Reflexologia alivia efeitos colaterais de tratamentos.

26 de Dezembro de 2012 -  Um tipo de massagem dos pés praticada desde o tempo dos Faraós do Egito Antigo teve seus resultados comprovados no auxílio a pacientes de câncer.
Este é o primeiro estudo científico de larga escala, totalmente aleatório, sobre a reflexologia, um tratamento até agora enquadrado na lista das terapias alternativas.
“[A reflexologia] sempre foi considerada uma massagem relaxante, mas até agora seus benefícios não haviam sido documentados de forma rigorosa,” afirmou Gwen Wyatt, da Universidade do Estado de Michigan, que fez o estudo juntamente com colegas de outras três universidades norte-americanas.
“Este é o primeiro passo para passarmos essa terapia complementar dos cuidados acessórios para os cuidados principais,” completou.
A reflexologia é baseada na ideia de que a estimulação de pontos específicos dos pés pode melhorar o funcionamento dos órgãos, glândulas e outras partes do corpo correspondentes a cada ponto.
O estudo incluiu 385 mulheres recebendo quimioterapia ou terapia hormonal para câncer de mama em estágio avançado, já com sinais de metástase.
As mulheres foram divididas em três grupos: um recebeu o tratamento de reflexologia, outro grupo recebeu uma massagem comum para os pés, para servir como controle, e o terceiro grupo recebeu apenas o tratamento médico padrão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário