Pesquisa encontra grande quantidade de lagarto ameaçado de extinção em parque de Natal


Lagartinho-de-folhiço é uma espécie em extinção — Foto: Divulgação/Prefeitura de Natal

01 de JULHO - Uma pesquisa recente realizada no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte encontrou uma grande quantidade de lagartinhos-de-folhiço na área, que é de preservação ambiental. Esse minúsculo réptil é considerado o menor lagarto das Américas, medindo em média 22,2 milímetros de comprimento, e está na lista de espécies ameaçadas de extinção. Essa concentração no espaço causou também certa preocupação nos pesquisadores para que a área tenha atenção especial em relação à preservação.

A grande quantidade da espécie foi encontrada no antigo Horto Pitimbu, área incorporada no ano passado ao Parque da Cidade. O relatório da pesquisa aponta que o número encontrado no local é 27 vezes maior do que o estimado para as demais áreas do local. “Considerando o número absoluto de indivíduos estimado para a área do antigo horto, que tem 6.800 indivíduos, e o número estimado para toda a área do Parque, com 22.700 indivíduos, a área do antigo horto, que constitui apenas 1,5% da área total do parque, abriga cerca de 29,9% da população de Coleodactylos Natalensis Freire (lagartinhos-de-folhiço)”, destaca a pesquisa.

A alta incidência, no entanto, causa apreensão nos pesquisadores, já que o alto número encontrado no espaço alerta sobre o estado de conservação do local para a espécie, que está ameaçada de extinção.

"Vários estudos, especialmente com lagartos, têm atribuído abundância anormal de espécies como característica de enclaves (território com distinções políticas, sociais ou culturais com fronteiras geográficas dentro dos limites de outro território) de floresta e de florestas relictuais perturbadas, correspondendo ao desequilíbrio em populações e consequente ameaça à conservação da espécie”, diz o estudo.
Parque da Cidade, em Natal — Foto: Divulgação

Por isso, segundo os pesquisadores, os resultados apontam "a importância da preservação da área para a conservação do lagartinho-de-folhiço, espécie ameaçada da Mata Atlântica potiguar e dependente da mata preservada”.

Para ajudar na preservação do lagartinho-de-folhiço, a trilha na qual a espécie mais se encontra no Parque da Cidade terá o trânsito de pessoas reduzido. "A trilha do lagartinho-de-folhiço será utilizada com cautela pelos funcionários setor de manejo do Parque da Cidade e ficará reservada para pesquisadores", frisou Carlos da Hora, gestor do parque.

Lagartinho-de-folhiço

O lagartinho-de-folhiço foi descoberto em 1999 pela professora e pesquisadora da UFRN, Elisa Freire, nas áreas remanescentes de Mata Atlântica do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte e do Parque Estadual das Dunas. Por isso, a espécie foi batizada com o nome científico de Coleodactylos Natalensis Freire.

Esta espécie é considerada a menor das Américas, vive entre as folhas no chão de matas preservadas e está ameaçada de extinção, principalmente devido à destruição do seu habitat natural.

NATAL  RIO GRANDE DO NORTE

Por G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário