Idosa de 108 anos que esperou duas décadas por benefício morre em GO.

Aposentada Geralda Benedita de Moraes 
morreu
aos108 anos 
(Foto: Reprodução/TV Anhanguera)




30 de JANEIRO de 2015 - Após 25 dias internada, a aposentada Geralda Benedita de Moraes, de 108 anos, morreu na noite de quinta-feira (29) no Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), na Região Metropolitana de Goiânia. A idosa, que estava com suspeita de câncer, não resistiu a uma parada cardiorrespiratória.

O corpo de Geralda é velado desde as 5 horas desta sexta-feira (30) na casa em que morava. O enterro está previsto para o meio-dia no Cemitério Municipal de Trindade.

A idosa ficou conhecida nacionalmente por esperar 23 anos para receber o pagamento de resíduos da aposentadoria pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após receber o benefício no valor de R$ 11,4 mil, no dia 5 de maio do ano passado, Geralda usou a maior parte do dinheiro para comprar materiais de construção para realizar o seu maior sonho: reconstruir a casa onde morava.


Mãe de três filhos, ela convivia apenas com um deles, que morava com ela. Segundo a assistente social Alice Lina Bueno Pereira, apenas uma neta dava assistência para a aposentada. Por isso, com a suspeita do câncer, a assistente social buscava uma vaga em um abrigo para que a idosa pudesse se recuperar.


Sonho

A aposentada conseguiu realizar o sonho de ter novamente sua residência, no dia 17 de julho do ano passado, após receber o dinheiro do INSS e contar com a ajuda da Prefeitura de Trindade e de diversos voluntários. Geralda morou na residência por cinco décadas. No entato, devido às falhas na estrutura, o imóvel precisou ser demolido. Outro casa, com as mesmas características, foi construída no local.


Durante a obra, a aposentada continuou morando no cômodo feito nos fundos da residência. Ao ver a nova casa pela primeira vez, Geralda agradeceu. “Só por Deus mesmo e pelo coração de vocês. É muita alegria, muita felicidade”, disse, olhando pela janela de sua casa, para o quintal que tanto gostava.

Idosa realizou o sonho de reconstruir 
a casa em
que morou por 50 anos 
(Foto: TV Anhanguera)


Benefício

Geralda faz parte de um grupo com mais 869 pessoas que tem direito ao benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Após se aposentar, ela recebeu, entre 1988 e 1991, meio salário mínimo.


Porém, a Constituição Federal de 1988 determinou que os trabalhadores rurais tivessem direito a receber o salário mínimo integral. De acordo com o advogado de Geralda, Luiz Gonzaga Cordeiro, "mais da metade das pessoas que tinham direito ao benefício já morreu. Neste caso, os herdeiros deles também têm direito ao benefício. Ao todo, mais de cem pessoas já obtiveram ganho de causa e receberam o dinheiro", revelou, na época, o advogado.

Geralda esperou 23 anos para receber benefício 
do INSS (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)


Paula Resende

Retirado do G1 GO

Nenhum comentário:

Postar um comentário