Como descubro se tenho deficiência de vitamina D e o que devo fazer?

Vitamina D é produzida a partir da exposição ao sol, sem protetor solar

FREEPIK

26 de SETEMBRO 2022 - A vitamina D virou uma das grandes preocupações das pessoas, principalmente após a pandemia, já que ela ajuda o sistema imunológico e só é produzida a partir da exposição ao sol, coisa que nem todos conseguiram fazer durante o longo tempo de isolamento social pelo qual passamos.

Mas como saber se de fato estamos com deficiência da vitamina ou se é só uma preocupação que virou febre nestes tempos?

A nutricionista funcional e esportiva da CliNutri Thais Barca explica os sinais mais habituais no caso da falta da vitamina. "Baixa imunidade, fadiga sem motivo aparente, dores nas costas, dores como sensação de dor óssea, desânimo, desmotivação, apatia, problemas na cicatrização e dor muscular são comuns."

A endocrinologista da SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo) Marise Lazaretti Castro diz ainda que existe uma consequência indireta, que é a osteoporose.

"Uma das funções da vitamina D é aumentar a absorção do cálcio dos alimentos. Então, quando a pessoa não tem vitamina D, o cálcio dos alimentos não é aproveitado, e o paratormônio [hormônio responsável por regular os níveis de alguns nutrientes que circulam no sangue de um indivíduo], para manter o cálcio do sangue normal, busca o nutriente nos ossos."

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário