Paxlovid: Rede pública do RN recebe 750 unidades de remédio para Covid-19

Paxlovid é o medicamento usado em casos leves de Covid-19 — 
Foto: Pedro Trindade/Inter TV Cabugi

30 de NOVEMBRO 2022 - O Rio Grande do Norte recebeu o primeiro lote do paxlovid, remédio composto pelos antivirais nirmatrelvir e ritonavir, para casos leves de Covid-19. O medicamento foi enviado pelo Ministério da Saúde e começou a ser distribuído na semana passada aos municípios potiguares.

As informações foram confirmadas nesta quarta-feira (30) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), que classificou a quantidade como insuficiente, diante do número de casos da doença no estado. O primeiro lote recebido contou com 750 tratamentos.

Com a distribuição de acordo com o percentual da população, a maioria dos municípios recebeu apenas uma caixa, suficiente para um paciente. Pelo menos três cidades - Viçosa, Ipueira e Monte das Gameleiras - sequer receberam.

O uso da medicação desenvolvida pela Pfizer no país foi aprovado de forma emergencial em março. No último dia 21 de novembro, a Anvisa também liberou a venda do medicamento em farmácias, com necessidade de prescrição médica. O medicamento é de uso adulto.

O paxlovid também foi o primeiro medicamento incluído no Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de pacientes com quadro leves e moderados da Covid-19.

Por Igor Jácome, g1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário