As formações pretendem alcançar mais de 150 participantes, entre educadores, coordenadores pedagógicos, diretores, alunos e os técnicos da Secretaria de Educação.

As atividades chegam ao município como proposta de uma ação social e sustentável para os moradores da região, através do Instituto Brasil Solidário, em parceria com a empresa Echoenergia, que é a responsável pelo complexo de produção de energia eólica “Echo 1”, localizado em Cerro Corá.

Educação Ambiental

No eixo de Educação Ambiental, as oficinas prometem ser muito interativas com ações práticas, envolvendo desde técnicas de compostagem, construção de forno solar, filtros de águas cinzas, lâmpadas solares, oficina de reciclagem de papel até a implementação de uma horta, incluindo uma composteira com minhocário e também uma caixa de decomposição que ficará exposta para acompanhamento dos estudantes.

A programação inclui ainda uma visita ao Lixão do município, com o objetivo de sensibilizar para a temática dos cuidados com o meio ambiente e a importância da reciclagem e o reaproveitamento de materiais.

A parte teórica, com modelos de planos de aula, sequências didáticas e o passo a passo para a construção das tecnologias socioambientais, estarão reunidas no material “Práticas de Educação Ambiental” que será entregue aos educadores. A coletânea, foi desenvolvida pela equipe de educadores do Instituto Brasil Solidário em conjunto com especialistas na área de educação ambiental.

Oficina de Mediação de Leitura

Durante os cinco dias de oficina, as atividades serão desenvolvidas aproveitando o acervo literário já doado para o município, para aproveitamento das ações de leitura nas escolas da região. A formação, envolve desde capacitação técnica de organização da biblioteca e manutenção do acervo, até atividades práticas de contação de histórias e mediação de leitura, utilizando obras da literatura infanto-juvenil, contos de fada, contos maravilhosos, contos de tradição oral, álbum ficcional, álbum não-ficcional e a poesia, que podem ser trabalhados tanto com a turma do fundamental I e II, como estudantes do ensino médio.

Os professores ainda receberão fantoches, sacolas literárias, aventais para mediação de leitura e uma tela para o teatro de fantoches e demais atividades lúdicas e criativas que podem ser promovidas dentro e fora da biblioteca.

Serviço

Oficina de Mediação à Leitura
Data: 22 a 26 de abril
Horário: De 7h às 11h e de 13h às 17h
Local: Cine Canário

Oficina de Educação Ambiental
Data: 22 a 26 de abril
Horário: De 7h às 11h e de 13h às 17h
Local: Centro Municipal de Ensino Rural de Cerro Corá.

Por G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário