Um em cada cinco natalenses afirma dirigir usando o celular, diz Ministério da Saúde


Um em cada cinco brasileiros afirma dirigir usando o 
celular em Natal, diz Ministério da 
Saúde — Foto: Reprodução/TV Bahia

26 de JUNHO 2019 - Uma a cada cinco pessoas em Natal admite que usa o celular enquanto dirige. Os dados são do Ministério da Saúde e foram divulgados nesta segunda-feira (24). Segundo o MS, 19,30% dos motoristas questionados confirmaram que reproduziram a prática no trânsito pelo menos uma vez nos 30 dias anteriores à pesquisa.

A divulgação do dado é do Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), e o levantamento é de 2018. Os números de Natal acompanham a média nacional, que teve taxa de 19,5%.

O celular está entre as principais distrações ao volante, fazendo com que os motoristas avancem até 42 metros às cegas. Conforme pesquisa realizada pelo Instituto de Trânsito dos Estados Unidos, o condutor gasta entre 2 e 2,5 segundos em ações como ler ou escrever mensagens de texto ou digitar números de telefone.

Em janeiro, o G1 mostrou em reportagem que a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) registrou uma média mensal de 568 infrações de trânsito por uso do celular ao volante em 2018. Em todo o ano passado, foram 6.823 casos.

O inspetor Carlos Eugênio, responsável pela fiscalização na capital potiguar, explicou à época que infrações por uso de celular ao volante se dividem em três categorias: quando o condutor está segurando e olhando para o aparelho, quando manuseia e quando está falando ao telefone.

Por Rafael Barbosa, G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário