29 de JULHO 2021 - A “Operação Varredura”, que combate ligações clandestinas de energia, recuperou 12,5 milhões de kWh no primeiro semestre de 2021. Os dados são da Companhia de Energia do Rio Grande do Norte (Cosern).
Segundo a empresa, o volume seria suficiente para abastecer, por um mês, um município do porte de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal, ou quase 82 mil unidades consumidoras. O consumo médio de uma residência potiguar em junho foi de 153 kWh.
De acordo com a Cosern, foram realizadas diversas ações de prevenção e combate aos desvios de energia, como regularização de clientes clandestinos, fiscalização e substituição de medidores, além do uso de tecnologia para evitar fraudes.
Entre os casos de maior repercussão no primeiro semestre, técnicos da Cosern desativam 40 ligações clandestinas de energia na Ceasa, em Natal, em fevereiro, e autuaram pela segunda vez em menos de seis meses um parque de diversões que fazia uso de energia elétrica de forma clandestina em Parnamirim, em maio.
Na última terça-feira (27), equipes técnicas da concessionária voltaram às ruas e desativaram quatro fraudes e 35 ligações clandestinas de energia elétrica (o popular “gato”) no Jardim Progresso, Zona Norte de Natal.
Em duas ações anteriores, nove fraudes e dez ligações clandestinas foram desativados no bairro Guarapes, Zona Oeste da capital.
Fonte: Blog do Robson Pires.
Nenhum comentário:
Postar um comentário