Secretaria de Saúde registra 91 casos de raiva em animais ao longo de 2019 no RN


Morcegos foram responsáveis por quase 90% dos casos de 
raiva registrados em 2019 no Rio Grande do 
Norte — Foto: Reprodução/TV Globo

08 de JANEIRO 2020 - O Rio Grande do Norte registrou 91 casos de animais com raiva ao longo de 2019, confirmados por exames laboratoriais. Os dados são da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). Os animais infectados foram 81 morcegos, cinco raposas, dois bois, dois cães e um equino.

Ainda de acordo com a pasta, os casos foram diagnosticados em 29 municípios do estado, entre os quais se destacam Santo Antônio (15), Caicó (12), Parnamirim (10), São Tomé (8) e Macaíba (7).

De acordo com a pasta, a raiva é transmitida pela saliva do animal infectado – principalmente, cão e gato, ou de animais silvestres, como morcego e sagui - através da pele ou mucosas, através da mordedura, arranhadura ou lambedura. A principal forma de prevenção é a vacinação de animais domésticos e de pessoas que foram expostas ao risco.

A orientação da Sesap é para que as vítimas de mordeduras lavem o local com água corrente e sabão e procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima.

"O vírus rábico é muito sensível a agentes externos e ao lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou outro detergente, isso diminui, comprovadamente, o risco de infecção", informou a secretaria.

Por G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário