Lacen passa a fazer teste do coronavírus no RN e prazo para resultado diminui de 10 dias para até 72 horas


Testes da Covid-19, causada pelo novo coronavírus — Foto: 
Carla Cleto/Ascom

23 de MARÇO 2020 - Desde a última sexta-feira (21), quando começou a fazer testes para o novo coronavírus - o Covid-19 - o Laboratório Central do Rio Grande do Norte realizou 63 análises, das quais 11 deram positivo. Com o início dos exames no estado, o tempo estimado para resultado sair caiu de 10 dias para até 72 horas, ou três dias.

A quantidade de kits para fazer o teste, no entanto, é limitada. O estado recebeu 100 do Ministério da Saúde. Restam pouco menos de 40, mas a expectativa é que outras remessas sejam enviadas semanalmente. A Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) não sabe quando nem quantos novos kits deverão ser enviados.

MAPA DO CORONAVÍRUS: as cidades com infectados e o avanço dos casos

Veja mudanças no funcionamento de órgãos públicos e outros serviços no RN

De 50 exames que seriam encaminhados na sexta passada para o Instituto Evandro Chagas, no Pará, apenas 25 amostras foram enviadas. Os outros 25 testes estão entre os que foram realizados pelo Lacen. Os resultados dos testes mandados para o Pará ainda são aguardados.

Foi a partir do início dos testes no Rio Grande do Norte, na sext (23) que o número de confirmações passou a crescer. Até então, havia apenas um caso confirmado por testes realizados no Pará - uma mulher de 24 anos, que já está curada. Das outras 12 confirmações registradas - todas entre sexta (23) e este domingo (22), 11 foram feitas pelo Lacen (17% do total de testes realizados) e uma por um laboratório privado.

Prazos

Até a semana passada, o Rio Grande do Norte não fazia testagem para o novo coronavírus, mas podia fazer testes para outras doenças. O protocolo funcionava da seguinte maneira: o paciente com febre, tosse seca e que viajou ao exterior ou teve contato com pessoas que estiveram em outros países ou tiveram contato com pessoas com suspeita ou infectadas era considerado um caso suspeito e submetido a coleta da amostra laboratorial, encaminhada ao Lacen do RN.

O teste do Lacen mostrava em até 72 horas se o paciente estava infectado com algum vírus respiratório como Influenza A, Influenza B ou H1N1, por exemplo. Em caso de positivo, a infecção por coronavírus era automaticamente descartada. Caso o resultado seja negativo ou inconclusivo, o paciente seguia sendo considerado como suspeito e o material coletado, enviado para análise no IEC, no Pará. Esse envio fazia com que a espera pelo resultado se estendesse por mais de 10 dias.

Agora, quando realiza o teste para outras doenças respiratórias e o resultado dá negativo para elas, o Lacen imediatamente pode realizar o teste para coronavírus. O resultado leva até 72 horas para ser entregue, mas pode ser ainda mais rápido.


Laboratório Central do Rio Grande do Norte (Lacen), passa a 
realizar testes para coronavírus — Foto: Ayrton Freire/Inter 
TV Cabugi

Por Igor Jácome, G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário